TOP: 10 Vilões Inesquecíveis das Séries de TV



Com apenas um taco e nenhum pingo de humanidade, o atual antagonista de The Walking Dead, Negan, consagrou seu selo de vilão mais odiado de todo o seriado, após traumatizar milhares de fãs dos mortos-vivos nesse último domingo (23), assassinando brutalmente sua vítima (e tendo aparecido em apenas dois episódios!). Negan e sua Lucille nos fizeram lembrar (da pior maneira) como é temer e odiar fervorosamente um vilão. Aquele personagem que coloca nossos favoritos em risco e que não vemos a hora de nos livrarmos. Mas claro que, não podemos esquecer aqueles vilões que até simpatizamos um pouco.


Então, aproveitando esse clima, que tal relembrarmos dez dos mais marcantes vilões das séries de TV nos últimos anos?

*CUIDADO! CONTÉM SPOILERS. SIGA AO SEU PRÓPRIO RISCO!*

1. Benjamin Linus – Lost




Ben era o líder dos Outros, ex-funcionário da Iniciativa Dharma e um dos maiores mistérios da Ilha. A primeira vez que apareceu, na segunda temporada no episódio One of Them, dizia ser Henry Gale, um simples viajante que caiu acidentalmente na ilha por conta de um balão furado. Mas logo descobrimos que isso não é nada verdade e Linus, então, mostra do que é capaz.


Manipulador, egoísta e irritante. Ben se torna rapidamente um dos maiores vilões do seriado, sendo autor de diversos sequestros de passageiros do Oceanic 815, o avião em que estavam os protagonistas e que caiu na ilha. Linus marca presença em todo o restante do seriado depois de sua primeira aparição, se tornando uma peça chave para a trama e é inclusive um alvo de reviravoltas. Um antagonista muito marcante, pois mesmo odiado no início, tem sua história revelada nas temporadas seguintes e faz com que os fãs ainda consigam simpatizar com ele. Mas claro que jamais esqueceremos como Ben influenciou (in)diretamente a morte de alguns personagens e como orquestrou o sequestro dos protagonistas Jack, Kate e Sawyer, e os deixou trancafiados em celas. Quem acompanhou Lost em seus seis anos, com certeza nunca mais vai esquecer Benjamin Linus.

Lost teve início em 2004 e terminou em 2010, teve ao todo seis temporadas. Disponível na Netflix!

2. Gus Fring – Breaking Bad




Breaking Bad é cheio de personagens memoráveis, e um deles é certamente Gustavo Fring. O magnata chileno é dono da lanchonete especializada em frangos, Los Pollos Hermanos, mas por baixo dos panos, é um traficante filiado ao cartel mexicano Juárez e sócio de Heisenberg, pseudônimo de Walter White. Escondido à vista de todos, usava sua lanchonete para distribuir metanfetamina por todo o sudoeste americano e para lavar seu dinheiro do tráfico.

Com uma aparência simples e filantrópica, Gus tinha a capacidade de comandar o império ilícito de drogas e ainda passar despercebido pelo DEA (Narcóticos). Autor de cenas impressionantes, como a da piscina com o cartel mexicano e da morte de Victor (seu subordinado) no labotarório de metanfetamina de Heisenberg, Fring é um dos melhores e mais bem desenvolvidos personagens da série. Sua primeira aparição aconteceu na segunda temporada, episódio 11 (Mandala), onde começou suas negociações de uma parceria com Walter White. O engenhoso vilão, encontra seu fim na quarta temporada, episódio 13 (Face Off), após muitas desavenças com o próprio Sr. White. A cena de sua morte, é uma das mais icônicas do seriado.

Breaking Bad teve início em 2008 e terminou em 2013, teve ao todo cinco temporadas. Um spin-off da série foi lançado em 2015, Better Call Saul, sobre o advogado de Walter White e que se encaminha para sua terceira temporada. E ainda conta com participações especiais de personagens de Breaking Bad. Ambas séries estão disponíveis na Netflix!

3. O Homem Fumante – Arquivo X




Conhecido também como Canceroso, é o principal antagonista da série de TV de enorme sucesso nos anos 90, Arquivo X. Está presente desde o primeiro episódio, e está em praticamente todas as temporadas (dando umas sumidas de vez em quando) e irritando todos os fãs. É chamado de O Homem Fumante por ser viciado em cigarros Morley.


Ele é Chefe da Divisão Scott Blevins e Diretor Assistente de Walter Skinner, o supervisor dos agentes do FBI e protagonistas, Fox Mulder e Dana Scully. Seu principal objetivo é esconder as evidências encontradas sobre a existência de alieníngenas, enfrentando diretamente Mulder, que gasta todas suas energias para que as evidências se tornem conhecidas por todos. No último episódio do seriado (temporada nove, episódio William), tudo indicava que Canceroso havia sido (finalmente) morto por um míssel, mas após a volta de Arquivo X como minissérie em 2016, ele mostra que na verdade não morreu. No entanto, não foi explicado como O Homem Fumante sobreviveu. Ficamos apenas na expectativa de uma continuação.

Arquivo X teve início em 1993 e terminou em 2002, tendo ao todo nove temporadas. Teve dois filmes lançados, em 1998 e 2008. Em 2016, voltou como minissérie com seis episódios inéditos. Não houve mais notícias se haverá novos episódios ou não.

4. Joffrey Baratheon – Game of Thrones


Provavelmente um dos vilões mais odiados de todos os seriados de TV nos últimos anos. Joffrey Baratheon, filho de Cersei Lannister e Robert Baratheon (mas que na verdade, é fruto de um incesto entre Cersei e seu irmão, Jaime Lannister), foi um dos personagens mais odiados e irritantes de Game of Thrones.


Ordenou a morte de Eddard Stark, torturou fisica e psicologicamente Sansa, espancou meretrizes, além de outras crueldades. Mimado e desprezível, Joffrey se destaca entre os outros vilões de Game of Thrones, por ser unanimamente odiado pelos fãs. A série tem esse aspecto de que é relativo se um personagem é um vilão ou não (como por exemplo, Cersei), mas isso não é o caso de Joffrey. Com suas ações cruéis e língua afiada, apareceu em quatro temporadas e fez questão em ser uma pilha de esterco em todas. Teve seu fim na sua própria festa de casamento com Margaery Tyrell, envenado por Oleanna Tyrell, avó de Margaery, e Petyr Baelish, o Mindinho. Joffrey agoniza nos braços de sua mãe Cersei e em seu último suspiro, culpa seu tio Tyrion por sua morte. Com certeza, Joffrey envenenado no seu casamento é a morte que os fãs de Game of Thrones mais deram replay!

Game of Thrones teve início em 2011 e continua até atualmente, indo para sua sétima e penúltima temporada.

5. Hannibal Lecter – Hannibal


Psicólogo e ajudante do FBI, Hannibal é um canibal e assassino frio. Um dos vilões mais icônicos, não só dos livros (escritos por Thomas Harris), mas do cinema e da TV. Inteligente e egocêntrico, Lecter sente prazer em brincar de “gato e rato” com Will Graham, agente especial do FBI, cometendo crimes e o ajudando a encontrar um culpado pelo crime que ele próprio cometeu.

Fazendo jogos psicológicos com os agentes do FBI, Alana Bloom e Jack Crawford, Hannibal se interessa em chamar a atenção de Will e não mede esforços para isso, chega até a assassinar uma ajudante do FBI e expondo seu corpo (literalmente) fatiado em exposição dentro de um vidro. Quando é descoberto, revela toda a sua frieza escondida por baixo de toda aquela cordialidade, deixando os três protagonistas à beira da morte: esfaqueia a garganta de Crawford, manipula Abigail para empurrar Alana de uma janela e faz um corte na barriga de Will. Teve seu fim apenas no último episódio, quando é enfrentado por Graham.

Hannibal teve início em 2013 e foi cancelada em 2015, surpreendendo os fãs da série.

6. Lúcifer – Supernatural



Supernatural é marcada por demônios, monstros, leviatãs, arcanjos, espíritos, anjos e criaturas sobrenaturais em geral. Mas teve um vilão em si, que se destacou entre os demais, e que segue até hoje na série. Lúcifer teva sua primeira aparição na quarta temporada, que deu início ao arco do Apocalipse, que durou até a quinta temporada, um dos melhores momentos do seriado.

Muito sarcástico e frio, foi autor de muitos problemas que os irmãos Dean e Sam Winchester sofreram para solucionar, causando ainda a morte de personagens importantes. Após os irmãos o prenderem na Gaiola de Lúcifer, projetado por Deus, o vilão desaparece por um tempo, aparecendo esporadicamente como alucinações de Sam. Lúcifer retornou ao seriado na temporada passada e continua na nova (12ª) que acabou de ser lançada, com um novo receptáculo.

Supernatural teve início em 2005 e continua até hoje, na sua décima segunda temporada.

7. Bob – Twin Peaks



Twin Peaks foi uma série de extremo sucesso nos anos 90, chegando a virar febre na época, criada por David Lynch e Mark Frost. Se tratava do assassinato de uma jovem estudante de 17 anos, Laura Palmer. Bob seria o autor de tal assassinato, tendo aparições muito sombrias e assustadoras no seriado. Ele sequestrou Laura e outra menina, Ronette Pulaski, e as levou a um vagão de trem abandonado, onde as estuprou, assassinou Laura brutalmente e deixou Ronette gravemente ferida. As cenas mais pertubadoras de Twin Peaks são estreladas por Bob.


O agente encarregado do caso, Dale Cooper, descobre que Bob é na verdade um espírito que tomou posse de outra pessoa, algum personagem aleatório da cidade. Mesmo após a revelação do assassino (seu corpo físico), coisas muito estranhas continuam acontecendo na cidade de Twin Peaks e Bob continua aparecendo no misterioso Black Lodge.

Twin Peaks teve início em 1990 e terminou um ano depois, tendo ao todo apenas duas temporadas. Teve um filme intitulado Twin Peaks: Fire Walk with Me, de 1992. A série vai retornar para sua terceira temporada em 2017, vinte e seis anos depois, para dezoito novos episódios! E ainda vai contar com a volta de vários personagens.

8. Drácula – Penny Dreadful




Penny Dreadful é marcado por personagens famosos da literatura de terror. Dorian Gray, Dr. Victor Frankenstein e Dr. Jekyll são maravilhosamente bem adaptados e marcam uma forte presença no seriado. E não seria o contrário com Drácula, que se sobressai por sua elegância e dominação, se tornando em poucos episódios, o vilão mais marcante do seriado.


Vilão da terceira e última temporada de Penny Dreadful, Drácula planeja conquistar o coração da protagonista Vanessa Ives e com a ajuda dela, dar início a um apocalipse que destruirá o mundo como o conhecemos. Com sua cordialidade e charme, se aproxima lentamente de Vanessa sem revelar sua identidade, transformando no caminho várias outras pessoas em seus subordinados. No entanto, no momento em que Drácula pensava ter Vanessa aos seus pés, viu seus planos desabarem, quando esta se suicida para salvar o mundo.

Penny Dreadful teve início em 2014 e terminou em 2016. Suas primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix!

9. Pablo Escobar – Narcos




Baseado em fatos reais, Pablo Escobar era um traficante colombiano que foi o motivo pelos anos sombrios de medo e terror na Colômbia, quando assassinou milhares civis inocentes, policiais e até políticos. Líder do cartel de Medellín, exportava toneladas de cocaína para os Estados Unidos e ganhava muito (mas muito) dinheiro.


As duas primeiras temporadas de Narcos são voltadas para Pablo Escobar, mostrando sua ascensão no império das drogas e depois sua queda. O traficante colombiano cometeu inúmeras atrocidades para se manter no alto calão do tráfico e longe das cadeias. Assassinou líderes políticos e do tráfico que se opunham a ele, dava recompensas para quem assassinasse policiais e implantou várias bombas nas ruas da Colômbia, com o intuito de matar o presidente, mas matando milhares de pessoas inocentes. Suas ações foram tão absurdas que muitos que assistiram Narcos precisaram pesquisar para ver se tudo aquilo realmente tinha acontecido.

Narcos é uma série original da Netflix, que teve início em 2014 e se encaminha para sua terceira temporada.

10. Governador – The Walking Dead


Claro que não poderia faltar o problemático Governador de The Walking Dead. O líder da cidade de Woodbury aparece na terceira temporada, e se mantém o principal vilão da série até a quarta. Com um ódio incondicional de Rick e seu grupo, Philip Blake é o causador de três mortes de personagens importantes e culpado pela destruição da prisão, onde estavam alojados o grupo protagonista.

Hershel, Andrea, Merle Dixon e muitas outras pessoas foram mortas por ele (algumas foram mortas indiretamente, sem ser por sua próprias mãos, mas por sua culpa). Foram duas temporadas em que o Governador não deixou Rick e os outros em paz, e assumia o posto de vilão mais odiado do seriado, até aparecer Negan, na sexta/sétima temporada.

The Walking Dead teve início em 2010 e se mantém até hoje, onde está na sétima temporada.

Gostou da lista ou quer adicionar mais um vilão? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta