Análise do Episódio 7 de WandaVision: Complicações familiares ... e na realidade!

 

A primeira série do Marvel Studios, WandaVision, está terminando. Com apenas três episódios faltando, a trama começa a amarrar as pontas soltas e seus mistérios estão acabando. Nessa semana, finalmente a espera foi recompensada e um grande mistério que intrigava muito espectadores foi desvendado, porém, mais do que isso, o seriado caminha para o seu ápice para entregar o tal final épico que já foi prometido pelos atores.

Sendo assim, daremos procedimento à  nossa série semanal para debater detalhes intrigantes e assim dizer o que a série está planejando para o futuro do MCU! Nós já fizemos dos episódio1 e 2, 3,  4, 5 e por fim 6; caso queira recapitular, basta clicar nos links.

Agora se prepare, pois vamos analisar o novo episódio de WandaVision!

Atenção: contém spoilers do episódio novo!


Curioso a se reparar no episódio dessa semana, como a série está chegando nos “finalmente”. Sobre a trama de sitcoms, no qual ela se propôs a se inspirar e utilizar isso a seu favor na narrativa de Wanda e do Visão, podemos acreditar que talvez esse seja o último episódio que conta com a linguagem simulada de seriados familiares.

Finalmente chegando aos anos 2000, a homenagem dessa semana é a icônica Modern Family, recriando a estética da série, com uma direção de arte simples e simulando um falso documentário, tendo direito a câmera na mão e a “entrevistas” com os personagens durante a narrativa. O seriado da Marvel utiliza desse recurso para mostrar prosseguimento ao plano da Wanda de criar uma realidade para ter uma família alegre e feliz.

Mas nem sempre é assim... Nem mesmo para Wanda.

Continuando os acontecimentos do episódio da semana passada, com a vingadora expandindo os seus poderes para aumentar a sua realidade, Wanda está exausta e podemos ver o reflexo dos acontecimentos nos seus poderes. Vemos a realidade se distorcendo com móveis e utensílios domésticos sendo transformando a todo momento, divergindo de décadas diferentes a cada segundo. Parece que então vemos que os seus poderes chegando ao limite, mas a real dúvida de toda essa questão é: até onde essa distorção de realidade pode chegar, considerando que há muito esforço físico dela para manter essa realidade intacta para ela e sua família?

Deve-se concluir que o tema dessa semana ser Modern Family se encaixa nesse contexto para demonstrar o desgaste da Wanda com seus poderes, pois a série utilizava a linguagem de mockumentary (documentário falso) para demonstrar a fragilidade de Wanda na reta final. Isso se reflete em seus filhos, pois vemos, por exemplo, Billy, que possui poderes similares ao de sua mãe e nota que há algo de errado com toda aquela situação.

O bom desse episódio é que muitas coisas encaixaram e repostas concretas estão começando a aparecer conforme a realidade de Wanda se desgastar. Por exemplo, finalmente descobrimos qual é o plano secreto do diretor Heyward com o Visão. O antagonismo dele é justificado pelo fato de ele desejar reativar o Visão após a sua morte no Guerra Infinita, que é o tal projeto Catarata que foi revelado semana passada. Além disso, uma rápida cena que nos foi mostrada com Heyward essa semana é que ele e a equipe da S.W.O.R.D. estão sugerindo alguma arma secreta contra a realidade de Wanda, mas qual arma será?

Sendo o tema de fragmentação da realidade presente na trama da série, Visão continua sua missão de salvar os habitantes de WestView do controle de Wanda ao se misturar na base de observação da S.W.O.R.D., que foi transformada com num circo e todos os agentes viraram palhaços, mímicos, acrobatas e outros membros de um circo comum. Lá ele encontra a Darcy, que foi transformada na realidade de Wanda numa escapista, porém o nosso herói consegue despertar a mente dela e ambos conseguem fugir, e com isso ele aprende mais sobre seu passado, que ele aparentemente esqueceu quando foi ressuscitado.


Um outro momento muito aguardado pelos fãs nesse episódio foi que vemos finalmente Monica Rambeau ganhando os seus poderes. Ela é, sem dúvida, a personagem coadjuvante que mais está ganhando desenvolvimento ao longo da série, continuando sua própria jornada ao lado do agente Woo para resolver a questão da realidade de Wanda utilizando seu espírito nobre. Eles conseguem chegar a uma curiosa base militar paralela, a base da S.W.O.R.D., que deixa a dúvida de quem podem ser os militares que estão apoiando a Monica. A principal aposta é de que seja uma unidade de Skrulls que ficou do lado dela todo esse tempo, visto que, no filme da Capitã Marvel, a Monica conseguiu fazer amizade com uma menina Skrull que leva a crer que seja a militar que apoia ela.

Retomando a trama de Monica e Woo, finalmente vimos o tal transporte que foi reformulado para conseguir adentrar no HEX, que logo se prova inútil pela alta densidade de energia da barreira. Então Monica decide entrar por ela mesma, e notamos que, ao entrar, sua composição molecular se distorce, com direito a vários flashbacks da vida dela, demonstrando intensa relação com sua mãe, Maria, além da admiração pela heroína Carol Danvers. Ao sair, vemos finalmente seus poderes de energia se manifestarem, com a capacidade de manipulação de energia em massa.

Enquanto isso, ao retomarmos o foco na figura de Wanda na série, notamos que a sua realidade está se distorcendo conforme vemos os seus poderes se desgastando pelo cansaço físico, e o que conhecemos na realidade finalmente se mostra verdade. Isso ocorre em momentos singelos, como na entrevista documental, na qual Wanda reage quando o entrevistador a responde por ela não ter planejando issoO comercial dessa semana, em contrapartida ao que foi mostrado ao longo da série, revela algo que pode ser a porta para o futuro do MCU.

O comercial em si é de um antidepressivo com o intrigante nome NEXUS. Diferente de ser algo que engloba exclusivamente com Wanda, o termo NEXUS abrange de diversas formas o universo Marvel nos quadrinhos. Esse termo se refere a pessoas particulares desse universo que possuem um nível de poder tão acima do normal que é possível desencadear uma outra possibilidade infinita: a do acesso ao Multiverso. Os personagens mais conhecidos por ter essa habilidade são, primeiramente, a própria Wanda, o deus Odin, a Jean Grey de X-Men e principalmente o Doutor Estranho.

Já é possível concluir que o nível de poder que Wanda escalou tanto que chegou a um ponto de que, para criar essa realidade, ela foi capaz de distorcer uma parte do universo, o que deu a chance de atingir o nível de acesso ao Multiverso. Com isso, continua a pavimentar terreno para o filme do Doutor Estranho, que chegará no futuro, pois como ele e a Wanda são dois NEXUS, pode ser que um grande foco de combate entre eles venha a desencadear o tal “Multiverso da Loucura”, que será o tema central desse filme.


O momento mais importante no episódio é que podemos ver enfim que o primeiro embate de Wanda e Monica, com a diferença que agora ambas têm poderes, mas justamente o desenvolvimento de Monica consegue fazer com que a Wanda se confronte com algo que ela mais teme: a verdade. É possível ver a Wanda se render à sua humanidade, porém uma possível solução é rompida justamente por quem?

Agnes.

A misteriosa vizinha continua sua relação devota a Wanda, sempre ajudando ela e entregando tudo o que ela precisa, tanto que ela consegue fazer o favor de ficar com os gêmeos durante a tal “quarentena” que a vingadora se impõe após o alto efeito de poder no episódio anterior. Só que não contávamos que nesse episódio haveria o que sempre quisermos saber: quem é a Agnes de fato?

Com uma construção de revelação, a série destoa do tom de comédia e acaba entrando no lado obscuro. Quando Wanda finalmente chega à casa de Agnes e adentra em seu porão, ele se revela ser um mausoléu sinistro, com raízes e masmorras obscuras ao redor, mostrando itens curiosos do universo mágico da Marvel, como o Darkhold, o poderoso livro mágico que foi criado pelo deus ancião Chthon, que permite que seu dono tenha tudo o que sempre desejou. Valendo a curiosidade, esse livro já apareceu em ouras produções televisivas da Marvel, como na série adolescente da Hulu, Os Fugitivose na série da ABC, Agents Of S.H.I.E.L.D.

Com isso, pode-se concluir que esse livro pode ter sido responsável por ajudar Wanda a ter o que ela sempre desejou, que é viver uma fantasia alegre e feliz com o amor de sua vida, mas o questionamento sobre quem induziu a Wanda a isto vem mesmo com a grande resposta que os fãs estavam esperando: Agnes é na verdade a bruxa Agatha Harkness!

Utilizando os seus poderes, Agatha enfeitiça a Wanda e revela tanto a ela quanto a nós o que queríamos saber: ela tinha controle total sobre a realidade. Com sua própria musica tema de seriado antigo, vemos os seus feitos na realidade, sempre ajudando a Wanda sem nem perceber, dando o que era necessário e até mesmo o que Wanda nem queriacomo o seu irmão falso, Pietro; assim, Agatha é quem coordenava a realidade de Wanda na surdina e fazia ela extrapolar os seu poderes, como dar a luz a duas crianças poderosas, que estão sob a posse de Agatha agora.

E assim o episódio se encerra em o seu grande clímax, com Agatha assumindo o papel de vilã principal, ou quem sabe a comando de alguém, com a Wanda e seus filhos poderosos em seu domínio, o Visão indo atrás de Wanda e de seu lar disposto a salvar a cidade, a S.W.O.R.D. se preparando para dar a ofensiva final na realidade de Wanda e, por fim, a Monica com poderes – e como vimos na primeira cena pós-crédito da série, ao tentar adentrar no mausoléu de Agatha, ela é interceptada pelo falso Pietro.

E continua no próximo episódio...



O que podemos concluir com os episódios dessa semana é:

1. Wanda está exaustada e seu poderes de alterar a realidade estão se esgotando.

2. Heyward queria mesmo era o Visão de volta e saber como reativá-lo, e está pronto para invadir a realidade com uma arma secreta.

3. Visão se desprendeu totalmente do controle da realidade de Wanda e agora está disposto a salvar os cidadãos de WestView.

4. Monica Rambeau está finalmente com os seus poderes e pode eventualmente enfrentar Wanda nos próximos episódios.

5. O comercial dessa semana revela que os poderes da Wanda chegaram ao ponto dela se tornar um NEXUS, e pode abrir as portas do Multiverso no futuro do MCU.

6. Agnes, a vizinha fofoqueira e misteriosa, é a bruxa Agatha Harkness, e esteve esse tempo todo manipulando a realidade da Wanda nos “bastidores”.

7. O falso Pietro está sob o comando dela.

E com isso falta apenas dois episódios para responder essas questões:

 1. Qual é a arma secreta de Heyward?

2. Como o Visão irá libertar os humanos da cidade do controle de Wanda?

3. A bruxa Agatha está agindo sozinha ou está sob comando de alguém? Lembrando que ainda não sabemos quem é seu maridoRalph.

4. Como a Wanda se entregou ao controle e ao domínio de Agatha?

5. Como será a exposição dos poderes de Monica?

6. Como Wanda desencadeará a distorção do Multiverso?

Sendo assim, fechamos mais uma análise do episódio dessa semana. A nova produção do Marvel Studios caminha para o seu final e poderemos ver o que Wanda poderá causar no MCU, e considerando o que vimos, as grandes revelações estão apenas começando!

WandaVision é uma produção original do Marvel Studios e é uma atração exclusiva no streaming Disney+

O que achou de nossa análise e das revelações dessa semana? O que você acha que ainda falta revelar na série?

Escreva um comentário, siga-nos em nossas redes sociais e confira o nosso site para mais novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário