Crítica: La Frontera (2019, de David David)

La Frontera, filme colombiano dirigido por David David e vencedor do prêmio de Melhor Longa Estrangeiro no Festival de Cinema de Gramado 2020, é interessante de se analisar, pois pode ser dividido em 2 extremos distintos: o primeiro e melhor, um sensível retrato sobre as dores e sofrimentos de sua protagonista; já o segundo, um Leia mais… »

Crítica: Um Animal Amarelo (2020, de Felipe Bragança)

Excêntrico e nada convencional, Um Animal Amarelo, tem tudo para se tornar um cult nacional, isto é, porque além de muita qualidade, o longa dialoga com o cinéfilo brasileiro. Sendo quase uma sátira para com o mesmo, vemos Fernando, um cineasta falido que busca fazer seu filme e resolver questões do seu passado familiar. É Leia mais… »

Leve e Descontraído, Filme de ‘Enola Holmes’ Faz Jus ao seu Famoso Irmão Detetive (2020, de Harry Bradbeer)

  Enola Holmes é uma saga de livros criada em 2006 por Nancy Springer, que toma emprestado do universo de Sherlock Holmes, o detetive mais famoso da cultura POP, para narrar as aventuras de sua “fictícia” irmã caçula, a personagem título. Eis que a Netflix acaba de lançar o longa-metragem baseado na obra literária, trazendo Mille Leia mais… »

Crítica: Você Tem Olhos Tristes (2020, de Diogo Leite)

O caixote térmico vermelho tingiu São Paulo. Com o aplicativo na mão e a bicicleta alugada, são muitos os que enfrentam a cidade e suas bestas. Não bastasse a condição precária e o pagamento baixo, é parte do retrato do trabalhador a colisão com muitas facetas do racismo.  O curta acompanha a jornada de Luan, Leia mais… »

Faster, Cheapper, Better andou para que Don’t Worry, Darling pudesse correr

Se agosto foi um mês de decepção para os fãs de Harry Styles, após rumores de que o cantor britânico estrelaria o filme Faster, Cheapper, Better ao lado de Brad Pitt terem sido negados pelo próprio ator, setembro trouxe de volta o alvoroço nas redes sociais com notícias emocionantes para os ávidos por conteúdo do cantor. Leia mais… »

Crítica: Blackout (2020, de Rossandra Leone)

Blackout é, sem dúvidas, um filme sobre os nossos tempos. No curta, o futuro do Rio de Janeiro ainda carrega o abuso de autoridade, as violações dos direitos humanos nas favelas, o machismo e, principalmente, o racismo.    Em 2048, o governo dispõe de uma técnica de controle social que, visto pela classe opressora como Leia mais… »

Crítica: Atordoado, Eu Permaneço Atento (2020, de Henrique Amud e Lucas H. Rossi dos Santos)

Atordoado, Eu Permaneço Atento usa do nome da música de Chico Buarque para, assim como muitas de suas canções, ser uma balada que retrata os horrores de quem realmente viveu na época da ditadura e porque não podemos esquecê-los. A memória, eu diria, é a alma do documentário, ele não se preocupa em contar as Leia mais… »

Crítica: Todos os Mortos (2020, de Marco Dutra e Caetano Gotardo)

Uma interessante investigação da relação entre as temporalidades e os processos de colonização e escravidão no Brasil Após estrear, no começo do ano, na septuagésima edição do Festival de Berlim, o filme Todos os Mortos, dos diretores Marco Dutra e Caetano Gotardo, tem sua estreia em solo nacional no Festival de Gramado, participando da competição Leia mais… »