Análise dos Episódios 1 e 2 de WandaVision: Sonho romântico perfeito??

A Marvel Studios está de volta! Porém, diferente e estranho de um jeito fantástico, provavelmente maior franquia de blockbuster da atualidade ficou afastada depois de um tempo longe do grande público. A pandemia do COVID-19 bagunçou o mundo todo, e o MCU foi junto. Com o adiamento de grandes lançamentos do ano passado e atrasos da filmagens de sua grandes produções, 2020 foi um ano seco para a Casa da Ideias.

Em contrapartida, a Marvel promete reverter isso em 2021, lançando 4 filmes (em cinema ou streaming) e 6 séries inéditas para o serviço da Disney Plus, garantindo aos fãs um ano mais calmo e feliz perante esse momento difícil.

E para começar a Fase 4 com pé na porta, temos agora a primeira série de TV oficial da Marvel Studios, a minissérie WandaVision, estrelada pelos heróis Feiticeira Escarlate e Visão. A série já provou que a Marvel está disposta a quebrar paradigmas de suas produções, misturando comédia, mistério e, principalmente, conceito. Os dois primeiros episódios já cativam pelo tom diferenciado e casam perfeitamente com a linguagem televisiva, seja em forma de homenagem ou intuito criativo.

Nós assistimos aos primeiros episódios disponíveis no Disney+, e já é possível reparar que a série está desenvolvendo um mistério intrigante que irá desenrolar no futuro. Para ajudar você a entender detalhes minuciosos desses episódios, iremos analisar as referências e detalhes escondidos que deixarão a sua diversão ainda mais rica.

Agora, junte-se a nós e venha desvendar os segredos de WandaVision!

Atenção: spoilers dos primeiros episódios!

Episódio 1

Como já foi dito, essa nova aposta do MCU é centrada em um conceito criado para a produção desafiar os limites narrativos em obras que o estúdio produziu em mais de 10 anos de existência, e logo no primeiro episódio já é visível. Ao contrário de iniciar essa história com o que já esperamos de suas produções, simplesmente os dois protagonistas dessa série, a Wanda e o Visão, chegam de carro ao seu novo lar, recém-casados, com uma fotografia em preto e branco e uma músicatema totalmente alegre e espontânea, funcionando como uma intro de um seriado clássico dos anos 50.

A Marvel assume essa identidade e abraça de diversas formas, com inspirações óbvias e certeiras de clássicos da televisão americana, em especial I Love Lucy, o sitcom mais importante da história da televisão no sentido de ter estabelecido todos os clichês, modos e estruturas de produção que todas as sitcoms usam até hoje, depois de 60 anos. Isso é nítido nos atores e na figuras dos personagens. Os atores, Elisabeth Olsen e Paul Bettany, exploram sua química ao mostrar o casal apaixonado vivendo o seu dia a dia em que tudo aparenta estar bem. O maior acerto está em sua dose de humor, seguindo o timing cômico do seriado clássico: o humor é alegre e espontâneo sobre o cotidiano mundano que rende boas piadas, com as diferenças que ambos têm poderes, mas muito mais sutis e vista de efeitos práticos muito mais baratos e visíveis.

Esse espírito alegre é tão presente que nas entrelinhas é possível esquecer certas dúvidas e mistérios que o seriado já começa a brotar, por exemplo: como o Visão está vivo? Sabemos que anteriormente na produções da Marvel, em especial Vingadores: Guerra Infinita, o herói foi morto pelo vilão Thanos para adquirir a Joia da Mente que estava em sua testa e vemos o resultado disso na última cena em que o herói foi visto, com o seu corpo branco sem vida, ocasião que até mesmo virou piada na série.

