Crítica: A Odisseia dos Tontos (Sebastián Borensztein, 2019)

Filmes: A Odisseia dos Tontos – A Argentina nos tempos do Corralito

A Odisseia dos Tontos é um filme de Sebastián Borensztein, diretor argentino que é conhecido principalmente pelos filmes Um Conto Chinês e Kóblic. E neste novo longa, traz de volta para as telonas o ator e protagonista de filmes como Truman e também de seu longa Um Conto Chinês, Ricardo Darín, que é o maior astro do cinema argentino. A Odisseia dos Tontos traz ao público uma trama de Crime, Thriller e Drama.

A Odisseia dos Tontos conta ainda com a presença de Chino Darín, filho de Ricardo Darín e que também já participou de filmes como O Anjo e Durante a Tormenta.
O longa é uma adaptação do livro La Noche de la Usina, de  Eduardo Sacheri, abordando uma visão dos injustiçados pelo golpe bancário argentino de 2001, conhecido como Corralito, de uma forma divertida e até cômica de como um grupo desfavorecido pelo golpe, decide virar o jogo.

Não sabe o que é o Corralito? Não tem problema! Corralito foi uma medida implantada pelo governo, que impediu que toda a população tivesse acesso a seu dinheiro depositado nos bancos, visando evitar a quebra do sistema financeiro, mas deixando grande parte da população argentina com o capital zerado.
Se fôssemos dividir a trama por seu caráter de crime ,drama e de comédia, ficaria evidente que o protagonista Fermín é o maior polo para a criação do crime e do drama no longa, de forma que é a partir de sua perspectiva que percebemos todas as consequências do Corralito em sua família e em sua cidade.

A Odisseia dos Tontos - Trailer Oficial - YouTube


Por outro lado, pode-se dizer que grande parte dos coadjuvantes, são o principal foco da comédia do filme, a maneira como criaram uma trama que une desde o início personagens tão diferentes, com vidas muito distintas e personalidades mais ainda, em prol de um bem comum. Levando-os a situações mais do que inusitadas, com atores que podem ser considerados as escolhas perfeitas para cada uma de suas personalidades únicas no filme.

Outro aspecto da trama muito importante são as ideias criadas para fazê-la progredir, que são tão inusitadas e impossíveis, que chegam na beira do impossível e do imprevisível, com cenas cômicas em que todo espectador pensa “Só em filme mesmo”, e ao mesmo tempo conseguindo trazer um caráter humanitário e metalinguístico ao filme que só quem assiste consegue notar.
O longa conta ainda com uma grande produção, trazendo para as telas elementos conhecidos  em filmes de ação e aventura, mas inesperados para um filme de comédia, drama e thriller que parece tão cotidiano como este, trazendo cenas de explosão, acidentes de carro, tratores e muito mais.

Picanha Cultural: Cinema - A Odisseia dos Tontos (La Odisea de Los ...

Algumas cenas o longa trazem aspectos do roteiro que podem parecer forçados ou falta de criatividade,  trazendo às telonas e ao filme um caráter banal que aos cineastas mais experientes pode-se considerar uma queda de qualidade do cinema que estamos acostumados a ver. Porém, se levarmos em conta que este foi um jogo dos roteiristas e do diretor para incluir cenas cômicas e ideias tão complexas na mente de pessoas  não está acostumadas, pode-se deixar passar.

Assim, A Odisseia dos Tontos pode não agradar de início, mas é importante ressaltar que este é um dos cinemas latino-americanos com maior sensibilidade, trazendo sempre temas humanitários e comuns a todos, em situações cotidianas inusitadas. 
Então se você se deparar com o longa A Odisseia dos Tontos, não ache que é apenas um filme de comédia, ou apenas um filme “tonto” ele é muito mais do que isso, e chegou aos cinemas justamente para mostrar que não é porque alguém faz parte de uma minoria injustiçada e trabalhadora, que não sabe lutar pelo que precisa quando quer.

Uma história de força, união, perseverança e coragem de mudar o que para muitos era impossível. Baseada em uma situação real em que a população da Argentina viveu, trazendo ao público um fato histórico e uma mensagem de motivação.

A Odisseia dos tontos (2019) | Crítica - Home | SiriNerd

 






Título Original: 

La Odisea de los Giles
Direção: Sebastián Borensztein
Duração: 116 minutos
Elenco: 

Ricardo Darín, Luis Brandoni, Chino Darín
Sinopse: 

Em uma cidade distante na província de Buenos Aires, durante a crise econômica, um grupo de moradores decide reunir a quantia de dinheiro necessária para comprar alguns silos abandonados em uma propriedade agroindustrial. Mas, mesmo antes de poderem executar o projeto, um golpe faz com que eles atinjam o fundo do poço e reajam diante da injustiça.
Trailer:



E você? conte pra gente o que achou da crítica e do filme nos comentários. E se gostou, não esqueça do seu like 🙂

Deixe uma resposta