Crítica: Preacher – 1ª Temporada (2016, Craig Zisk e outros)

A série é uma adaptação da HQ criada por Garth
Ennis e Steve Dillon, e já chega fazendo o improvável, que é a total aprovação
dos fãs. Sabe-se muito bem que nem todas
as adaptações seguem a história e por muitas vezes, a indústria acaba mudando o
contexto, seja em filmes ou em séries, mas isso não ocorre aqui.
Preacher foi
uma das mais importantes publicações da
DC Comics, juntamente com The Sadman,
Hellblazer e Monstro do Pântano

A história acompanha o disfuncional reverendo Jesse Custer (Dominic Cooper), que tem um passado criminoso e violento, e que volta à cidade onde cresceu, Annville, no Texas, para tocar a paróquia que já foi do seu pai. Logo de cara, somos apresentados ao simpático vampiro Cassidy (Joseph Gilgun) e à badass e ex-namorada de Jesse, Tulipa O’Hare (Ruth Negga), e de fundo na história o xerife Hugo Rooth (W. Earl Brow) e seu filho, Eugene (Ian Coletti), que, através de uma ótima maquiagem, consegue deixar o telespectador incomodado o suficiente ao ver seu rosto. Resultado de um tiro de espingarda, diga-se de passagem.

Os problemas do passado voltam para assolar Jesse ao mesmo tempo que, uma entidade, Gênese, se apossa de seu corpo, um anjo-demônio, que é caçado pela dupla de anjos Fiore (Tom Broke) e DeBlanc (Anatol Yusef), que acabam sendo vencidos pelo espírito, já que o poder de Gênese é fazer com que qualquer pessoa faça o que ela manda, por mais inusitado que seja. No meio de toda essa encrenca, Jesse fica com a obsessão de encontrar Deus, e agora, graças ao seu poder, ele pode. Entretanto, para o espanto de todos, Deus simplesmente resolveu ir embora e ninguém sabe onde ele está. Então, ele parte para a estrada com Cassidy e Tulipa, na missão espiritual, porém angustiante, de encontrá-lo. 




Apesar de ter uma sinopse aparentemente infantil, Preacher é extremamente violenta, com cenas cheias de sangue, ação e nenhum pudor. Todavia, a primeira temporada é lenta e, do ponto de vista leigo de quem vos escreve, já que não li os quadrinhos, o excesso de histórias contadas, as interações entre os núcleos e a não-objetividade na história, entregam uma temporada menos dinâmica que a segunda. Salvo algumas apresentações, como o Santo dos Assassinos (Graham McTavish), onde temos o primeiro vislumbre do inferno e o que esperar da segunda temporada que, logo de cara, já mostra a que veio.

Com o desfecho muito mais rápido e sem enrolação, o Santo dos Assassinos está em uma busca implacável para matar Jesse e recuperar Gêneses. Somos também apresentados a outro vilão que comanda uma organização, Cálice, que resumidamente, protege a igreja. Com seus modos bizarros e esquisitos, acaba nos presenteando com cenas maléficas e cômicas.
O humor ácido e negro sustentam toda a série e dão um encaixe perfeito para as situações vividas pelo trio de protagonistas. Os personagens em si já seriam motivo suficiente para assistir à essa série; cheios de personalidade, cada um a seu modo, mostram uma química perfeita. Cassidy, um vampiro cheio de vícios, alcoólatra e triste, como se sua vida não tivesse mais sentido e o seu inconfundível sotaque irlândes; Tulipa com seus segredos e sua personalidade marcante, lembram os heróis do cinema de ação, que fazem o que for preciso, inclusive destruir um helicóptero em meio à uma perseguição; e Jesse, com seu novo poder, nos faz pensar em como ele lidará com isso. Os anjos, que são tudo aquilo que você não espera que anjos sejam. A caracterização de faroeste, a ambientação da série em si tem algo de sombrio e, esquecido por Deus.



Preacher é uma anarquia. Ácido, quase blasfêmico. Cheio de violência e irreverência, com temas conturbados que, ao tratar disso de modo cômico, parece absurdo, sendo capaz de nos chocar mas sem nunca tirar o sorriso do rosto ou a curiosidade do que está por vir. 

Título Original: Preacher

Direção: Craig Zisk, Evan Goldberg, Guillermo Navarro, Kate Dennis, Michael Slovis, Sam Catlin, Scott Winant, Seth Rogen


Elenco: Dominic Cooper, Joseph Gilgun, Ruth Negga, Anatol Yusef, Ian Colletti, Tom Brooke
Sinopse: Preacher acompanha a história de Jesse Custer, um ex-pastor texano em conflito que acaba possuído por uma força espiritual fugitiva do céu chamada Genesis, a qual confere a ele o poder de fazer com que qualquer um o obedeça. Acompanhado de sua ex-namorada Tulipa e o vampiro irlandês Cassidy, Custer vai atrás de Deus a fim de encontrar as respostas que procura.
Trailer:


Gostou? 

Comente! Compartilhe! 😀

Deixe uma resposta