Além do mais, rejeitando o conceito de que estamos vendo uma história que foi moldada para fazer referência ao seriado sitcom dos anos 50, não faz muito sentido estarmos vendo essa história nesse período, pois é muito provável que essa produção se passa em 2023, cronologicamente após o Estalo do Thanos em Guerra Infinita e da grande batalha em Ultimato. O que muitos estão especulando sobre essa minissérie é que essa realidade de sitcom à la I Love Lucy não existe, e sim foi uma realidade alternativa que a Wanda criou para ficar com seu grande amor. A questão é: se foi por vontade dela? Ou foi induzida por alguém? Seguimos com a análise…

Se nós já estamos confusos, talvez eles estejam tanto quanto nós, pois no início do seriado Wanda e Visão estão conversando e não se lembram de certas coisas, como por que estão nesse local vivendo essa fantasia romântica. Em relação por que tem um coração no calendário na cozinha deles, é possível reparar que quem questiona mais essa condição é o próprio Visão, tanto que quando ele parte para o trabalho na Computer Corporation, ele nem mesmo sabe qual é o emprego dele e o que ele faz, dando entender que claramente é um local de trabalho genérico em que ele está sendo conduzido a trabalhar nessa realidade, intrinsicamente ligado a ele, pois sendo uma empresa de computador e ele sendo robô chega ser uma irônica coincidência.

Enquanto isso, na casa do casal, Wanda recebe a visita de Agnes, personagem interpretada por Kathryn Hahn. Ela se apresenta como a típica personagem que aparece em muitos sitcom, a vizinha fofoqueira. Ela tem instigado muito fãs da Marvel nos trailers da minissérie, pois muitos creem que essa figura da Agnes é na verdade um disfarce de uma personagem muito importante na história da Feiticeira Escarlate, ninguém menos do que a bruxa Agatha Harkness.

 

Nos quadrinhos, Agatha é descrita como a bruxa mais poderosa do universo Marvel. Com mais de 500 anos, ela sobreviveu ao movimento de caça às bruxas de Salém, em 1693, e foi a mestra da Wanda para dominar os seus poderes. Ela, inclusive, ajudou a Wanda a manipular a realidade para que conseguissem engravidar do Visão, sendo assim ela tem muita influência na história da Feiticeira Escarlate.

A presença de Agnes é sentida pelo fato de ser aquela vizinha que está disposta a ser amiga e dar apoio a Wanda, sendo que os seus primeiros atos com a Wanda na série são para ajudá-la com o seu romance com o Visão, dizendo formas de conquistá-lo num possível aniversário de casamento. Curioso dizer isso de uma pessoa que ela acabou de conhecer…

Após esse acontecimento, somos abruptamente interrompidos com uma curioso comercial no meio do episódio, onde um homem e uma mulher estão apresentando uma torradeira elétrica da Indústria Stark, grande empresa do Homem de Ferro. É importante reparar em detalhes curiosos sobre esse comercial.

O fato de esse comercial de ser uma torradeira é um detalhe engraçado, pois nos quadrinhos dos Vingadores dos anos 70, “torradeira” era o apelido engraçado que o Visão tinha entre os heróis. Agora, puxando mais pelo lado sério, esse produto vir das empresas do Tony Stark tem relevância para a Wanda, pois, recapitulando o segundo filme dos Vingadores, A Era de Ultron, onde a própria Wanda e seu irmão Pietro são apresentados no MCU, ela revelou para o vilão Ultron que tinha um ódio tremendo por Stark, por conta de um míssil vindo de sua indústria armamentista que destruiu o vilarejo em Sokovia onde ela e seu irmão nasceram, destruição que matou toda sua família. Sendo assim, considerando que essa realidade televisiva é produto dos poderes da Wanda, talvez referências ao seu passado estão impregnadas em certos locais. Há um detalhe a mais nesse comercial, mas sobre o qual falaremos mais para frente. 

Retornando à trama do episódio, Visão descobre que a data marcada no calendário é um jantar em sua casa com o seu chefe, o Sr. Hart, e sua esposa. abreviação de Heart, que significa coração em inglês, levanta a hipótese de algo criado pela Wanda para sua realidade romântica. O episódio segue com momentos engraçados com a Wanda preparando o jantar com os seus poderes enquanto o Visão tenta enrolar seu chefe com música. 

