Crítica: O Pequeno Nicolau (2009, de Laurent Tirard)

Resultado de imagem para o pequeno nicolau

    Mais acostumado a assistir comédias americanas e nacionais, o público brasileiro tem uma boa chance de conhecer a versão deste gênero produzido na França com O Pequeno Nicolau, filme dirigido por Laurent Tirard e adaptado da coleção literária infanto-juvenil criada por Jean-Jacques Sempé e René Goscinny (o mesmo criador das histórias em quadrinhos de Asterix, o Gaulês). Vamos à história? Nicolau (Maxime Godart) tem 9 anos e mora junto com seus pais. É um típico menino “na flor da idade”; brinca com seus amigos da escola, anda de bicicleta, recebe mimos da mãe, toma broncas… e narra os eventos deste filme, assim como nos livros. O espectador é apresentado aos personagens que fazem parte da vida e dos episódios cômicos de Nicolau: seus colegas excêntricos e bagunceiros da escola, sua mãe carinhosa e protetora, seu pai (sempre reclamando do emprego e do chefe explorador), e a exausta professora, muito bem interpretada por Sandrine Kiberlain.

Resultado de imagem para le petit nicolas
Ilustração da versão original de O Pequeno Nicolau
Resultado de imagem para le petit nicolas film
         O Pequeno Nicolau é uma ótima opção de filme de comédia para crianças e adultos. É irreverente, leve, descontraído; quando não ambicioso, ao ironizar o abuso psicológico e as condições de trabalho que são impostas ao pai de Nicolau, em uma das cenas mais engraçadas do filme.

     Nicolau é um protagonista simpático, inocente para sua idade, evidentemente travesso, apesar de não ser o foco condutor de todas as cenas; os colegas da escola são importantes para a trama e possuem suas particularidades e neuroses que agregam valor cômico à história. Mesmo com esse desvio do roteiro, torcemos pelo sucesso de suas empreitadas. E há de se valorizar também o mérito do diretor Laurent Tirard ao realizar esta adaptação fiel da coleção literária de Goscinny e Sempé. Ao longo do filme, diversos eventos que são contados em outras histórias da coleção são referenciados ou até mesmo representados, como a visita de inspeção do ministro da educação francês à escola de Nicolau.

   Uma bela produção audiovisual francesa que vale a pena
ser conhecida, e também mais divulgada para o público
infanto-juvenil!

Título Original: Le Petit Nicolas

Direção: Laurent Tirard

Duração: 90 minutos

Elenco: Maxime Godart, Valérie Lemercier, Kad Merad, Sandrine Kiberlain
Sinopse: Após suspeitar que terá um irmão bebê, Nicolau decide bagunçar os planos de seu pai e sua mãe com a ajuda de seus atrapalhados amigos.


Trailer:
Caro leitor, curta e compartilhe!

Deixe uma resposta