Porque você deve acreditar em Percy Jackson, a nova franquia do Disney+

greek goods and percy jackson 2 flashcards on Tinycards

Em meio ao período de pandemia global, a gigante do entretenimento, Disney, abalou o mundo da cultura pop anunciando a nova atração do seu serviço de streaming, Disney+, que será a série adaptando a famosa saga literária Percy Jackson & Os Olimpianos.

Com o total de 50 milhões de livros vendidos para 35 países, a saga literária é considerada uma das mais populares da atualidade, com uma base de fãs extremamente fiel, inclusive no Brasil, que é considerado pelo próprio autor e criador da série Rick Riordan, o segundo país no mundo que mais leem os livros de seu universo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Para quem não conhece os livros, a saga narra as aventuras de um garoto problemático chamado Percy Jackson, que descobre ser filho de um deus grego, e que todas as divindades e monstros da mitologia grega estão vivendo em território americano a séculos em segredo. Por conta disso, ele é transportado para o único lugar seguro para pessoas como ele, que são chamados semideuses, o Acampamento Meio-Sangue, onde Percy deve treinar suas habilidades e descobrir segredos do seu passado e até mesmo do seu futuro, pois ao longo da série, Percy descobre que está ligado a um destino sombrio que pode salvar ou destruir toda civilização.


A série se sustenta em cinco livros: O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano. Os livros são um ótimo exemplo de série literária que combina aventura com drama, personagens cativantes e com muito humor, além de ser uma ótima porta de entrada para mitologia grega para todos os públicos.

Muitos fãs sentem que o universo criado por Riordan tem muito potencial de se tornar uma franquia de muito sucesso, derivando de sucessos como Harry Potter ou Jogos Vorazes. Porém não obteve o sucesso que merecia, principalmente vindo das adaptações cinematográficas de 2010 e 2013 que ambas foram rejeitadas pelo fãs da obra original e até ignoradas pelo grande público, tanto que até o próprio autor revelou em 2018 que ele alertou os executivos da Fox Films que as decisões na adaptações eram as piores possível para fazer o mesmo sucesso dos livros.

Mesmo assim, muitos fãs faziam campanha através de hashtags em redes sociais pedindo uma adaptação à altura dos livros, sendo adaptado em qualquer lugar, até mesmo na Netflix. Até que no final de 2017, a Disney adquiriu o grande conglomerado da Fox, sendo assim muitas propriedades passaram a ser da casa do Mickey Mouse, entre elas a franquia Percy Jackson, que inclusive motivou o próprio autor a querer uma nova chance da sua maior criação de ter uma adaptação decente, e depois de muitas discussões e negociação, o estúdio acabou dando sinal verde para a produção de uma série live-action para o streaming da Disney, que por enquanto segue sem previsão de estreia.

O projeto possui muito potencial, que tem tudo para ser uma grande franquia dentro do streaming, e aqui listamos motivos para você acreditar nessa futura série.

 1.         Terá a supervisão do próprio autor

Rick Riordan vai escrever livros sobre mitologia nórdica - Jornal ...

Uma das coisas que mais questionaram em relação das adaptações de 2010 e 2013 era a falta de fidelidade do seu material de origem , desde a mudança de idade, onde os personagens são caracterizados por terem 12 anos nos primeiros livros, e no filme eles já começaram com 16 anos, além de mudanças extremas no texto original que tiravam todo o carisma da história e dos personagens. Então o próprio Rick Riordan garantiu que a produção da série terá a supervisão e a benção do autor, desde escolha de elenco, até decisões na adaptação no roteiro.

Isto pode ser positivo, pois muitas das adaptações de séries literárias recentes, como Desventuras em Série e His Dark Materials, cujas adaptações para o cinema foram decepcionantes, ganharam uma nova chance como produções para tv, que ambas agradaram tanto a crítica, quanto os fãs dos livros, pois elas obtiveram consultoria dos próprios autores desde desenvolvimento de roteiro até nas decisões de direção, que levariam ao tom ideal para a história adaptada. Isto pode funcionar ao Percy Jackson que, com ajuda do próprio autor, pode entregar uma série que respeite a obra e que cative velhos e novos fãs.

2.         É uma franquia que pode ser muito maior

Rick Riordan's slow escalation in diversity - The Fandomentals

Riordan garantiu que a série adaptará a saga em 5 temporadas, cada uma adaptando um livro, começando com a primeira temporada adaptando O Ladrão de Raios. Porém, dependendo do resultado final, a série de Percy Jackson pode se estender e expandir muito mais do que se centrar em uma série só. O universo criado por Rick Riordan é vasto de personagens que não se centram em apenas em mitologia grega, a saga de Percy possui duas sagas derivadas como Os Heróis do Olimpo e As Provações de Apolo que abordam Mitologia Greco-romana, além de outras sagas que abordam mitologias diferentes, como As Crônicas dos Kane que traz à tona a mitologia egípcia e Magnus Chase e os Deuses de Asgard adaptando ao mundo moderno a mitologia nórdica.

Todas essas sagas se passam no mesmo universo e muitas vezes são referenciados acontecimentos e personagens em livros diferentes, ocorrendo até mesmo crossovers em contos derivados. Sendo assim, esperando um resultado positivo da primeira saga de Percy, outras séries possam ser adaptadas e haver conexões com a primeira produção e até rendendo crossovers.

Isso pode ser um grande diferencial para o Disney+, ter uma série de fantasia que se expanda em um grande universo conectado de sagas pode se assemelhar em franquias de seriado de sucesso como o do Arrowverse ou a do universo compartilhado da série Chicago , ou até mesmo se espelhando na sua franquia de maior sucesso, com o universo cinematográfico da Marvel.

3.         É perfeita para o Disney+

Disney revela a cara, o preço e o conteúdo do Disney+ - Canaltech

Apesar de ser carregado de sucesso, o streaming da Disney tem enfrentado polêmicas com relação ao seu catálogo de conteúdo original, pois muitas produções foram barradas durante a produção por não se encaixarem no padrão estabelecido para o Disney+, ou em outras palavras ser um conteúdo para toda a família. Entre eles a produção da série da Lizzie Mcquaire que foi paralisada durante a gravação do piloto por abordar assuntos muito adultos, ou a série estrelada pelos vilões da Disney que foi cancelada por ser considerada “sombria demais” para o serviço.

No caso do Percy Jackson, pode não haver complicações, pois o conteúdo dos livros é totalmente para todas as idades, mesmo tendo seus momentos mais tensos e dramáticos, tudo isso é equilibrado pelo bom humor dos personagens. Então é muito provável que o seriado não possua problemas na sua produção na tentativa de se adequar ao padrão do tipo de produções do streaming, que não precisa só se limitar a suas franquias já consolidadas, como Marvel e Star Wars.

4.         Grandes investimentos e efeitos visuais

In Memory of Fallen Monsters | Read Riordan

Como se nota na leitura dos livros, as histórias contém uma vasta de grande cenas de batalhas com monstros e divindades gregas convivendo no nosso cotidiano, então é visto que será necessário muito investimento em grande escala e de efeitos especiais, principalmente nos próximos livros quando a história fica cada vez mais grandiosa e ambiciosa. Então é necessário haver um grande investimento de escala cinematográfica para trazer o universo Percy Jackson com dignidade.

Isso não será um problema vindo do Disney+, pois já foi revelado durante o planejamento do conteúdo, que as suas produções teriam um orçamento tão grande quanto as sua produções cinematográficas, como a série de Star Wars, The Mandalorian, então podemos esperar algo digno e grandioso como a saga necessita.

5.         Pode se comunicar com uma nova geração

Percy jackson characters by Jazzywazzy101 on DeviantArt

Os livros existem desde 2005, e ainda conquistam novos fãs que até hoje seguem fielmente os personagens e o universo que tanto cativaram. Eles sempre acreditaram que o universo criado por Riordan é incrivelmente bem feito e que seus personagens transmitem empatia e emoções como poucas séries literárias passam.

Com uma nova adaptação, entregando a qualidade merecida, essa saga ainda pode cativar e conquistar mais fãs e ter um sucesso estrondoso que poderia ter feito a anos atrás se os filmes tivessem o devido carinho que necessitavam. E muitas tentativas de emplacar novos universos de fantasia desde o encerramento da saga Harry Potter se mostraram fracassadas, porém o universo de Riordan é carregado de emoções e personagens incrivelmente bem construídos e uma história muito envolvente. Então diante da variedade de séries de fantasia que estão tentando decolar na competição de streamings que se estenderá ao longos dos próximos anos, Percy Jackson é carregado de possibilidades grandes nesse cenário.

O que achou do anúncio da série? Já leu os livros de Percy Jackson?
Acredita no potencial da série?
Curta nossa página, escreve um comentário e acompanhe nosso site para mais novidades!

Ettore R. Migliorança

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário