Crítica: O Reino dos Gatos (2002, de Hiroyuki Morita)


Resultado de imagem para o reino dos gatos





O longa de animação O Reino dos Gatos, é um dos incríveis filmes do famoso estúdio japonês Ghibli, tendo como diretor Hiroyuki Morita.  O filme chegou aos principais cinemas e ao alcance do público em 2002, ano seguinte da produção do famoso e um dos mais queridinhos filmes do estúdio As Viagens de Chihiro, infelizmente a animação com pouco mais de uma hora de duração não teve tanta repercussão, sendo uma adaptação de um antigo roteiro do estúdio chamado Mimi no Sumaseba.

Resultado de imagem para o reino dos gatos

O Reino dos Gatos, assim como muitos outros filmes do estúdio Ghibli chegou recentemente à Netflix, devido a parceria da plataforma de streaming com o estúdio.

A animação desde seu início faz jus ao estilo do estúdio, porém contando com claramente um baixo custo de produção, onde o forte da narrativa não é a direção de arte e efeitos gráficos inseridos na trama, mas sim o roteiro cativante e artes japonesas belas e simples.

Resultado de imagem para o reino dos gatos

Além disso, O Reino dos Gatos, assim como muitos outros filmes do estúdio, nos transporta para um outro universo, completamente diferente do pertencente a protagonista, porém consegue ao mesmo tempo nos convencer de tal forma que nunca poderíamos duvidar de sua existência ou da veracidade da história.

Resultado de imagem para o reino dos gatos

O filme, apesar de curto, consegue condensar em todo seu roteiro uma série de acontecimentos, tornando-o divertido, engraçado e cativante. Porém, mesmo com sua classificação indicativa livre e sua constante referência direta aos contos de fada da Disney, o filme tende a agradar muito mais aos olhos adultos do que aos juvenis, trazendo traços lúdicos, momentos em que o diretor não perde a chance de contar uma piada e de cenas sempre acompanhadas de uma trilha que se encaixa na trama de tal forma, que mal a notamos, mas que sem ela, a concepção da história seria muito diferente.


O Reino dos Gatos está hoje no catalogo na Netflix.


Resultado de imagem para o reino dos gatos





Título Original:  Neko no ongaeshi

Direção: Hiroyuki Morita

Duração: 74 minutos

Elenco: Chizuru Ikewaki, Yoshihiko Hakamada, Aki Maeda

Sinopse: Após salvar um gato de ser atropelado, Haru (Chizuru Ikewaki), uma menina preguiçosa e que sempre se atrasa para a escola, recebe a visita do Rei dos Gatos. Ele a convida para conhecer seu reino, onde os animais falam e comportam-se como seres humanos.


Trailer:

E você o que achou da crítica? Qual seu filme preferido do estúdio Ghibli? Deixe seu like e seu comentário pra gente :)

Caroline Oliveira

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário