Crítica: Sueño Florianópolis (2018, de Ana Katz)


FILME VISTO NO:

A premissa de Sueño Florianópolis é igual a de vários outros filmes que você já viu mil vezes na Sessão da Tarde: uma família decide viajar para um lugar exótico e passa por várias aventuras muito loucas. Pronto. É isso. Nada de novo ou inovador. O filme da argentina Ana Katz não tem o mesmo clima jocoso de Férias no Trailer, mas, nem por isso, deixa de abusar muito de alguns clichês. 


A trama toda se desenrola quando a matriarca argentina decide comemorar seu aniversário em Florianópolis e leva toda a família para conhecer o Brasil. É claro que, a partir daí, todos os imprevistos de uma viagem em família ocorrem, assim como novas experiências e novos amores.


Sueño Florianópolis, além de ter uma trama extremamente óbvia, retrata os brasileiros de uma forma muito estereotipada. O personagem de Marco Ricca, por exemplo, é o ápice do clichê: um brasileiro bon vivant, beberrão e mulherengo que vive andando de sunga durante todo o filme. E a profundidade do personagem não vai muito além dos adjetivos citados acima: ele está na trama apenas para balançar de vez o casamento que já estava crise dos protagonistas e encarnar o papel de amante latino.

O filme tem a proposta de apenas divertir e até que cumpre essa função medianamente bem.  Não é uma comédia de riso frouxo nem um drama familiar. O final do longa fica em aberto e sinaliza uma provável continuação, mas o filme não demonstra força nem carisma suficiente para isso.


A verdade é que, nesse filme, eu só gostaria de ser a Andréa Beltrão: linda, bela e consagrada ganhando um bom cachê pra interpretar um papel que nem aparece direito e não exige nem 1% de sua capacidade dramática. Espero que ela tenha sido muito feliz durante as filmagens ganhando hospedagem e atrações turísticas de graça só para dar vários closes em Florianópolis e atualizar as fotos no Instagram. Força à ícone.  


Título Original: Sueño Florianópolis

Direção: Ana Katz

Elenco: Marco Ricca, Mercedes Morán, Andréa Beltrão.

Sinopse: Um casal decide viajar com seus filhos para o litoral sul do Brasil. Em Florianópolis, eles conhecem Marco e Larissa. Pouco a pouco, eles descobrem qual é o sonho de cada um.

Trailer:


                Gostou da crítica? Deixei aqui seu comentário!

Deixe uma resposta