Crítica: Derry Girls - 2ª Temporada (2019, de Lisa McGee)




Menos de um ano após o lançamento na Netflix, Derry Girls voltou ao catálogo este mês com uma nova temporada. A crítica da primeira temporada da série você encontra aqui no site e eu recomendo que você a leia primeiro, antes de conferir essa aqui. É rapidinho, eu prometo.

A primeira coisa que podemos perceber sobre a segunda temporada é que a série continua carregando a mesma essência - e o sotaque irlandês continua bem forte. A grande diferença entre as duas temporadas é o foco da narrativa, que na primeira temporada era quase exclusivo em Erin (Saoirse-Monica Jackson), mas na nova etapa a família e os amigos da adolescente ganham mais espaço.

Erin, seus amigos e família.
Esta mudança ocasiona um grande ganho para a série, novas portas se abrem e histórias diferentes são contadas em outros pontos de vista. Mas os conflitos das garotas de Derry - e de James (Dylan Llewellyn) - ainda são os mesmos: frequentar um colégio só para meninas, desobedecer os pais, conquistar garotos e, para completar o pacote de coisas que adolescente no High School precisam enfrentar, um baile temático.

Os conflitos políticos e territoriais também continuam os mesmos por boa parte dos episódios, que seguem trazendo uma pitada de humor ácido quando os abordam. No entanto, nesta temporada, o roteiro e a montagem exploram um pouco mais o assunto, mostrando discursos feitos por políticos da época, que podem muito bem nos servir para os dias de hoje. 

Outro grande destaque que ajuda a manter o alto-astral da série desde a temporada passada é a trilha sonora, que, novamente, traz clássicos dos anos 90 que você provavelmente já escutou alguma vez. Músicas de The Cranberries, Take That e ABBA são as que mais se repetem durante os seis episódios.

As garotas de Derry e James
O entrosamento entre o elenco também está impecável, assim como as atuações. Destaque para Nicola Coughlan, que interpreta Clare, e ganhou mais cenas após revelar o seu segredo na primeira temporada, apesar do conteúdo do segredo ser pouco abordado. Dylan Llewellyn foi outro que ganhou mais espaço nesta temporada e é protagonista da cena mais emocionante da série até então.

A segunda temporada de Derry Girls apresenta certos elementos iguais a da primeira, mas não cai na mesmice e acrescenta novas camadas aos personagens principais e aos complementos históricos que acompanham a série. Dessa vez, a temporada acaba com um final mais fechado e não deixa tanta brecha para uma próxima. Mas o Channel 4, que produz a série, já confirmou que uma terceira temporada está a caminho, ainda sem data de estreia. Esperamos que a série continue acertando!



Título Original: Derry Girls

Direção: Lisa McGee

Episódios: 06

Duração: 25 minutos

Elenco: Saoirse-Monica Jackson, Jamie Lee O’Donnell, Nicola Coughlan, Louisa Harland, Dylan Llewellyn, Siobhan McSweeney e outros.

Sinopse: Em meio a conflitos religiosos e políticos nos anos 90, Erin, Michelle, Clare, Orla e James se preparam para viver intensamente a adolescência na pequena cidade de Derry.

Trailer:


Derry Girls é um verdadeiro achado da Netflix. Se você já assistiu a série, comente com a gente o que você achou da nova temporada :)

Larissa Lago

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário