Crítica: Your Lie in April (2014, de Kyōhei Ishiguro)


Shigatsu wa Kimi no Uso, ou Your Lie in April, como é conhecido no ocidente, é um anime baseado na série do mangaká Naoshi Arakawa. Os 11 volumes correspondentes aos mangás foram lançados de 2011 a 2015, e entre os anos de 2014 e 2015 saiu o anime ao qual me refiro.

Aqui, seguimos a história de Arima Kōsei, um menino de 14 anos que costumava tocar piano profissionalmente, mas se afastou da música clássica após a morte da sua mãe, que costumava lhe ensinar a tocar o instrumento. Antes dessa fatalidade, Arima participava de diversas competições e era reconhecido na área, um garoto prodígio; agora, tudo o que ele faz é fugir do piano o máximo que puder. Isso até conhecer a adorável Miyazono Kawori, uma violinista da sua idade que vai fazer a vida de Arima virar de cabeça para baixo – ou melhor, voltar aos eixos –, querendo ele ou não.

Shigatsu é um anime que conversa muito através da musicalidade nele inserida. Alguns dos 22 episódios são narrados através das personagens tocando, principalmente em cenas de apresentação, e as escolhas musicais não deixam a desejar; muito pelo contrário – elas tiram o fôlego do espectador e se encaixam no enredo com perfeição. Os diálogos das personagens pertencentes a esse mundo de música clássica também são muito interessantes de se observar, seja quando eles discutem sobre Kreisler ou comentam sobre Chopin de um jeito divertido, agradando mesmo os que conhecem pouco.
A respeito das aberturas, as duas são muito boas e se concentram mais nas personagens do que na narrativa em si, portanto não são cheias de spoilers. Apesar disso, a primeira é melhor e mais marcante do que a segunda, seja pelas cenas escolhidas ou pela música, Hikaru Nara, que é animada e fica marcada desde o primeiro episódio. Quando você menos esperar, ela vai estar tocando na sua cabeça em repeat.

Embora seja classificado como shōnen – ou seja, visa um público de 12 a 18 anos –, o anime satisfaz diferentes faixas etárias. Ao longo dos episódios, percebemos que a história não é só divertida, mas sim bastante profunda, e chega a tocar em assuntos pesados, como depressão e culpa, mesmo não falando explicitamente sobre eles. Além disso, vemos muito sobre amizade, uma pitada de romance juvenil e dramas adolescentes.
A construção das personagens é muito boa e bastante consistente. Tanto os protagonistas quanto as personagens secundárias têm seus passados ao menos um pouco explorados, o que nos permite conhecê-los um pouco mais. As atitudes de cada um também são condizentes com o que eles mostram de si, e em nenhum momento eles parecem forçados a ser quem não são ou fazem algo extraordinariamente fora do comum. Isso torna o anime ainda mais fácil de assistir, porque nós nos relacionamos com o que estamos vendo e conhecemos as personagens bem o suficiente para acreditar que elas são parte da nossa vida.

Your Lie in April é encantador em diversos níveis. Para além do enredo, as cenas da infância de Arima com seus melhores amigos, Sawabe Tsubaki e Watari Ryōta, são tão fofas que é como observar filhotinhos. Dá vontade de apertar, morder, gritar e chorar, tudo ao mesmo tempo. De uma forma ou de outra, isso também faz com que nós nos apeguemos mais a cada um deles.

O traço do desenho é delicado e artístico, combinando muito com a história. As cores utilizadas em cada momento são muito bem escolhidas, e varia das mais vivas até as pastéis dependendo do momento e do que quer ser passado. Cada detalhe combina perfeitamente – as cores, a música e a narrativa –; um não pode ser analisado sem o outro, já que fazem parte de um todo, e esse conjunto é apenas excepcional.
Apesar de não estar disponível nas maiores plataformas de streaming no Brasil, como a Netflix e a Amazon Prime, Shigatsu wa Kimi no Uso é um anime que vale muito a pena correr atrás para assistir. Por ter apenas uma temporada, é muito fácil de assistir e, também, muito viciante. Você nem vai ver o tempo passar. É o tipo de história que você vai querer ver um episódio atrás do outro, sem cessar, até chegar ao fim. Os fãs de anime que não assistiram precisam ver agora, e os que não costumam ver esse tipo de série, também.

Com uma história delicada e – anote – comovente, Your Lie in April vai te arrepiar até os ossos, seja pela trilha sonora magistral, o visual extraordinário ou a narrativa notória. É o tipo de série que você deve, com toda certeza, conferir o mais rápido possível. Não diga que eu não avisei.
Título Original: Shigatsu wa Kimi no Uso

Direção: Kyōhei Ishiguro

Episódios: 22

Duração: 20 minutos

Elenco: Natsuki Hanae, Risa Taneda, Ayane Sakura, Ryota Ohsaka, Saori Hayami, Yuki Kaji, entre outros.

Sinopse: Arima Kousei era um prodígio em se tratando de piano, dominou as competições infantis por anos e todos os músicos infantis conheciam seu nome. Mas com o falecimento da sua mãe, que também era sua instrutora, ele sofre um bloqueio mental no meio de um recital e nunca mais consegue ouvir o som do seu piano, mesmo com sua audição normal. Dois anos se passam e Kousei ainda não tocou em seu piano de novo e vive em um mundo sem cor e sem outros tons. Ele passa a aceitar sua condição e vive feliz com seus amigos, Tsubaki e Watari, até que um dia, uma garota muda tudo. Miyazono Kaori é uma linda violinista, e seu estilo reflete sua personalidade livre e animada. Ela ajuda Kousei a voltar ao mundo da música e mostra a ele que neste mundo ele pode ser livre e não seguir as regras, um jeito muito diferente da estrutura rígida e estilo regrado que Kousei estava acostumado.

Trailer:

Já assistiu? Deixe nos comentários o que achou!

2 thoughts on “Crítica: Your Lie in April (2014, de Kyōhei Ishiguro)”

Deixe uma resposta