Retrospectiva STAR WARS - Parte 3 (Era da Resistência)

Resultado de imagem para star wars sequel trilogy
Estamos a poucos dias do lançamento do novo filme do universo de Star Wars, A Ascensão Skywalker, no qual foi sendo vendido como o último filme da saga principal do universo criado por George Lucas, que recebe o nome de Saga Skywalker, sendo narrados pelo filmes de I até IX.

Por isso em meio a essa empolgação e expectativas para o novo filme, nossa equipe está realizando um super especial para relembrar todos os principais filmes, para te preparar para as grandes revelações que irão supreender todos nós.

Já relembramos os principais eventos do primeiros filmes cronológicos com a Trilogia prequel (Era da República), relembramos os principais acontecimentos da cultuada Trilogia clássica (Era da Rebelião), e hoje na terceira e última parte vamos relembrar os acontecimentos da atual trilogia, também conhecida como a Trilogia sequel e que recebe o título oficial de Era da Resistência.

Antes de iniciar o especial, é bom relembrar certas observações:

- Esse especial abordará apenas os eventos da Saga Skywalker, e não vamos puxar acontecimentos de outras produções da franquia, como os filmes derivados Rogue One e Han Solo. Nem mesmo das séries animadas ou até a recente série de sucesso The Mandalorian.

- É necessário entender que no universo Star Wars canonizado, a nomenclatura de anos nesse universo é bem diferente de outras franquias, onde, segundo as informações passadas pelo grupo de storytelling da Lucasfilm, o evento principal que simboliza o ano zero nesse universo é a Batalha de Yavin, onde os rebeldes explodiram a primeira ESTRELA DA MORTE. Por isso, os períodos de acontecimentos das trilogias se estendem no antes e depois desse acontecimento e a nomenclatura se divide entre A.B.Y (Antes da Batalha de Yavin) e D.B.Y (Depois da Batalha de Yavin).

Agora se acomode no seu assento da nave, ligue o hiperpropulsor e junte-se a nós, pois relembraremos a Saga Skywalker!!!

Atenção: spoilers dos dois filmes atuais da trilogia sequel!!!!

Era da Resistência

 Resultado de imagem para first order symbol Imagem relacionada
Principal guerra nesse período: Primeira Ordem X Resistência

Contexto: Com o Império derrotado, uma Nova República comanda a galáxia com uma nova restruturação. Na tentativa de impedir uma nova ditadura, o novo governo aposta numa proposta antimilitarista desejando criar um controle pacífico e justo. Após muitos anos de estabilidade, a iniciativa acaba enfraquecendo as defesas do frágil poder, dando o surgimento de uma facção militar misteriosa e perigosa chamada Primeira Ordem, e a única unidade de defesa contra essa ameaça é um grupo militar da Nova República chamada Resistência, chefiada pela General Leia Organa.

32 D.B.Y: Em meio a esse conflito, Luke Skywalker, o ultimo jedi vivo na galáxia está desaparecido, e Leia deseja mais do que tudo é que seu irmão retorne para ajudar a derrotar o eminente mal. Todos estão à sua procura, inclusive os membros da alta patente da Primeira Ordem, entre eles Kylo Ren, mestre da ordem dos Cavaleiros de Ren.

Resultado de imagem para kylo ren force awakens

- Iniciando a busca pelo seu irmão, Leia envia o seu piloto mais audacioso, Poe Demeron, para o planeta desértico Jakku para encontrar Lor San Tekka, um ancião remanescente da religião da Força e antigo aliado da família Skywalker, para obter uma pista sobre a localização de Luke.

Resultado de imagem para lor san tekka

- Poe chega até Jakku ao lado de seu droid BB-8 e recebe um mapa do paradeiro de Luke, porém a Primeira Ordem já sabia da localização de Demeron e envia uma tropa chefiada por Kylo Ren e pela Capitã Phasma, comandante das unidades de stormtroppers. Poe é capturado, mas consegue esconder o mapa dentro de BB-8, obrigando o pequeno droid a fugir. Poe é levado para o stardestroyer de Kylo Ren.

- Voltando para Jakku, uma garota órfã chamada Rey batalha para sobreviver catando sucata num cemitério de naves remanescente de uma batalha travada anos atrás. Durante o seu dia dia, Rey encontra BB-8 e impede dele ser capturado por um teedo.

Imagem relacionada

- Voltando ao stardestroyer, Kylo tortura Poe para descobrir onde está o mapa para Luke Skywalker, ele permanece prisioneiro até que um stormtrooper desertor chamado FN-2187 o liberta para fugir da Primeira Ordem, Poe e FN conseguem roubar um Tie Fighter e escapam da nave, Poe insiste em voltar para Jakku, mas são atingidos e caem no planeta.

Resultado de imagem para finn desert

- FN, que passa a adotar o nome de Finn, escapa da colisão, porém pensa que Poe tinha morrido e segue sem rumo no planeta, até chegar num entreposto, onde encontra BB-8 e Rey.

- Depois de se encontrarem, uma tropa da Primeira Ordem chega no entreposto à procura do droid de Poe, Rey e Finn decidem fugir numa nave cargueira esquecida no planeta, a Millenium Falcon.

Resultado de imagem para force awakens millennium falcon

- Depois de uma perseguição alucinante, Rey e Finn conseguem fugir do planeta, até serem atraídos por uma nave cargueira contrabandista sendo comandada por dois grandes conhecidos, Han Solo e Chewbacca.

Resultado de imagem para force awakens han solo and chewbacca

- Solo revela para Rey e Finn que está transportando rathars, porém são abordados por piratas que desejam cobrar a dívida que ele deixou. Rey despista os bandidos soltando os rathars, no meio da confusão, todos conseguem fugir na Millenium Falcon, porém um dos piratas conseguem enviar a localização de onde está o droid com a informação preciosa para Primeira Ordem.

- Enquanto isso, num planeta desconhecido, porém com a diferença que existe um disparador enorme, os membros da alta patente da Primeira Ordem se reúnem com alto líder da organização, um alienígena deformado e misterioso conhecido como o Supremo Líder Snoke, que exige que Luke Skywalker seja encontrado, principalmente pelo Kylo Ren, além de anunciar que um despertar ocorreu, e que algo poderoso pode ameaçar o poder do lado sombrio.

Resultado de imagem para force awakens snoke

- Em meio dessa conversa, é revelado que Kylo Ren é na verdade Ben Solo, filho de Han Solo com a Leia Organa e sobrinho de Luke Skywalker. Para se concentrar no poder da escuridão, Kylo medita ao lado de uma relíquia preciosa: o capacete derretido de Darth Vader.

Resultado de imagem para force awakens darth vader

- Eles chegam ao planeta Takodana para encontrar Maz Kanata, uma contrabandista conhecida por Han Solo, pedindo uma passagem para levar o BB-8 para Resistência, a presença do grupo atrai espiões da Resistência e da Primeira Ordem.

Durante a conversa, Finn alerta do perigo da Primeira Ordem e tenta fugir com uma passagem para Orla Exterior, Rey tenta convencer Finn a ficar, mas ela sente um chamado para uma sala escura, onde num baú está um artefato antigo: o sabre de luz de Anakin Skywalker.

Resultado de imagem para force awakens lightsaber

- Ao tocar, Rey recebe uma série de ilusões que possam ser sobre o seu passado: O Luke ao lado de R2, Os Cavaleiro de Ren, e ela criança sendo abandonada em Jakku.

- Maz aparece dizendo que a Rey tem um grande propósito relacionado ao sabre e ao mestre Luke Skywalker, mas Rey renega.

- Enquanto isso, a Primeira Ordem está inaugurando o nível de poder da sua grande arma secreta, a Base STARKILLER, como resposta, eles soltam um raio de energia poderosa, destruindo o sistema Hosnian Prime, a capital da Nova República.

Resultado de imagem para force awakens hosnian prime gif

- Enquanto o ataque repercute em toda a galáxia, o planeta Takodana é invadido por tropas da Primeira Ordem chefiado por Kylo Ren, porém o poder é contrabalanceado com a chegada de esquadrão de X-Wings da Resistência.

Resultado de imagem para force awakens battle of takodana

- Em meio a Batalha, Kylo encontra a Rey e pressente na mente que ela enxergou o mapa que leva ao Mestre Skywalker, então a captura e leva para a Base STARKILLER.

Imagem relacionada

- Finn tenta salvar Rey, mas não consegue, então ele segue com Han Solo e Chewie junto com o exército da Resistência para sua base secreta no planeta D’Qar. Ao chegar no local, acaba-se encontrando com Poe Demeron que sobreviveu à queda em Jakku, e junto com a general Leia Organa, os heróis planejam um ataque.

- Enquanto isso na base STARKILLER, Kylo tenta retirar informações da mente de Rey, mas percebe que o poder da Força nela é mais poderosa do que ele imagina, por isso ele acaba consultando Snoke. Durante isso, Rey utiliza o poder de manipulação mental Jedi para escapar de sua prisão.

- Voltando a D’Qar, Finn revela segredos da Base STARKILLER, durante reunião, a Primeira Ordem está planejando um ataque à base da Resistência, então Leia autoriza que uma equipe se infiltre no território inimigo.

Resultado de imagem para force awakens resistance base

- Ao chegarem na Base, Finn revela que realmente não sabe desativar os escudos que possam iniciar o ataque, então eles acabam sequestrando a Capitã Phasma e obrigando a desativar os escudos e, por fim, Han Solo sugere jogá-la no compartimento de lixo. No meio do trajeto de retorno, Rey acaba se encontrando com o grupo.

- Sabendo dos escudos desativados, o esquadrão de Poe Demeron inicia o ataque à base STARKILLER, por fim o grupo de Han Solo instala os explosivos para abrir uma fissura que possam ajudar o esquadrão a destruir a arma.

- Durante a instalação, Han se reencontra com Kylo, e tenta convencer a deixar o lado sombrio, Kylo até demonstra uma fragilidade, porém ao quase convencer de que pode se redimir, Kylo apunhala Han Solo com o seu sabre de luz, matando o próprio pai.

Imagem relacionada

- Com todos em choque, Finn e Rey tentam fugir, Kylo se refugia na floresta ferido e cruza com eles, e Chewbacca acaba explodindo o extensor do núcleo da arma STARKILLER.

- O esquadrão de Poe Demeron nota a fissura no extensor do núcleo e parte para explodir a base, enquanto isso, Kylo parte para enfrentar Finn e Rey. Finn acaba gravemente ferido, mas Rey utilizando a Força consegue derrotar Kylo, deixa uma cicatriz no rosto de seu inimigo.

Imagem relacionada

- Poe Demeron consegue explodir a STARKILLER, a tempo do Chewbacca resgatar Rey e Finn na Millenium Falcon, fazendo com que todo o exército da Resistência retorne para D’Qar.

- Assim que chegam, R2-D2, o droid de Luke que estava em hibernação desde de que o mestre desapareceu, desperta e libera o resto do Mapa, mostrando a real localização do mestre Jedi desaparecido. Rey parte com Chewbacca e R2 para encontrar Luke.

Resultado de imagem para force awakens resistance

- Porém o ataque à STARKILLER expôs a base de Resistência, levando uma grande frota da Primeira Ordem para atacar os heróis. Poe Demeron lidera um esquadrão de bombardeiros para destruir o encouraçado, porém a atitudes imprudentes de Demeron sacrificam um enorme número de soldados da Resistência, ao retornar a nave central da general Leia, os guerreiros conseguem fugir, porém, um líder militar da Primeira Ordem, Hux, deixou um rastreador no hiperdrive na Resistência, fazendo eles irem atrás dos nossos heróis.

Resultado de imagem para the last jedi bomb

- Rey e Chewbacca chegam ao planeta de exílio do Luke, o planeta Arch-To, onde encontra o mestre jedi desolado e sem esperança por conta dos erros do passado, ele acaba se recusando a ajudar na guerra contra a Primeira Ordem, mesmo Rey insistindo. Durante a estadia em Arch-To, Luke pressente uma energia intensa em Rey.

Imagem relacionada

- Enquanto isso, Kylo Ren é abordado pelo seu mestre Snoke, que passa  a questionar a lealdade e poder do seu aprendiz, fazendo ele ter um ataque de raiva e destruir o seu capacete.

Resultado de imagem para the last jedi kylo destroys helmet gif

- Voltando aos membros da Resistência, Leia rebaixa Poe por conta de seus atos durante a batalha, mas logo são abordados por uma enorme frota de stardestroyer da Primeira Ordem. Num esquadrão liderado por Kylo Ren, o ataque destrói o esquadrão inteiro da Resistência.

- No meio desse combate, Kylo avista a mãe e ameaça atirar nela, mas renega, até que um outro Tie Fighter atira no centro de comando, dizimando todo o alto escalão da Resistência, entre eles o Almirante Ackbar. Com isso o esquadrão afasta, mas o super stardestroyer passa a perseguir nossos heróis.

- Leia fica à deriva no espaço por causa do ataque, mas com ajuda do Força, ela retorna a nave, porém muito ferida. Finn percebe o localizador de Leia para encontrar a Rey caída no chão, com isso ele acaba pegando e decide fugir para reencontrar a sua amiga, mas é abordada por uma agente da Resistência, Rose Tico.

Resultado de imagem para the last jedi leia using the  force

- Rose captura Finn e ouve dele que existe uma maneira de escapar dos stardestroyers da Primeira Ordem, desativando o rastreador, o que leva eles a contarem para Poe Demeron que deseja salvar o exército da Resistência.

- Eles contactam a Maz Kanata que revela que o único que pode se infiltrar no destroyer é o Mestre Decodificador que está num cassino em Canto Bight, Finn e Rose decidem ir a atrás dele enquanto Poe permanece para convencer a nova comandante da Resistência, Almirante Holdo, a concordar com as seus planos para fugir da Primeira Ordem.

- Voltando a Arch-to, Luke, mesmo remoendo remorso e culpa, acaba entrando na Millenium Falcon, onde reencontra seu velho amigo, R2-D2, que implora a Luke que retorne para salvar a galáxia. Luke nega, mas após ouvir uma mensagem antiga de Leia, ele fica balançado.

- Por fim Luke decide dar a Rey três lições que justificariam o abandono dele ao caminho dos jedi, Rey aceita, porém ela sente que a sua mente está conectada com a mente de Kylo Ren.

- Luke ensina a ela que a Força e o seu equilíbrio é mais intenso e poderoso que os ensinamentos do Jedi, no meio da lição Rey fica tentada por uma visão obscura e poderosa, o que afugenta Luke.

Resultado de imagem para star wars luke training rey

- Finn, Rose e BB-8 chegam a Canto Bight, um planeta cassino onde todos estão se divertindo, Finn fica maravilhado, mas Rose revela que o lugar é podre por esta infestado de pessoas que lucram e se divertem com a guerra. Eles conseguem localizar o mestre decodificador, mas acabam sendo presos por guardas locais.

Resultado de imagem para star wars canto bight

- Em Arch-To, Luke ensina uma lição de que o legado dos Jedi é falho e hipócrita, ele afirma isso ao revelar que enquanto treinava uma nova geração de jedi, Ben Solo se voltou contra ele, por culpa de Luke. Rey implora para ele mudar de ideia e provar que é possível que os jedi possam retornar.

- Rose e Finn estão presos em uma prisão em Canto Bight, mas eles conseguem escapar com ajuda de um trambiqueiro estranho e suspeito chamado DJ. Eles se vingam da cidade soltando os fathiers que destroem tudo pela frente. Por fim DJ salva Finn e Rose e revela que pode decodificar a entrada para o stardestroyer.

- Em Arch-To, Rey continua confusa com as visões da Força que ela obteve nas lições com Luke, na conexão com a mente de Kylo, ele revela seu lado da história, em que ele viu o seu tio Luke com o seu sabre de luz ligado querendo mata-lo. Se sentindo mais confusa, ela adentra na caverna de sua visão. Ela implora resposta sobre o seu passado, mas não consegue, o que a faz ela se abrir mais com Kylo.

Imagem relacionada

- Quando a conexão da Força se torna intensa demais ao se tocarem, Rey obtém uma nova visão, mas Luke se apavora ao vê-la se conectando com Kylo.

- Rey obriga Luke a revelar a real história sobre a origem de Kylo Ren, ele revela que enquanto o seu sobrinho dormia, Luke enxergou um futuro violento e sombrio causado por Ben Solo, então por instinto ele decide ligar o sabre de luz e mata-lo, mas Luke desiste no último minuto, até que Ben acorda assustado e ao ver o seu mestre se virando contra ele, ele decide destruir tudo o que Luke construiu, se transformando em Kylo Ren.

Imagem relacionada

- Rey revela que viu que Kylo iria se converter para o lado da Luz, mas Luke não acredita, o que faz Rey sair do planeta.

- Luke, carregado de amargura e rancor, decide queimar a árvore dos textos sagrados dos Jedi, mas antes disso ocorrer, um fantasma de um antigo mestre surge: Yoda.

Resultado de imagem para star wars luke skywalker and yoda

- Luke ameaça queimar a árvore, mas não consegue, porém Yoda invoca um raio que atinge a árvore e a queima. Luke não entende a razão disso e Yoda dá a sua última lição.

“Transmita o que aprendeu. Força, maestria. Mas fraqueza, insensatez e fracasso também. Sim, fracasso acima de tudo. O maior professor, o fracasso é.”

- Rose e Finn partem para desativar o rastreador com DJ. Enquanto isso, Poe está em um conflito intenso contra a Almirante Holdo por não apoiar as suas ideias que pode salvar a frota inteira, o que leva ele a liderar uma rebelião para tirar Holdo do comando.

- Rose e Finn chegam ao super Stardestroyer, DJ consegue liberar a entrada deles para se infiltrar na nave. Eles seguem disfarçados, até que quando estavam prestes para desativar o rastreador, eles são capturados pelo esquadrão liderado pela Capitã Phasma.

Resultado de imagem para star wars the last jedi rose and finn infilterd

- Poe descobre pelo comunicador que a missão de Finn falhou, então, de maneira surpreendente, Leia invade a sala de comando e o imobiliza com sua pistola blaster.

- Poe é levado para a nave de fuga nocauteado, Leia embarca, mas Holdo decide ficar para prosseguir com o plano de Leia.

- Rey chega ao stardestroyer onde Kylo a leva acorrentada para o seu mestre Snoke. O mestre do mal ameaça Rey e a tortura para entrar em sua mente e descobrir onde está Luke Skywalker.

Imagem relacionada

- Após ele descobrir os segredos, Snoke obriga Kylo a matar Rey, mas após se sentir traído pelo mestre, que revelou que suas mentes estavam conectadas por conta dele, Kylo utiliza a Força e mata o seu próprio mestre, o que leva a ele e Rey enfrentar a guarda pretoriana de Snoke.

Imagem relacionada

- Rose e Finn acabam sendo capturados, mas DJ se liberta oferecendo a localização das transmissões das naves de fugas da Resistência, onde Hux ordena que todos os canhões disparem nas naves, ameaçando drasticamente a sobrevivência dos heróis.

- Após Rey e Kylo matarem todos os guardas, Rey implora que Kylo cancele o ataque às naves de fuga da Resistência, mas Kylo, sentindo um intenso conflito decide exterminar todos os caminhos da Força, os Sith e os Jedi, e implora para que Rey se junte a ele.

- Ela nega, mas ele tenta convencer dizendo a ela sua verdadeira origem: que ela era filha de dois sucateiros desprezíveis que a venderam para comprar bebidas, o que a deixa arrasada. Kylo e Rey tentam ao mesmo tempo pegar o sabre de Anakin com a Força, o que leva ele a ser partido em dois e o impacto da luz faz Kylo desmaiar e Rey foge.

- Enquanto isso, Holdo, assistindo toda a frota da Resistência sendo dizimada, ela executa uma manobra ousada, ligando o hiperpropulsor direto no super stardestroyer. Destruindo boa parte da tropa da Primeira Ordem.

Imagem relacionada

- Com o impacto da destruição, Rose e Finn escapam com ajuda de BB-8 do detroyer, no meio desse caos, Phasma cai num buraco de fogo e morre.

- Hux chega até sala de Snoke, encontra o supremo líder morto e Kylo desmaiado, quando acorda, ordena que a frota siga para o planeta abaixo, Hux nega, mas Kylo obriga enforcando com a Força e se consagrando como o Supremo líder da Primeira Ordem.

- Os sobreviventes da Resistência seguem para o planeta desértico de sal, Crait, para enviar uma mensagem de socorro, com isso Rose e Finn chegam para a base e a Primeira Ordem seguem, encurralando com inúmeros walkers ameaçando todos.

- Poe e Finn sugerem ele partirem para cima dos vilões utilizando os spedeers velhos, dando início à BATALHA DE CRAIT.

