Oscar 2021 é adiado para uma nova data, para abranger mais filmes na premiação!


Na segunda-feira (dia 15), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou que o Oscar 2021 foi adiado para o dia 25 de abril. Inicialmente, a cerimônia seria realizada em 28 de fevereiro de 2020. Porém, com a pandemia da Covid-19, muitos filmes tiveram suas datas de estreia postergadas e não seriam elegíveis aos prêmios.

Além de adiar a data da celebração, a Academia também alterou os critérios para os filmes se enquadrarem como candidatos aos principais prêmios do cinema. Com isso, o dia 28 de fevereiro passa a ser a data limite de estreia para a candidatura dos filmes.

Essa mudança anula a regra de que apenas os filmes lançados e exibidos nos cinemas de Los Angeles durante 2020 poderiam ser indicados ao Oscar 2021. Um exemplo de filme que seria elegível à categoria de Melhor Filme era Sonic: The HedgeHog. Porém, não existiriam muitos concorrentes nessa competição.

A cerimônia do Oscar é a última data de um importante calendário de divulgação dos filmes. Com as novas mudanças, a agenda para organização do evento, acontece da seguinte forma:
  1. Anúncio de finalistas: 9 de fevereiro de 2021
  2. Anúncio dos indicados: 15 de março de 2021
  3. Premiação: 25 de abril de 2021
A cerimônia já foi adiada apenas 3 vezes ao longo da sua história antes: uma vez em 1938, por conta de uma inundação, em 1968, após o assassinato do líder Martin Luther King Jr. e em 1981, após uma tentativa de assassinato contra o então presidente Ronald Reagan.
O adiamento do Oscar 2021 segue uma série de mudanças decididas pela Academia nos últimos anos. Uma delas mudava a regra de que apenas filmes exibidos nos cinemas poderiam concorrer aos prêmios, englobando longas que são lançados em plataformas de streaming online. Com isso, produções como História de Um Casamento e Roma, ambas da Netflix, podem concorrer na premiação.



O que você acha das mudanças do Oscar em 2021? Deixe a sua opinião abaixo e compartilhe a notícia com os amigos!

Deixe uma resposta