Crítica: O X do Natal (2020, de Stephen Chiodo)


Para as versões modernas de Grinch, da qual me encaixo, diria que, assim como ele, acabo não resistindo ao natal e boa parte disso vem dos filmes fofos que são lançados nessa época. Em O X do Natal eu diria que a simplicidade é o que torna o curta-metragem infantil gostoso de assistir. Confira o que achamos sem spoilers!
Com o natal, sentimentos como generosidade, amor e bondade vem à tona, e o filme é uma mostra de tudo isso para as crianças. Com um roteiro enxuto e bem dirigido, somos levados pelo Papai Noel em uma narrativa sobre uma história de natal que mudou muita gente. A obra pode parecer despretensiosa mas é baseada no livro Chiodo Bros. Alien Xmas, lançado em 2015 pelo diretor Stephen Chiodo (acredite, de Palhaços Assassinos do Espaço Sideral) em conjunto com Jim Strain (Jumanji: Bem-Vindo à Selva). Para completar, o filme conta com a produção executiva de Jon Favreau (O Rei Leão).¹
O filme começa com o Papai Noel contando uma história de natal para os elfos e como ele mesmo diz, é uma história estranha. Na história ele conta como o natal quase foi perdido graças à uma espécie de alienígena, que são extremamente gananciosos e que graças à suas façanhas conseguiram destruir seu próprio mundo. Uma raça sem amor e sem carinho, perdendo inclusive suas cores, o que me faz entender, que perderam inclusive suas essências únicas. 
Mas isso muda quando X (o et em questão) é enviado a Terra para construir uma arma e roubar todos os presentes de natal, mas ao conhecer uma pequena elfa, ele percebe que seu mundo nunca foi o ideal e começa a lutar do lado deles para fazer com que sua raça perceba o que ele mesmo agora sente, que é amor, amizade, carinho. 
 
Percebemos que um dos motivos deles serem tão frios, é a sua Rainha, que aparenta ser uma megera, mas no fundo, só precisava de um pouco de amor.
 
Inclusive quando ela aparece, os et’s me pareceram versões modernas de formigas, comandadas por uma rainha que dita tudo o que eles precisam fazer, inclusive como devem agir uns com os outros, sendo dela a ideia de invadir outros planetas após destruírem o seu.
O desenho é bem simples nos traços, parece até que foi feito com massinhas, mas isso não incomoda ao ponto de não querer assistir, o que realmente importa é a moral da história e lembre-se que é um filme infantil, então não vamos julgar muito. A ganância pode acabar com tudo que há de bom, mas o amor é o que realmente importa no fim do dia, independente da galáxia que você veio.

*Referências: https://cinemacomrapadura.com.br/criticas/589940/critica-o-x-do-natal-netflix-2020-simplicidade-de-outro-mundo


Título Original: Alien Xmas

Direção: Stephen Chiodo
Duração: 42 min
Elenco: Barbara Goodson, Dee Bradley Baker, Jakari Fraser, Jessica Gee-George, Kaliayh Rhambo, Keythe Farley, Kirk Thornton.

Sinopse: Quando extraterrestres tentam roubar a gravidade da Terra, apenas o
espírito do Natal – e um pequeno Alien chamado X – podem salvar o mundo.
Trailer:


Gosta de filmes de natal?
 

Deixe uma resposta