Confira como foi a noite de abertura do evento 8 ½ Festa do Cinema Italiano!

A noite de abertura do 8 ½ Festa do Cinema Italiano aconteceu nessa quarta (07/08/2019), em São Paulo, e contou com a presença de grandes nomes do audiovisual brasileiro, como o cineasta Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor; Aquarius; Bacurau), Marcos Jorge (Estômago; Corpos Celestes; Mundo Cão), Bruno Barreto (O Que É Isso, Companheiro?; Dona Flor e Seus Dois Maridos), e a atriz Alessandra Negrini, que foi com o pai, Luiz Eduardo Negrini.



Bruno Barreto e Alessandra Negrini.
Kleber Mendonça Filho à direita da foto.
Além dessas presenças, quem também estava na abertura foi o realizador italiano Marco Tullio Giordana (A Melhor Juventude), que participou como convidado especial e comentou sobre como festivais de cinema, principalmente os menores, são importantes e oferecem oportunidades ao público para visitar diversas culturas por meio da sétima arte. Seu filme A Melhor Juventude é de 2003 mas ganhou cópia restaurada e está de volta aos cinemas. Ao assistir sua pré-estreia no Festival, ele agradeceu e falou sobre a alegria de ver o longa nas telonas novamente e assisti-lo como espectador: “Hoje eu consigo com um certo distanciamento e finalmente sem olhar tanto para os erros que cometi como diretor. Fico feliz porque já consigo aproveitar a história e curtir sem tanta auto-crítica”.
Ao lado de Giordana também estava o diretor do Festival, Stefano Flavio, o produtor Tommaso Mottironi e autoridades como Filippo La Rosa, do cônsul geral da Itália e Nico Rossini, Presidente na ITALCAM (Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio). A sala durante a noite de abertura estava lotada!
Para quem ainda não conhece o Festival e quer saber mais, é só acessar nossa matéria clicando aqui, e ficar por dentro da programação e cidades contempladas. O evento fica em cartaz até o dia 21 de agosto em 16 cidades brasileiras.
Créditos: Todas as fotos utilizadas nesta postagem foram feitas por Luís Simione.


Gostaram de saber sobre o Festival? Sintam-se livres para comentar! ☺

Deixe uma resposta