E até mesmo temos a Agnes retornando mais uma vez para ajudar a Wanda com o jantar, porém temos algo surpreendente nessa situação, a conversa de Wanda e Visão com o Sr. Hart é quebrada por um momento tenso. Quando ele questiona ao casal de heróis de onde eles vieram, ambos ficam em silêncio, especialmente Wanda, que fica com uma expressão fria e quieta misturada com desespero. 

Quando o Sr. Hart começa a se irritar, e sua esposa pede para acalmar, Wanda ainda está em silêncio. É possível especular que a tal realidade da Wanda está saindo do controle, com a possibilidade de um glitch nessa realidade. O Sr. Hart começa a se engasgar, com a Wanda ainda quieta e fria, levanta-se a possiblidade de que ela causou esse engasgo. A cena se segue até que Wanda ordena que Visão o salve, com uma voz de comando ríspida. Outro detalhe que se vê é que a cena em que Visão usa o seu poder de ser intangível para tirar a comida da garganta de seu chefe mostra efeitos especiais mais próximos dos filmes, e não do contexto de sitcom anos 50, sendo o primeiro contato do mundo exterior fora dessa realidade.

A cena tensa se passa e o Sr. Hart e sua esposa vão embora, mas o casal de heróis se junta no sofá, e Wanda faz aparecer aliança em seus dedos; e assim, se beijando, declaram que se amam. O episódio então se encerra quando a câmera se afasta da realidade do sitcom anos 50 e revela que ele está sendo exibido numa televisão de tubo e que alguém está vigiando, e pelo o que pode ser revelado nessa estação de observação, quem está vigiando essa realidade da Wanda é a S.W.O.R.D.
Nos quadrinhos, a S.W.O.R.D. é uma divisão especial da agência de espionagem da Marvel, a S.H.I.E.L.D, focada em ameaças espaciais de grande escala. Sua presença no MCU estava sendo especulada já faz um tempo entre os fãs, desde sua pequena e singela menção vista na cena pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa. Ao que tudo indica, a S.W.O.R.D será introduzida no MCU com algumas modificações. Ela deve estar monitorando essa realidade criada por Wanda por acreditar que ela pode ser uma grande ameaça à Terra ou até mesmo ao universo.
Episódio 2

Logo depois do seu lançamento no Disney+, a Marvel revelou o segundo episódio, e se tínhamos uma noção de que algo estava errado nessa realidade, agora temos certeza. Seguindo o seu modelo de narrativa, homenageando sitcoms clássicos da televisão americana, vemos uma modificação muito clara: estamos agora no anos 60, e para Wanda e Visão não é algo estranho.

A homenagem desta vez, muito bem acertada, é a clássica e icônica série A Feiticeira, exibida de 1964 até 1972, que narrava o dia a dia de uma feiticeira casada com um homem normal, que mesmo se esforçando para ser uma pessoa comum do subúrbio, utilizava seus poderes para o bem próprio. A Marvel usa e abusa dessa homenagem; a mais clara está em sua abertura em desenho animada com os traços iguais ao seriado clássico.

Todavia, como já foi dito, mais do que ser apenas uma homenagem, esse contexto tem uma função na história, pois, assim como a protagonista de A Feiticeira, Wanda também possui poderes que ela busca esconder, e no episódio 2 dessa minissérie ela usa isso ao seu critério para demonstrar ao espectador que, mesmo obtendo poder muito forte, sua realidade criada demonstra se fragmentar de alguma forma. Nesse episódio, vemos as primeiras incongruências dessa realidade.

No início do episódio, a Wanda e o Visão são acordados por um barulho estranho; sem entenderem o que é, eles seguem felizes como um casal que se ama e se “divertem” na cama. Depois, somos puxados para abertura animada,que vale a menção. Em certos momentos dessa abertura, é possível ver um capacete com chifres, muito parecido com o que é usado pelo vilão Ceifador.

Nos quadrinhos da Marvel, ele é um vilão clássico dos Vingadores, tendo uma forte conexão com o Visão, especialmente na minissérie em HQ Visão, escrita por Tom King, que também é uma forte influência na série da Marvel, já que lida com tramas do subúrbio e da vida familiar pacífica que vai se deteriorando aos poucos. Será que veremos o vilão dando as caras na série?

A trama do episódio se inicia de fato com Visão e Wanda vivendo a sua vida cotidiana, na qual o Visão está treinando para um show de mágica da comunidade, e essa única cena já apresenta mais alguns easter eggs. O nome artístico de Wanda e Visão para o show de mágica é Glamour e Ilusão. Esses são nomes de dois personagens que são fortes conhecidos tanto da Wanda quanto do Visão nos quadrinhos, nos quais eles eram um casal com poderes mágicos que se ajudou a se encaixar no mundo mundano depois que se casaram.

Outro easter-egg curioso é que na caixa de mistérios que o Visão utiliza para o seu show tem um desenho que lembra fortemente a Joia da Mente, a joia que estava em sua testa até ser removida violentamente pelo Thanos.

Mas adentrando a trama da série, na qual Wanda ainda está desconfiada desses barulhos estranhos que está em sua realidade, vemos mais uma distorção, onde Wanda, ao sair de casa para entender o que é esse barulho, encontra em seu jardim um helicóptero de brinquedo, mas em seus detalhes é possível reparar que: 1. ele está em cores, num total contraste com o mundo em preto e branco dessa realidade; 2. o helicóptero está com o símbolo da S.W.O.R.D..

A explicação mais plausível a essa incongruência é que, considerando que a S.W.O.R.D. está vigiando essa realidade criada por Wanda, esse helicóptero deve ter sido sugado para lá enquanto monitorava no ar, e, ao entrar, ele se transformou num brinquedo, nos dando a entender que qualquer coisa colorida nessa realidade é algo fora do planejado por parte de Wanda.

Ela se mostra assustada com isso, mas é rapidamente sugada de volta quando Agnes chama sua atenção para entregar o coelho para o show do Visão. Nota-se que ela chama a Wanda de “estrela do show”, alimentando mais as teorias de que, mesmo estando coerente dessa realidade, ela pode saber de algo a mais.

Ambas vão para uma reunião do condomínio, na qual foi revelado que o tal Show de Talentos da comunidade tem como obrigação dar apoio e suporte para as crianças, tanto que é entonado pelas mulheres dessa reunião, que dizem: “Pelas crianças.” Digamos que pode ser algo vazio, mas a entonação delas dá a entender que “crianças” é algo muito mais precioso para essas pessoas, que logo se mostram muito tentadas a isso, quase como se fosse um culto…

Outro detalhe que é revelado nessa cena é introdução de Geraldine, personagem interpretada por Teyonah Parris. Reparamos que, diferente das pessoas daquela realidade, ela se mostra perdida naquele local, junto com os dois heróis.

Já foi confirmado pelo próprio Kevin Feige, presidente do Marvel Studios, que Teyonah irá interpretar na série uma personagem chamada Monica Rambeau, conhecida nos quadrinhos por ter sido a primeira personagem carregar o título de Capitã Marvel. Importante ressaltar que essa não é sua primeira introdução ao MCU, Monica já apareceu nesse universo no próprio filme da heroína, estrelada por Brie Larson, porém, como o filme se passava nos anos 90, ela apareceu como uma criança, e considerando que se passaram 30 anos entre essas histórias, Monica já é adulta. Fortes teorias apontam que ela está na série como agente da S.W.O.R.D. junto com a operação de entender o que é essa realidade que a Wanda criou, porém, ao se adentrar e não ter sido parte do plano da Wanda para criar esse mundo, ela não se encaixa, e por isso ela está tão perdida.

Voltando ao momento mais tenso da série, após fazer o máximo para se misturar com a comunidade e manter aparências comuns, típico do seriado A Feiticeira, notamos que essa insistência de Wanda de disfarçar deve fazer parte para que sua realidade se fixe, até que novamente vemos uma nova distorção da realidade. 

Quando o rádio do local começa a ter interferência de uma voz perguntando sobre Wanda e quem está fazendo isso, ela novamente fica nervosa, e sua conversa com a líder da comunidade Dottie demonstra fragmentos de sua realidade com Dottie, questionando quem é ela de verdade, até que o rádio quebra, ela se machuca e o sangue que aparece em sua mão é vermelho – novamente as cores invadindo esse mundo. Há fortes possibilidades de que essa voz possa ser do agente Jimmy Woo, interpretado por Randall Park.

O Agente Woo já apareceu no MCU, precisamente em Homem-Formiga e A Vespa, como agente da condicional de Scott Lang. Muitos acreditam que ele também está com a S.W.O.R.D. e faz parte da operação de vigilância; provavelmente, ele dará as caras nos próximos episódios.

A trama do episódio é quebrada por mais uma propaganda, e novamente muito curiosa, o mesmo homem e a mesma mulher do episódio anterior agora estão apresentando um relógio de pulso chique, porém, como podemos observar, o nome da marca desse relógio é Strücker, confirmando outra vez que esse comerciais estão ligados a momentos traumáticos da vida de Wanda, pois esse nome é referência a um dos vilões vistos em A Era de Ultron, Baron Von Strücker, cientista da HYDRA responsável por fazer experiências com ela e seu irmão, Pietro, com a joia da Mente, ocasião que despertou os seus poderes. Essa referência é pontuada pelo relógio Strücker com um símbolo da HYDRA.

Somos jogados de volta para a trama do episódio, onde vemos o tal do Show de Talentos da comunidade, e mais precisamente na apresentação de Wanda e Visão, é possível repararmos em detalhes pequenos e cruciais. A constante manifestação dos habitantes da comunidade dizendo que o show é “pelas crianças”, sendo novamente entonada pela pessoas como se fosse algum tipo de culto.

O show de Wanda e Visão é iniciado, porém um empecilho ocorreu antes: Visão engoliu um chiclete que deixou os seus circuitos com defeitos, resultando em um imprevisto que põe em risco a imagem que o casal de heróis tem nessa comunidade, referência a situações que ocorriam em A Feiticeira, em que a protagonista utilizava seus poderes para se adequar. Nesse momento, Wanda faz de tudo para disfarçar a manifestação dos poderes do Visão que ocorre devido ao chiclete. Isso pode complementar a tese de que Wanda está fazendo de tudo para manter essa realidade comum aos olhos dos que vivem, já que ela viu o que acontece se sua realidade sai do controle.

Vimos que a plateia está espantada e impressionada pela manifestação dos poderes do Visão, especialmente Agnes, que está mais passiva e tranquila diante dessa situação estranha. Ela até sugere chamar uma figura que se manifesta nos dois primeiros episódios da série, seu marido, “Ralph”, que ainda não apareceu e está intrigando muito os espectadores que questionam a real identidade tanto de Agnes quanto de Ralph.

Após Wanda despistar a plateia, ela e o Visão voltam para casa. Os dois estão em clima de romance, até que reparam em algo inusitado: Wanda está grávida! Quem conhece as famosas histórias da Feiticeira Escarlate sabe que isso é um acontecimento muito emblemático para a personagem, e se foi inserido na série, terá importância, mas falaremos disso mais a frente.

O episódio se encerra com um momento emblemático. O tal barulho constante nessa realidade é revelado. Quando Wanda e Visão vão para fora investigar o que é esse barulho, eles são surpreendidos por uma figura misteriosa: um apicultor coberto de abelhas com o logo da S.W.O.R.D. sai do bueiro e olha direto para Wanda e Visão.