Imagem relacionada

Poe lidera o esquadrão que junto com Finn e Rose, o ataque piora quando um enxame de Tie Fighters ameaça um ataque no céu, mas tudo isso muda quando a Millenium Falcon chega e destroça todo o esquadrão.

- Poe percebe que o poder de ataque é muito forte, então manda todos recuarem, Finn nega dizendo que era necessário destruí-los se atirando contra o imenso canhão dos inimigos, mas Rose se intervém e o salva. No final ela acaba dando um beijo nele e desmaia.

Resultado de imagem para star wars the last jedi kiss

- O canhão da Primeira Ordem explode a entrada da base e segue para o ataque. Enquanto isso, Leia e sua equipe manda um sinal de socorro aos seus aliados, mas nenhum responde, o que a faz perder a esperança. Até de repente surge alguém inesperado, Luke Skywalker.

- Leia fica encantada ao reencontrar com o seu irmão, e Luke sugere que irá enfrentar Kylo Ren, dizendo que é possível que o seu filho ainda esteja lá.

- Luke segue para frente dos walkers da Primeira Ordem, Kylo se irrita com a presença de seu tio e ordena que todo o esquadrão atire nele, todos obedecem, mas não acontece nada com Luke, Kylo ordena que seja levado até a frente de seu tio, e assim ao estar de frente com ele, Luke e Kylo se enfrentam.

Resultado de imagem para star wars the last jedi luke skywalker vs kylo ren

- Poe, Finn e a Resistência inteira assistem o combate dos dois e Poe percebe que na realidade isso é uma distração de Luke para que a Resistência consiga fugir, então Poe ordena que todos vão para o interior das cavernas. Ao chegarem no final da caverna, eles encontram a passagem barrada por inúmeras pedras, até que Rey com o poder da Força, levita todas as pedras fazendo com que todos sigam para dentro da Millenium Falcon.

- Durante o combate, Kylo percebe que Luke não está realmente ali, quem está lá é uma projeção astral da Força, que Luke está projetando em Arch-To. Até que no último momento ele desaparece, enfurecendo Kylo Ren.

- Em Arch-To, Luke está se sentindo fraco e exausto por ter realizado essa proeza, mas ao avistar os dois sóis em Arch-To, igual ao do se planeta natal em Tatooine, ele sente finalmente paz em seu espírito, e com isso ele acaba se unindo à Força, desaparecendo.

Imagem relacionada

- Kylo segue para o interior da base, e não encontrando ninguém da Resistência, ele ainda consegue ver Rey em sua mente, ela consegue vê-lo também, mas dessa vez ambos estão em conflito, ela foge com toda Resistência dentro da Millenium Falcon.

- Todos estão unidos e salvos dentro da nave, Rey ainda não sabe o que fazer agora com o poder da Resistência tão fraco, mas Leia ainda acredita de que é capaz de haver esperança.

- No final, toda Resistência segue para algum lugar, com a intenção de descobrir uma forma de derrotar a Primeira Ordem de uma vez por todas.

- Enquanto isso, um grupo de crianças estão contando história do Mestre Jedi Luke Skywalker, no qual, um deles que tem o poder da Força e pressente a esperança na luta pela justiça e liberdade na galáxia.

Imagem relacionada

-33 D.B.Y: Início do Episódio IX: A Ascensão Skywalker

________________________________________________________

Com isso nós encerramos o nosso especial relembrando todos os acontecimento dos filmes da Saga Skywalker, todas as grandes batalhas, todas as grandes emoções e todos os momentos mais épicos dessa saga única e tão especial para o cinema, por isso estamos todos empolgados e esperançoso para que o cineasta J.J. Abrams entregue um final tão grandioso e emocionalmente único para esse universo tão rico e poderoso, que só essa galáxia tão tão distante nos proporcionou. Seja o que vier, saberemos de uma coisa, histórias impactantes só são feitas por personagens únicos e Star Wars sempre teve, em seus 42 anos de existência, e sempre lembraremos com muito carinho e nunca vamos deixar de estender essa saga para múltiplas gerações para o futuro.

Obrigado por nos acompanhar...

e lembre-se...

A FORÇA ESTARÁ COM VOCÊ

Imagem relacionada

SEMPRE...

O que achou do nosso especial? O que Star Wars significa para você?
Escreva um comentário!!!

Ettore R. Migliorança

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário