Análise do Episódio 4 de WandaVision: A Verdade (Parte 1)

 

Estamos no quarto episódio da primeira série oficial do Marvel Studios, WandaVision, e parece que estamos finalmente vendo  uma luz nos mistérios que a estranha realidade romântica criada por Wanda e que está nos perturbando nas últimas semanas. Depois de episódios que brincam com a estética de sitcoms americanas antigas, o novo episódio quebra o ritmo na linguagem do seriado para obtermos as primeiras respostas dos mistérios da trama.

Esse episódio pode até entregar respostas, mas revelações pontuais e impactantes tornam a trama ainda mais estranha e até assustadora. Nós estamos analisando os episódios da série em materiais especiais, coletando referências dos quadrinhos, do MCU, e até mesmo da estética da televisão antiga americana. Caso queira ver nossas matérias anteriores, confira a primeira análise dos episódios 1 e 2 aqui e do episódio 3 aqui.

Agora junte-se a nós, pois vamos analisar o novo capítulo de WandaVision!

Atenção: Spoilers do quarto episódio!

Episódio 4

Com um episódio fora da curva, em determinados aspectos, a série deixa de lado a estética de sitcom antiga e volta a ter a aparência das produções tradicionais do MCU, onde a realidade de Wanda e Visão são substituídos pelo mundo real, onde nós somos supreendentemente apresentados a origem da personagem Monica Rambeau. 
No início do episódio somos apresentados de que Monica foi uma da pessoas no universo que foram estaladas pelo vilão Thanos, evento catastrófico que tem o apelido de “Blip”, que foi realizado no final de Guerra Infinita. Relembrando os momentos catárticos de Ultimato, quando os heróis conseguem desfazer o estrago do vilão, as pessoas que foram apagadas do universo retornam, e vemos um pouco de como esse evento catastrófico ocorreu para essas pessoas. Monica retorna a existir e se encontra no hospital onde ela foi “blipada” como dizem as pessoas no MCU, e junto ao caos com as pessoas que retornaram, ela não sabe o que aconteceu, e recebe uma chocante notícia, sua mãe, Maria Rambeau, que apareceu nesse universo no filme Capitã Marvel, morreu de câncer durante o período de 5 anos entre o estalo do Thanos e a batalha final dos Vingadores contra o vilão.
Voltamos ao contexto, onde é revelado de que Monica é uma agente da S.W.O.R.D.,  ela retorna ao quartel general, durante a sua passagem vemos que a figura de Maria Rambeau é respeitada nessa organização, com a possibilidade dela ser uma das fundadoras, em visto a sua experiência que participou de uma possível invasão da raça Skrulls na década de 90 no filme de 2019. Aqui, Monica é surpreendida pelo seu superior, o diretor Hayward, que ela está proibida de realizar missões espaciais a pedido da mãe dela.

Sendo assim, Monica é mandada para sua missão sobre o desaparecimento que se centra numa cidade pequena do estado de Nova Jersey, WestView, lá ela é apresentada ao agente do FBI que está investigando o mesmo mistério dos desaparecidos. Ele é ninguém menos que o agente James Woo, na qual a sua participação especulada nas semanas anteriores.

Ambos não entendem o que está acontecendo, pois todos os habitantes que Woo foi atrás de informação não deram respostas e o xerife do local já confirmou uma coisa: WestView não existe. Isso intriga ambos, pois eles tem noção de que a cidade existe e a interpretação levantada pelo xerife local, soa como que se ele escondesse algo.

Monica parte para investigar por conta própria, ela utiliza um helicóptero de brinquedo, com o intuito de investigar a cidade de cima, mas ao adentrar no território, o helicóptero desaparece completamente. Mais tarde descobrimos que esse helicóptero tem chance de ser aquele helicóptero de brinquedo que a Wanda achou no episódio 2. Quando eles se aproximam, notam que envolta da cidade está um campo de energia, com uma curiosa aparência de imagem estática de televisão antiga, Monica fica tão intrigada que é sugada para dentro e também desaparece!
Passando 24 horas, vemos que a S.W.O.R.D. montou uma operação de vigilância em WestView e convoca um número de cientistas, entre essas pessoas está a Darcy, personagem do MCU interpretada pela Kat Dennings que estava sumida nos filmes desde do segundo longa do Deus do Trovão de 2013,Thor: O Mundo Sombrio. Se antes ela era apenas uma estagiária da Jane Foster, agora ela já é uma doutora em Astrofísica.

Uma das primeiras coisas que ela relata para o diretor Hayward é que a cidade está emitindo um nível alto de radiação, ele revela que está normal, mas Darcy sugere que a radiação pode aumentar gradualmente com o tempo. Mas em meio dessa radiação ela capta um sinal de transmissão, que ao sintonizar com uma televisão antiga, ela está exibido imagens, que são os episódios de sitcoms estrelados pela Wanda e pelo Visão, na qual assistimos semanas atrás.
Isso já demonstra ainda mais que essa linguagem de sitcom que os episódios da série da Marvel mostraram não são apenas uma licença artística, de alguma forma, a Wanda está utilizando essa linguagem e estética para realmente simular uma realidade que tenha esse clima que as sitcom antigas passavam, na qual ela e seu amado podem viver felizes. Sendo assim, essa realidade está sendo transmitida para televisões antigas, na qual Darcy sugere que é algo para se estudar e observar o real significado disso.
Sendo assim, Heyward orienta Woo e Darcy a investigarem esses episódios e ver se conseguem coletar dados que tem intrigado tanto a nós espectadores quanto a eles, os personagens. É reparado, por exemplo, que o perímetro da cidade WestView está num perfeito formato de hexágono.

Esse formato tem instigado muitos fãs ao longos dos episódios, o hexágono já foi visto em muitos lugares que exibem essa realidade da Wanda e do Visão, seja nas aberturas das sitcom antigas e nos brincos da Monica Rambeau, por exemplo.

A principal aposta para o real significado para os hexágonos é que vem de uma grande organização vilanesca no universo Marvel que já foi apresentada nos filmes, especialmente no controverso Homem de ferro 3, a A.I.M (Advenced Ideas Mechanics/ Ideias Mecânicas Avançadas), ela é conhecida por ser uma organização científica com intenções malignas, que usam o hexágono como o seu símbolo. Alguns indicam que eles podem estar usando os poderes da Wanda de alterar a realidade para testar os seu poderes para pesquisas perigosas. Só resta ver até onde esse símbolo vai ao longo da trama. Principalmente reconsiderando o misterioso apicultor que apareceu nos episódios anteriores, sendo que ele está repleto de abelhas, e o hexágono é o formato tradicional de uma colmeia de abelhas.

Falando no apicultor misterioso, nesse episódio somos apresentados mais um pouco à ele, Heyward ordena que um agente se infiltre na cidade em busca da Rambeau, então ele manda um agente chamado Franklin vestido com uma roupa de proteção contra radiação para que se infiltre pelo esgoto. Mais para frente do episódio, vemos Franklin finalmente chegando à cidade, mas ao adentrar no campo de energia, sua roupa acaba se tornando uma roupa de apicultor repleta de abelhas e ao sair do esgoto ele chega na realidade de Wanda e Visão, onde somos jogados para justamente da cena do final do segundo episódio, quando a Wanda soltou o seu ríspido comando “NÃO”, mas depois disso, não sabemos o que aconteceu com Franklin.

Voltando ao mundo real, vemos a equipe de Darcy e do Agente Woo assistindo as transmissões da realidade de Wanda tentando entender o real significado de tudo isso. Em meio da investigação, Darcy releva que a energia que a cidade emite é tão grande quanto da época do Big Bang. A investigação consegue prosseguir, e no meio dela recebemos informações importantes: os habitante de WestView não possuem o mesmo nome da realidade de sitcom criada por Wanda, sendo assim, eles obtém nomes diferentes da realidade, levantando a possibilidade que estão sendo induzidos a obedecerem a realidade criada por Wanda, como marionetes.
Mas ao mesmo tempo que são revelados os reais nomes do moradores, vemos que uma pessoa até agora não foi identificada, a misteriosa vizinha Agnes, um dos principais mistérios da série e que até agora não sabemos como ela está lá na realidade, se ela realmente existe, se ela esta colaborando com a realidade da Wanda… Enfim, sua real identidade permanece um segredo.

Em meio a investigações vemos a equipe de Woo e Darcy continuando a coletar dados e que eles tem a mesma dúvida quando a nós espectadores.

            -Por que sitcoms?

            
            -Por que o formato hexágono?
            
            -Por que o Visão está vivo?

            -Estão no mesmo espaço e tempo?

Curioso que assim como nós espectadores, eles estão assistindo a realidade de Wanda como se fosse uma série mesmo, até mesmo Darcy tenta encontrar uma brecha para tentar se comunicar, principalmente depois deles avistarem Monica como uma personagem da série, interpretando a tal Geraldine. Quando estão assistindo o episódio situado nos anos 60, eles tentam adentrar com um objeto de transmissão no local, no caso um rádio. Ali nós vemos mais uma teoria se confirmando, onde a pessoa que falava no rádio tentando chamar a Wanda no episódio dois era realmente o agente Woo.

Mas como reparamos nos episódios anteriores, sempre que a Wanda vê a sua realidade saindo do controle, ela altera drasticamente, e isso a Darcy repara enquanto assiste os episódios na televisão, no episódio da década de 70, que vimos semana passada e tem o nascimento dos gêmeos Billy e Tommy. Até onde Darcy e Woo assistem é exatamente igual ao que vimos anteriormente, porém quando chegamos ao momento climático onde Geraldine/Monica aborda sobre o vilão Ultron para Wanda, ele é abruptamente cortado da transmissão da televisão de Darcy. Mas diferente deles, vemos uma cena estendida que não foi vista no episódio 3: Wanda assume a personalidade sombria para confrontar Monica que realmente concluiu que ela não está no plano para manter a sua realidade funcionando e com isso acaba ejetando ela violentamente para fora da realidade.