Em menos de alguns segundos, Wanda responde com mais um ríspido e frio “NÃO”. Nesse momento, a realidade é distorcida rapidamente, como se fosse rebobinada, e retorna ao momento em que eles estão felizes quando descobrem que Wanda está grávida. É mais uma óbvia modificação de Wanda para esconder a verdade da realidade para o Visão, e, para completar, ela ainda consegue fazer com que as cores cheguem a esse universo, com isso utilizando mais um truque para disfarçar as incongruências dessa realidade.


O episódio então se encerra com mais um beijo romântico do casal, mas, desta vez, a interferência da voz do agente Woo invade o ambiente perguntando à Wanda quem está causando isso, com uma distorção de imagem de televisão antiga. E assim acaba o episódio.
Com isso, os dois episódios da primeira série da Marvel Studios entregaram uma bela identidade visual que faz homenagem à televisão clássica, mas ao mesmo tempo entrega muitos mistérios e segredos que irão ser decifrados nas próximas semanas. Nesse momento, já possuímos algumas informações:

1. Wanda e Visão estão numa realidade alternativa, muito provavelmente criada por Wanda, e ela está fazendo de tudo para protegê-la.

2Mesmo agindo de forma coerente a essa realidade, Visão é o que está mais destoante nas ações do casal.

3A vizinha Agnes, que nunca apareceu no MCU, é que mais está se aproximando da Wanda, e parece saber de algo a mais.

4Comerciais que aparecem nos episódios estão ligados ao passado de Wanda.

5Wanda está sempre alegre e agindo conforme essa realidade, mas quando algo sai de seu controle, ela fica com uma aparência sombria e até perigosa.

6Paralelo a isso, a S.W.O.R.D. está investigando e até mesmo tentando adentrar nessa realidade.

Em contrapartida, o seriado está plantando perguntas que precisam ser respondidas:

1Como o Visão está vivo depois de ter sido morto pelo Thanos?

2A Wanda criou essa realidade porque ela quis ou foi induzida por algo ou por alguém?

3Por que essa realidade está sendo feita a partir de seriados antigos?

4Onde a Monica Rambeau se encaixa nessa história?

5O que Agnes sabe? E quem é Ralph?

6Por que as crianças são tão importantes para as pessoas dessa realidade?

7Quem é o apicultor misterioso?

Sendo assim, grandes apostas e teorias estão sendo desenvolvidas em torno dessa trama misteriosa, dando ideia de que, se as coisas já começaram a ficar mais estranhas no seriado, prováveis personagens escondidos irão aparecer. Inclusive, muitos apostam que quem está por trás de toda essa loucura da Wanda é ninguém menos do que o vilão demoníaco da Marvel, Mephisto.

O vilão possui um grande histórico com a Feiticeira Escarlate nos quadrinhos, além de ter desencadeado o maior pesadelo de Wanda e do universo Marvel, na famosa história em que ela conseguiu engravidar do Visão e deu a luz a dois gêmeos, que eram na verdade manifestações físicas criadas pelo vilão demoníaco para aproveitar do alto poderes de Wanda e, assim, invadir a Terra e trazer o inferno para nossa realidade. Isso foi impedido pelos Vingadores, mas o trauma psicológico de perder os seus filhos fez Wanda enlouquecer e causar um estrago dimensional, que levou até mesmo o gene mutante no universo Marvel ser quase extinto.

As apostas estão na mesa, e considerando que agora que a Wanda na série está grávida e que há uma certa preocupação e necessidade por parte da pessoas nessa realidade por “crianças”, é obvio que há um interesse por trás…

O que acontecerá? Acompanhe no site a cobertura da série da Marvel, onde vamos analisar todos os episódios, o que as revelações bombásticas do seriado podem revelar para o futuro dos personagens e até mesmo do próprio MCU, já que WandaVision desencadeará consequências em Homem-Aranha 3 e principalmente em Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura.

WandaVision é uma série original do Marvel Studios e está disponível no Disney+.

O que achou da nossa análise? O que você acha que irá acontecer no seriado? Mephisto irá aparecer? Escreva um comentário, siga-nos em nossas redes sociais e confira o nosso site para maiores novidades.

Deixe uma resposta