Crítica: Channel Zero: Butcher's Block - 3ª Temporada (2018, de Arkasha Stevenson)


Channel Zero é um soco no estômago do espectador. Seu roteiro sempre traz um assunto muito forte a ser discutido e por vezes, fica até difícil tentar explicar a história. Em Candle Cove as memórias coletivas e o passado macabro mudaram para sempre a vida de uma família e em particular do personagem principal, em No-End House o luto, as memórias e a culpa foram pano de fundo de uma filosófica temporada, acho que a mais forte em conteúdo por assim dizer e aqui temos o sobrenatural em uma abordagem estranha e bizarra sobre família e problemas mentais. Confira o que achamos da terceira temporada!


A terceira temporada é consistente com as histórias anteriores, mostrando o melhor do bizarro e sendo perturbadoramente inteligente. A série mescla com sutileza e em conversas banais as ideologias do divino e do sobrenatural, os medos e principalmente como lidamos com problemas mentais, sejam eles nossos ou de pessoas que amamos. Até onde o que vemos é verdade ou não. Channel Zero é original e dá um sopro de vida no desgastado gênero de terror do qual acostumamos ver.

Para quem nunca viu à série, vamos a alguns esclarecimentos, todas as temporadas são divididas em 6 episódios e contam histórias conhecidas na internet, as famosas lendas urbanas, ou simplesmente creepypasta, que esse ano foi baseado em Search and Rescue Woods, de Kerry Hammond. Você não vai se assustar, não vai ter uma música fundo e muito menos vai ser algo fácil de se assistir e digerir. Os episódios são densos e desconfortantes, propositalmente, para nos por no mesmo patamar das personagens principais. A história conta a chegadas das irmãs Alice (Olivia Luccardi) e Zoe (Holland Roden) à uma cidadezinha do interior, após um problema familiar grave. Alice decide trabalhar de assistente social ao mesmo tempo que cuida da irmã, que é esquizofrênica, porém aparentemente a doença está controlada. Elas se hospedam na casa da peculiar Louise (Krisha Fairchild) uma taxidermista e que já foi repórter da cidade muito tempo.


Mas algo estranhamente perturbador acontece anos na cidade, muitas pessoas simplesmente desaparecem e nunca mais são vistas. Lendas contam sobre uma escadaria, que aparece à noite em um parque abandonado que antes pertencia à mansão dos Peaches. Donos de açougue, riquíssimos, que também sumiram do nada. Porém, histórias rondam a cidade que eles continuam vivos 50 anos depois do desaparecimento. O sumiço de uma criança que estava aos cuidados de Alice foi o suficiente para conectar a garota à essa bizarra história


Entenda que, nada é o que parece. Os personagens vão tomando forma e ocupando seu lugar de destaque conforme a história permite, a princípio, achamos que alguns são mais descartáveis que outros e em um certo momento, toda a narrativa muda. O grande x aqui é a questão das duas irmãs. Uma abalada pelo passado e pela doença e a outra tentando se manter sã e carregar o mundo nas costas, sofrendo silenciosamente com o medo do mesmo acontecer à ela. Em todo caso, a maneira como é "desenhada" a descoberta e a chegada da doença é algo surreal e ligeiramente desgostoso de se ver. Monstros criados em nossas mentes nos caçando em corredores e em campos abertos, onde nenhum lugar é seguro o suficiente para se esconder. 

Apesar de conter algumas falhas no roteiro, a direção se esforça para nos mostrar o lado sobrenatural e perturbador da série como se fosse algo comum, pelo menos para os Peaches. Bocas mastigando, pratos com carnes sangrentas e closes que mostram todo o desespero e a desesperança dos personagens é definitivamente difícil de acompanhar as vezes. É um terror psicológico muito bem feito e muito bem desenvolvido, que conta basicamente com poucos recursos visuais e muita história de fundo. Me senti dentro de um labirinto, tentando encontrar a saída e sempre batia de frente em uma parede, essa foi a sensação assistindo à essa temporada. Candle Cove continua sendo a minha preferida, mas essa não fica atrás.




Título Original: Channel Zero: Butcher's Block

Direção: Arkasha Stevenson

Episódios: 6

Duração: 42 minutos

Elenco: Olivia Luccardi, Holland Roden, Rutger Hauer, Krisha Fairchild, Brandon Scott, Angela Narth, Diana Bentley, Linden Porco, Annelise Pollmann, Paula Boudreau, Doreen Brownstone, Kierra Thompson, Sydney Sabiston, Julian Richings, Adam Hurtig, Tyrone Benskin, Bradley Sawatzky, Andreas Apergis

Sinopse: Na terceira temporada de "Channel Zero”, uma mulher chamada Alice (Olivia Luccardi) se muda para uma nova cidade e descobre que há uma série de desaparecimentos que podem estar conectados com um estranho rumor sobre misteriosas escadarias nos piores bairros da cidade. Com a ajuda de sua irmã, Zoe (Holland Roden), as duas descobrem que há algo caçando os habitantes da cidade.

Trailer:

E vocês? Gostam do gênero?

Natália

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário