Crítica: Receita Secreta (2020, de Mehul Shah)

 


Receita Secreta é uma comédia cuja ideia inicial é muito interessante e bem-vinda, mas que infelizmente não é bem executada. Na trama, um grupo de amigas já de certa idade, a maioria mães e avós, resolve “incrementar” suas receitas da doceria em que trabalham, com o uso de maconha, com o objetivo de recuperarem suas aposentadorias e ajudar uma delas, que luta contra o câncer. 

O filme é inicialmente notável por ser pró-maconha dentro de alguns pretextos, como o uso medicinal, para relaxamento, o fato da legalização diminuir certo tipo de criminalidade e padronizar o comércio do produto no mercado, etc. O elenco é carismático e engajado no geral, no que tange nossas protagonistas. Especialmente no arco em volta da senhora que está doente, é onde o roteiro mais consegue engajar a atenção do público. 


Infelizmente, o maior problema da obra é a direção e condução das cenas de Mehul Shah, bastante apática e mecânica, falta um tempero, um bom ângulo de câmera, uma melhor direção de elenco que extraia mais emoções. O bom potencial da obra nunca é de fato explorado, seja no drama, seja na comédia. Parece que apenas ter “vovós cozinhando maconha” já seria inusitado o suficiente, mas falta experiência e segurança na direção para trazer esse roteiro divertido e pertinente, de fato à vida. E isso é uma pena, pois mais uma vez menciono, é um longa simpático. 


A escolha da edição e montagem também não é das melhores, tendo breves momentos monótonos, que aliados à direção sem sal, evidenciam ainda mais o baixo orçamento da produção (algo que não seria problema em mãos habilidosas). Ao menos a paleta de cores utilizada no longa, especialmente na doceria, é agradável, remete à doçura, gentileza e sinceridade das protagonistas. 


Com as problemáticas do roteiro pouco aprofundadas, perde-se a chance de se tecer um comentário social mais forte e latente. Mas, apesar das minhas críticas e reservas mencionadas, Receita Secreta ainda merece ser visto pelo público, especialmente aquele não muito exigente e que em tempos de pandemia, está sedento por uma comédia leve. O filme está disponível para aluguel digital nas principais plataformas! 


Título Original: Nana’s Secret Receipt

Direção: Mehul Shah

Duração: 104 minutos

Elenco: Linda Bradshaw, Nancy L. Gray, Cinda Donovan, Trish Powell, Charlotte White, Michelle Sherrill, Matthew E.G. Jones, Aaron Carolina

Sinopse: Depois de perder todas as economias da aposentadoria em um esquema de fraude, cinco mulheres se unem para criar uma doceria que serve sobremesas especiais. Tentando recuperar suas pensões, eles percebem que uma das parceiras da doceria está lutando contra o câncer. Com isso, a busca por ganhar dinheiro torna-se mais importante e perigosa do que nunca, já que um traficante de drogas local descobre o que elas estão fazendo. Por tudo isso, as amigas estão ligadas por sua irmandade e seu desejo de ajudar sua colega necessitada, neste hilariante conto sulista.

Trailer:

Gostou da crítica? Pretende ver o filme? 

2 thoughts on “Crítica: Receita Secreta (2020, de Mehul Shah)”

Deixe uma resposta