Crítica: Casamento às Cegas (2020, de Chris Coelen)

Resultado de imagem para casamento as cegas


O reality show da Netflix, Casamento às Cegas, chegou a Netflix no último mês e para muitos perfis do streaming, já foi uma das principais indicações da plataforma, tendo entrado até em seu top 10.

O reality, que é dividido em 10 episódios de aproximadamente 1 hora cada 1, entrou na plataforma dividido em 5 semanas, de forma que a cada quinta-feira, dois episódios eram lançados. Os últimos ficaram disponíveis nesta última quinta-feira, 27 de fevereiro.

Casamento às Cegas tem como premissa principal responder à questão: é o amor realmente cego? Sendo esta premissa até o que dá o nome original americano ao reality: Love is Blind. A partir disso, os dois apresentadores Nick Lachey e Vanessa Lachey nos apresentam todas as fases do reality e seus respectivos participantes.

Resultado de imagem para casamento as cegas

Inicialmente, um grupo de 15 homens e um grupo de 15 mulheres, são colocados por duas semanas para terem encontros ás cegas, dentro de cabines, para se conhecerem melhor, de forma que apenas poderão ver sua aparência, a partir do momento em que forem pedidos em casamento e que o outro diga sim. Desse ponto, irão se conhecer fisicamente e passar duas semanas em um resort no México como pré lua de mel.

E como fase final, os noivos voltam para a vida real, morando juntos, para apresentar seus noivos e noivas às suas famílias e preparar o casamento dali a 20 dias.

Resultado de imagem para casamento as cegas

Como estrutura narrativa, o reality é dividido basicamente em acompanhamento da jornada de cada um destes casais, intercalado por depoimentos destes, montados ao logo dos episódios de acordo com o momento em que estão com seu cônjugue.

Todos os episódios também acompanham as mesmas fases de todos os casais, de forma que ao assistir é possível acompanhar as diferentes formas de desenvolvimento dos relacionamentos e também torcer para determinadas pessoas. Assim, a montagem é feita de forma belíssima, de forma a prender o espectador ao show do icio ao fim, apresentando em todos os momentos enquadramentos belíssimos e imagens de transição mais lindas ainda; combinando perfeitamente com as trilhas inseridas nos momentos certos, uma montagem digna de cinema.

É possível notar, também, que quando alguns flashbacks são necessários ao longo dos episódios, estes aparecem sempre com montagens e enquadramentos diferentes dos que aparecerem anteriormente, trazendo ao público uma sensação diferente ao assistir a mesma cena e tornando o reality mais dinâmico.

Resultado de imagem para casamento as cegas

Como pontos negativos, existe o fato de que na primeira fase, em que os casais ainda não estão formados, devido a montagem e talvez a falta de conteúdo interessante por alguns personagens, não acompanhamos todos igualmente, de forma que alguns prendem mais a atenção do público, enquanto outros quando aparecem se tornam quase irrelevantes para a história.

Outro ponto negativo é o fato de sempre acompanharmos a mesma trajetória para todos os casais, em que por um lado isso se torna interessante para ver as diferentes evoluções de cada um. No episódio do casamento por exemplo, se torna extremamente repetitivo,  pois apesar de o resultado para os casais ser diferente, a jornada de preparação para ambos é a mesma, incluindo a entrada na igreja, que tem sempre o mesmo discurso do padre, que fica cansativo a partir do momento em que como público o que mais estamos interessados é saber o veredito final dos noivos. 

Casamento às Cegas é um reality que trouxe uma questão universal, de uma forma extremamente criativa e fora dos padrões, afinal… ninguém imaginaria conhecer uma pessoa sem nunca ver sua aparência e se casar com ela 6 semanas depois. Por isso, o reality prende o público e vai respondendo suas questões, de forma que no decorrer da trama, é impossível não querer saber como tudo terminará para cada um deles.

Casamento às Cegas está hoje disponível em sua íntegra na Netflix. Lembrando que hoje, dia 5 de março de 2020, a Netflix está lançando um episódio especial do reality, o reencontro destes casais após um ano das gravações do programa, não deixe de conferir.


Título Original: Love is Blind

Direção: Chris Coelen

Duração: 10 episódios de aproximadamente 60 minutos cada.

Elenco: Nick e Vanessa Lachey 
Sinopse: Primeiro vem o amor. Depois, o compromisso. O encontro? Só mais tarde. Desta vez, a busca pela alma gêmea é cega.

Trailer:

E ai, gostou da crítica? Conte pra gente o que achou do reality nos comentários 😉

Deixe uma resposta