TOP 10 Filmes sobre Gastronomia

É apaixonado por gastronomia? Ama filmes também? Então esta lista foi feita com carinho e sob medida para você, prepare-se para uma visão gastronômica.


10 – O Sabor de uma Paixão (The Ramen Girl – 2008)
The Ramen Girl é aquele filme bobinho que te deixa com um sorriso no rosto, mas você pode aprender um pouco mais da tradicional arte japonesa de Ramen. 



Sinopse:Abby (Brittany Murphy) viaja para Tóquio para reencontrar o namorado, mas é por ele abandonada. Perdida e sozinha, ela tenta reorganizar sua vida em uma cultura completamente diferente da sua. Após perceber os efeitos que a comida de um restaurante ramen provoca nos clientes, ela fica convencida de que seu destino é se tornar uma chefe de cozinha especializada. Logo ela consegue convencer Maezumi (Toshiyuki Nishida) a ensiná-la a fazer um bom ramen. Apesar do atribulado relacionamento entre os dois, logo eles percebem que o ingrediente mais importante é cozinhar com amor.


9 -Como um Chef (Comme un Chef – 2012)
Este é um daqueles filmes despretensiosos que te deixará nostálgico.




Sinopse:Aos 32 anos de idade, Jacky Bonnot (Michaël Youn) tem grande talento para se tornar um grande chef gastronômico, mas nunca teve a oportunidade de provar o seu talento. Por causa da situação financeira precária de seu casal, ele é obrigado a aceitar trabalhos temporários em pequenos restaurantes. A sorte muda quando ele cruza com o renomado Alexandre Lagarde (Jean Reno), chef em decadência, prestes a ser demitido pelo dono do restaurante onde trabalha, e substituído por um chef novo.


8 – Sabor da Paixão (Woman on Top – 2000)
Penélope Cruz é tão linda e talentosa que deixará seu dia melhor, o filme tem cenas na Bahia e as cores da fotografia são incríveis. Para assistir apaixonado(a).




Sinopse: 
Isabella possui um talento mágico na arte da culinária que encanta a todos, inclusive Toninho, seu marido com que vive aparentemente feliz na Bahia. No entanto, Isabella flagra Toninho nos braços de outra mulher e, inconsolável, parte para São Francisco pretendendo recomeçar uma nova vida, junto a sua amiga Mônica, um travesti. Esquecendo seu grande amor, inicia sua carreira como instrutora de cozinha e, após, como apresentadora de um programa de culinário de sucesso, momento em que Toninho abandona seu restaurante e parte para a procura e reconquista de seu amor.

7 – 
Ratatoulie (Ratatouille – 2007)
Aquele filme para assistir com a criançada no domingo e aproveita-las para criar uma receita em família.





Sinopse: Remy reside em Paris e possui um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e desfrutar as diversas obras da arte culinária. O único problema é que ele é um rato. Quando se acha dentro de um dos restaurantes mais finos de Paris, Remy decide transformar seu sonho em realidade.

6 – Chocolate (Chocolat – 2000)
Que chocolate é afrodisíaco todo mundo sabe… e com uma pitada de Johnny Depp então? Aquele filme para te deixar sonhando.


Sinopse:Jovem mãe solteira chega a pequena cidade da França com sua filha de seis anos e abre uma loja de chocolates exatamente em frente à igreja local. A população não a vê com bons olhos, mas aos poucos começa a desfrutar de seus maravilhosos produtos.

5 – Sem Reservas (No Reservations – 2007)
Faltou aquela comédia romântica deliciosa? Assista a Sem Reservas e garanta um bom sábado acompanhada com seu amor para te deixar suspirando pelas delicias da culinária.




Sinopse: A experiente chef Kate Armstrong administra sua vida e sua cozinha com grande intensidade, mas, de repente, tudo muda quando ela torna-se a guardiã de sua sobrinha e se relaciona com um colega, que acaba de entrar para sua equipe. Eles vivem um romance em meio sua rivalidade e Kate precisa buscar sua felicidade fora da cozinha.

4 – O Chef (Chef – 2014)

Pensa em um filme que você não imagina que será incrível! Este é O Chef, um filme deliciosamente saboroso e que ainda te dará lições de empreendedorismo e marketing. Vale a pena.




Sinopse:Carl é o chef de um restaurante muito famoso de Los Angeles, mas volta e meia enfrenta problemas com o dono do local por querer inovar no cardápio. Um dia, um renomado crítico gastronômico vai ao restaurante e publica uma crítica bastante negativa. Furioso, Casper vai tirar satisfação com ele e acaba demitido. Pior, a briga vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa para reiniciar a vida.



3 – Julie & Julia (Julie & Julia – 2009)

O sotaque de Meryl Streep
 como Júlia Child é impagável, além das tiradas típicas de sua personagem. Com certeza você vai querer cozinhar depois de assistir este filme. Bon Appétit! Aliás, Boa pedida! 




Sinopse:A escritora Julie Powell (Amy Adams) estava beirando os trinta e era uma frustrada secretária temporária, ela resolveu cumprir uma missão: fazer todas as 524 receitas do livro Dominando a Arte da Culinária Francesa, de Julia Child (Meryl Streep), no período de um ano. Ela relata todas as suas experiências em um blog e fecha um acordo para escrever um livro.


2 – Toast: A História de um Garoto com Fome (Toast – 2010)
Freddie Highmore (Nigel Slater) e Helena Bonham Carter (Mrs Potter) estão excepcionais neste longa, que com certeza te deixará com fome!



Sinopse:Desde criança, Nigel é fascinado por culinária, embora sua mãe só soubesse preparar torradas. Quando ela morre, o pai de Nigel se casa com uma mulher que é ótima cozinheira. Nigel passa a competir com a madrasta na cozinha pela atenção do pai.

1 – A Festa de Babette (Babettes Gæstebud – 1987)

As maravilhas da culinária francesa e o conflito religião x prazer. Além da gastronomia, questões culturais entrarão na trama. 





Sinopse:No século 19, em vilarejo da Dinamarca, duas filhas de um pastor contratam uma parisiense recém-chegada como cozinheira. Anos depois, elas decidem comemorar o centenário de nascimento do pastor e a cozinheira lhes oferece um banquete inesquecível.

Bônus: 
Estes são documentários incríveis que te deixarão salivando, além de maravilhados com as obras de arte em forma de comida. Em Cooked, a história de Michael Pollan é inspiradora. Em Chef´s Table, o primeiro episódio contando a vida do Chef Massimo Bottura é uma poesia em forma de gastronomia. Olhos brilharão ao assistir!

Netflix Cooked – 2013 



Sinopse: Cooked é um documentário dividido em episódios, disponível na Netflix, e baseado no livro “Cooked” do jornalista e também apresentador do programa, Michael Pollan

Chefs Table – Netflix 2015




Sinopse: Chef’s Table é uma websérie e série-documentário dos Estados Unidos exibido pelo Netflix, contando com 6 episódios. As localidades de gravação do programa não eram fixas sendo um destes locais, o interior americano, Patagônia, Itália, entre outros.

E você já assistiu algum? Acha que está faltando algum filme? Curta e compartilhe com seus amigos! 🙂

Deixe uma resposta