Essa cena até soaria redundante considerando que já sabíamos o que tinha acontecido no episódio anterior, porém como esse tem um teor revelador, conseguimos ver que Wanda, ao ejetar Monica para fora, sua realidade se fragmentou com o estrago da sua casa e acabou revelando coisas que ela escondia. Enquanto conserta a casa com os seus poderes, seu amado Visão questiona o que houve, Wanda fala que está tudo bem, mas quando olha para seu amado marido, somos impactados com uma verdade chocante e assustadora: VISÃO ESTÁ MORTO!!! Seu corpo está exatamente igual após o vilão Thanos matá-lo para adquirir a joia da mente.

Isso não demonstra apenas uma grande revelação na trama da série, como também libera algo a mais da personalidade psicológica de Wanda, se ela está fazendo uma realidade romântica onde o amor da sua vida não está morto, mas também agindo como uma pessoa normal, demonstra que ela ainda está mais perturbada do que o normal e que por traz de todo esse espírito alegre de sitcom, existe uma morbidez doentia escondida.

Voltando ao episódio, Wanda consegue disfarçar o corpo do seu marido fazendo o Visão agir normalmente e com isso prossegue para a realidade de Wanda agir normalmente, como ela planeja.

No mundo normal, vemos Monica, que foi ejetada da realidade e resgatada pelos agentes da S.W.O.R.D.; revelando que tudo nessa loucura é feito pela Wanda. E assim acaba o episódio.

Com isso terminamos a nossa análise desse episódio que nos entregou respostas e ainda mais mistérios, nessa trama que cada vez se torna mais estranha. Com isso concluímos algumas informações:

1 -Monica Rambeau foi uma das pessoas que foi estalada pelo Thanos, e durante o seu desaparecimento, sua mãe Maria, amiga do passado da Carol Danvers, a Capitã Marvel, morreu de câncer.

2 -A cidade WestView, onde a realidade criada por Wanda está localizada, está sendo isolada por agentes da S.W.O.R.D. e do FBI.

3 -Darcy revela que a realidade que Wanda criou em torno de WestView libera uma radiação que em algum momento pode se tornar perigosa.

4 -O apicultor misterioso do episódio 2 é um agente da S.W.O.R.D. que conseguiu adentrar na realidade pelo esgoto.

5 -Visão, mesmo agindo normalmente na realidade, está morto.

6 -Wanda está mais perturbada do que imaginamos e sua realidade esconde segredos muito mais sinistros.

Antes de dar procedimento a questões levantadas, é legal levantar uma possibilidade que esse quarto episódio de WandaVision pode ter sugerido para o futuro do MCU, especificamente para a Monica Rambeau. O que vimos da personagem no filme da Brie Larson e desse episódio pode indicar uma possível origem de heroína. Vimos que ela sofreu o “blip” (estalo do Thanos), retornou e foi sugada para a realidade de Wanda, até ser ejetada. Como Darcy revelou que a realidade que a Wanda criou em WestView libera uma radiação muito forte, e vendo que Monica foi a primeira a ter contato interno e externo com essa radiação da realidade, levanta uma possibilidade: será que ela ganhará poderes?

Como já foi dito nas análises anteriores, Monica Rambeau tinha um passado nos quadrinhos de que ela foi a primeira heroína a ter o nome de Capitã Marvel, e atualmente ela adota a identidade heroica de Phóton. Segundo a sua origem, seu poderes nasceram após ter contato com energia radioativa, então é provável que agora a série possa introduzir uma nova heroína que será aproveitada no futuro do universo da Carol Danvers, visto que foi confirmado que Capitã Marvel 2 já tem diretora e está previsto para estrear em 2022 ou 2023. É melhor ficarmos de olho na Monica a partir de agora.

Sendo assim agora que temos algumas informações, podemos levantar umas perguntas que o seriado deve responder nas próximas semanas:

1 -Monica ganhará poderes?

2 -A S.W.O.R.D. tentará invadir a realidade de Wanda?

3 -A radiação da realidade de Wanda pode desencadear algo perigoso?

4 -Como o Visão consegue se comportar normalmente sendo que ele está morto?

5 -Como Agnes não consegue ser identificada pelo agente da  S.W.O.R.D? Quem é ela afinal?

6 -O que mais de assustador a Wanda está escondendo nessa fantasia?

Sendo assim encerramos a nossa análise, e iremos dar continuidade em desvendar os segredos oculto dos seriado da Marvel e descobrir o que acontecerá no futuro não só da Wanda e do Visão, mas do MCU inteiro!

WandaVision é um seriado original da Marvel Studios e é exclusivo do streaming Disney+.

O que achou da nossa análise? O que você acredita que acontecerá nos próximos episódios? Você acha que a Wanda irá enlouquecer?
Escreva um comentário! Siga-nos em nossas rede sociais! 

Deixe uma resposta