Crítica: O Mundo Sombrio de Sabrina - Um Conto de Inverno (2018, de Jeff Woolnough)




Os Spellman estão de volta! O episódio especial da série O Mundo Sombrio de Sabrina, divulgado pela Netflix no dia 14 de dezembro, mostra a família comemorando o Natal. Bem, os bruxos celebram, na verdade, o Solstício, que para eles é uma época em que os espíritos e os demônios estão mais fortes. Para a astronomia, esse evento significa o momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, ou seja, o maior grau de afastamento da linha do Equador. No dia 21 de dezembro, acontece o solstício de inverno no hemisfério norte, indicando a chegada da estação mais fria de todas. E com ela, a noite mais longa do ano.

Um Conto de Inverno, como é chamado o especial, começa com os Spellman se preparando para este evento. Tia Zelda (Miranda Otto), que continua com sua postura de durona, explica o significado do feriado para os bruxos e o que eles devem fazer para evitar que coisas estranhas aconteçam. O mais importante, no entanto, é manter a fogueira acesa, queimando o tronco de Yule até o amanhecer, para evitar que maus espíritos entrem pela chaminé da casa.

No último episódio da primeira parte da série, Sabrina (Kiernan Shipka) assinou seu nome no Livro da Besta. Mas antes disso, a menina viu sua mãe no limbo, um lugar onde os espíritos ficam presos quando eles ainda possuem “problemas” não resolvidos na Terra e não podem passar para o outro lado. Provando que vai continuar agindo por instinto mesmo com o perigo das consequências, Sabrina decide fazer uma sessão espírita para tentar conversar com Diana, sua mãe, e ajudá-la a sair do limbo.

Zelda e Hilda na primeira parte da série
Ela pede ajuda a Ms. Wardwell (Michelle Gomez), vulgo Madame Satã, que aproveita a oportunidade para aprontar com os Spellman mais uma vez. Daí em diante o episódio gira em torno da trama que aconteceu diversas vezes nos 10 episódios da primeira parte: o ritual de Sabrina foge do controle, Tia Zelda e Tia Hilda (Lucy Davis) ficam bravas, mas tentam arrumar a bagunça, e Ambrose (Chance Perdomo) aparece quando necessário para ajudar ou para fazer uma piada com a situação.

Entretanto, a diferença é que este episódio está mais sombrio, tem um tom de terror mais evidente, como no arco de Susie (Lachlan Watson), que se torna ajudante de um Papai Noel muito macabro e consegue acabar com o espírito natalino de qualquer um. Também apresenta a nova personagem, Gryla, uma antiga bruxa que coleta crianças órfãs para sua “família”. Apesar de ela aparecer apenas em um certo ponto da história e depois voltar para as montanhas onde vive, Zelda deixa uma brecha indicando que esse não seria o fim de Gryla.


Susie com sua roupa de ajudante de papai Noel
Mesmo com a narrativa repetida e poucas novidades, o especial é um presente de Natal adiantado para os fãs da série e deixa algumas pistas sobre o que está por vir na segunda parte. Para quem achou que Sabrina deixaria sua vida dupla depois de assinar o Livro da Besta, o especial mostra que ela ainda tenta conciliar a dupla jornada, contando com a ajuda de suas amigas Roz (Jaz Sinclair) e Susie. No amor Brina não tem tanta sorte, Harvey ainda não consegue aceitar o lado místico dela. Deixando o arco da vida amorosa de Sabrina aberto para a próxima parte.

Outra trama que fica em aberta é a de Zelda e Padre Blackwood (Richard Coyle). Na primeira parte, os dois já demonstraram uma certa atração um pelo outro, mas as coisas podem mudar bruscamente caso Blackwood descubra que Zelda mentiu para ele sobre o nascimento de seus filhos. No especial, Zelda tenta encontrar uma solução para sair o mais ilesa possível dessa situação perigosa em que se meteu. Porém, só saberemos se vai funcionar na segunda parte da série.


Padre Blackwood com seu filho, que ele acredita ser o único
O arco que se fecha é o de Sabrina e sua mãe. A adolescente consegue ter um momento para conversar sobre suas inseguranças com sua mãe, como ela sempre quis. Antes de partir, Diana revela que um de seus medos era que Sabrina ficasse desamparada depois de sua morte, mas ficou aliviada ao perceber que Zelda e Hilda estão sempre ao lado de Brina, criando um ambiente bem família.

Sabrina brinda com sua família ao final do episódio especial
Apesar de os bruxos não celebrarem o Natal como a maioria dos humanos, Um Conto de Inverno trouxe um pouco do que conhecemos como espírito natalino para os Spellman, demonstrando que o vínculo familiar entre eles está cada vez mais forte. Agora é esperar até abril de 2019 para conferir as novas aventuras que acontecerão em Greendale.


Título Original: Chilling Adventures of Sabrina: A Midwinter’s Tale

Direção: Jeff Woolnough

Elenco: Kiernan Shipka, Ross Lynch, Miranda Otto, Lucy Davis, Chance Perdomo, Michelle Gomez, Richard Coyle e outros.

Sinopse: Neste episódio especial, Sabrina e sua família se preparam para passar pela noite mais longa do ano, consequência do solstício de inverno. Em segredo, Brina tenta contato com o espirito de sua mãe que está preso no limbo, mas isso desencadeia vários problemas de outro mundo para os Spellmans.

Trailer:

Conte-nos o que você achou desse especial de natal (não muito natalino) e suas expectativas para a segunda parte da série! :)



Larissa Lago

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário