Crítica: O Pequeno Príncipe (2015, de Mark Osborne)

O Pequeno Príncipe (2015) | Trailer dublado e sinopse - Café com Filme

O Pequeno Príncipe é um filme de animação francês, dirigido por Mark Osborne, diretor de filmes de animação e de fantasia, como Kung Fu Panda, Bob Esponja O Filme e Monstros VS Aliens.

O longa é uma adaptação do livro infantil de mesmo nome, escrito por Antoine de Saint-Exupéry, um aviador Francês que publicou o livro nos Estados Unidos em 1943. Desde então seu livro tem encantado o mundo inteiro por seus diversos ensinamentos e metáforas infantis.

A adaptação do livro para o filme pode ser considerada muito bem feita, chegando a ganhar o prêmio César de Melhor Filme de Animação (o Oscar Francês) e a passar no festival de Cannes de 2015.


O Pequeno Príncipe - Edição de Luxo - 9788581303079 - Livros na ...

No geral, a trama se mantêm muito parecida com a do livro, porém para dar mais intensidade a história, foi criada a personagem da pequena garotinha  (seu nome não é mencionado no filme), que vive em uma rotina desprovida das alegrias da infância e constantemente seguindo a risca os planejamento de sua mãe para se preparar para seu brilhante futuro sério e sem alegrias.

De acordo com o diretor Mark Osborne, a trama da garotinha foi criada pois ao se deparar com o desafio de adaptar um de seus livros de infância preferidos,  ele afirmou: “Entendi que só conseguiria isso se criasse sentimentos acima do desenho do filme. Meus filhos foram minha referência. Por isso criei a garotinha e o meu filho dublou o Pequeno Príncipe“. 


Le petit prince png 4 » PNG Image

É com este início que nos deparamos com a trama que apresenta um grande diferencial na direção de arte, com divisões de momentos e expressão de emoções bem definidas apenas por um quadro visto do filme. Isso ocorre de forma que o mundo sem infância e repleto de obrigações, responsabilidades e sem tempo para ser feliz nos é mostrado em uma paleta de cores frias e neutras que nos transmitem exatamente esse sentimento, repleto de cinza, branco, preto e tons de azul e roxo.

Porém, a trama logo se transforma, alterando consigo seus personagens e junto com eles, a paleta de cores. A trama do O Pequeno Príncipe por sua vez nos é mostrada pela perspectiva da garotinha e do aviador, o autor da história tanto na vida real, como no filme. E conforme a garotinha se envolve com a história, seu mundo vai ganhando mais cor, e nunca mais poderá ser o mesmo, ganhando mais alegria e cores muito mais quentes, como o vermelho, laranja e o amarelo.
 Resenha do filme O Pequeno Príncipe... uma releitura moderna para ...
Pin de Greyce em Geek | O pequeno príncipe filme, Pequeno principe ...

Além disso, algo que não se pode deixar de fora, é analisar a qualidade da animação realizada, pois duas técnicas foram aplicadas maravilhosamente neste único longa, de forma que a trama principal da garotinha, sua mãe e o aviador nos é apresentada a partir da técnica de animação 3D, enquanto a história do pequeno príncipe, nos é mostrada a partir da técnica do stop-motion, diferenças estéticas claras para qualquer um que assistir a trama, e que conseguem nos transformar mesmo assim para dentro das duas histórias.

O roteiro convence, a adaptação bem realizada e a criação dos personagens da cidade, consegue nos transmitir com clareza as mesmas lições que encontramos no livro sobre amizade, amor, responsabilidade, esperança, infância e felicidade. De início a rotina chata e sem emoção dos adultos, em intenso e constante contraste à vida do aviador e do pequeno príncipe.

Porém, a trama permeia todos estes ambientes em cada parte da narrativa, podendo ser dividida em três, como os três atos do cinema, o primeiro é o mundo chato dos adultos, o segundo o mundo animado do aviador e sua apresentação para a garotinha, para por fim, nos depararmos com uma fantástica mistura dos dois mundos, o fim da jornada de todos os personagens envolvidos e suas transformações ao longo dela.
O Pequeno Príncipe" deve chegar à Netflix ainda neste ano

Apesar de ser uma trama infantil e ser aquele típico filme fofo em que terminamos com um sorriso no rosto, é impossível não se maravilhar com a qualidade imagética da trama, as cores e a história que comove e que fez parte da infância de muitos, transmitindo assim como no livro, a importância dos nossos sentimentos e de aproveitar cada momento de nossas vidas, para não transformá-la em algo triste e sem sentido. 


O Pequeno Príncipe, o filme, assim como o livro, são essenciais para qualquer pessoa em qualquer fase da vida. O longa está disponível atualmente na plataforma da Netflix.
O Pequeno Príncipe (2015) - Assistir Filme Online em HD

Título Original: Le Petit Prince
Direção: Mark Osborne
Duração: 107 minutos

Elenco: 

Mackenzie Foy, Rachel McAdams, Paul Rudd, Jeff Bridges.
Sinopse: 

A Pequena Garota encontra o excêntrico Aviador, que a introduz ao mágico mundo do Pequeno Príncipe. Neste mundo em que tudo é possível, a Garota aprende a redescobrir sua infância.
Trailer:


E ai, gostou da crítica? Já assistiu ao O Pequeno Príncipe? 
Deixe seu like e seu comentário pra gente 🙂

Deixe uma resposta