Talvez a franquia mais controversa daqui da lista, houve um primeiro filme lançado nos cinemas de relativo sucesso e é bem divertido. Do segundo em diante foram lançados direto em DVD e streaming, com nomes confusos (em momentos Pânico na Floresta, em outros Floresta do Mal) e com qualidade duvidosa. O sexto e último filme até então foi menos chato do que do 3 ao 5, porém com cenas picantes desnecessárias que beiraram o erótico. Em 2007 houve uma confusão maior ainda. Enquanto que a Fox lançava em DVD o segundo filme oficial com o nome de Floresta do Mal, a Playarte lançou em DVD o filme Timber Falls (nome original) com o nome brasileiro de Pânico na Floresta 2. Assim há uma controvérsia sobre qual filme é de fato o segundo. A franquia traz traços de O Massacre da Serra Elétrica e Quadrilha de Sádicos, onde uma família deformada e canibal mata quem cruza seu caminho. O primeiro longa é divertido, um bom slasher moderno. O segundo oficial e o não oficial dão para o gasto, enquanto que o sexto é ligeiramente interessante. Já os demais são um pouco chatos, trash’s no sentido ruim da palavra e muito sem noção. O terceiro dá umas “viajadas” com um enredo envolvendo prisioneiros que fugiram da cadeia e o quinto é de longe o mais parado e desnecessário. Uma franquia que naufragou no próprio conceito, mas o sétimo filme sai ano que vem!
Filmes:
Pânico na Floresta (ou Floresta do Mal, de 2003)
Floresta do Mal (ou Pânico na Floresta 2, de 2007)
Floresta do Mal 3 – Caminho da Morte (ou Pânico na Floresta 3, de 2009)
Pânico na Floresta 4 – Origens Sangrentas, (ou Floresta do Mal 4, de 2011)
Pânico na Floresta 5 (ou Floresta do Mal 5, de 2012)
Floresta do Mal 6 (ou Pânico na Floresta 6, de 2014)
Pânico na Floresta 7 (sai em 2017)
Filme não oficial:
Pânico na Floresta 2 (ou Timber Falls, de 2007)
Brinquedo Assassino e seu assustador e debochado Chucky ganharam seis filmes oficiais (sendo o último direto em DVD) e o sétimo sairá ano que vem (também para DVD). É uma franquia irregular, embora mundialmente famosa e divertida. Os dois primeiros filmes seguem os melhores e são obrigatórios para fãs do terror. A Noiva de Chucky tem alguns bons momentos, especialmente pelos easter eggs com outras sagas, como Sexta-Feira 13, tente encontrar estas referências ao assistir. O Filho de Chucky abraça totalmente o humor negro, quase comédia, e apesar de ser o menos bom, tem um pouco de metalinguagem e críticas à Hollywood. A surpresa foi depois de tanto tempo, o sexto direto em DVD em 2013 ser um ótimo filme, resgatando o clima dos primeiros e tendo como protagonista uma moça cadeirante. O confronto entre o boneco maldito e uma jovem presa à cadeira de rodas já é interessante por si só, mas o filme ainda é bem dirigido e tem nas cenas finais referências aos originais. A saga do Chucky é obrigatória para os amantes do terror e todos merecem ser conferidos.
Filmes:
Brinquedo Assassino (1988)
Brinquedo Assassino 2 (1990)
Brinquedo Assassino 3 (1991)
A Noiva de Chucky (1998)
O Filho de Chucky (2004)
A Maldição de Chucky (2013)
Chucky 7 (sai em 2017)
Possivelmente a franquia menos boa aqui da lista, recomendo assistir só até o 4. O primeiro filme é um dos menos ruins, com a linda Jennifer Aniston na flor da idade, bem antes de Friends. O segundo e terceiro são inferiores mas dão para o gasto. O quarto se passa no espaço e abraça de vez o trash, sendo um dos mais divertidos. Depois a bagaça só piora, porém sem graça. O último filme se passa na Irlanda e mostra as origens da mitologia e apesar de ter uma boa fotografia, é péssimo. O Duende irlandês ruivo de roupa verde ataca aqueles que rouba seu potinho de moedas de ouro. Quase não entrou na lista, mas a saga é longa e muito pouco lembrada, os 4 primeiros filmes tem seus momentos e é o caso de que é tão ruim, mas tão ruim, que chega a ser bom. Quem gosta deste tipo de produção sabe do que estou falando.
Filmes:
O Duende (1993)
O Retorno do Duende (1994)
O Duende Assassino (1995)
O Duende 4 (1997)
O Duende 5 (2000)
O Duende Perverso (2003)
A saga mais moderna a ter várias sequências, a pergunta que fica é: havia necessidade? Sabemos que não, mas Atividade Paranormal fez muito sucesso no seu início de carreira. O primeiro filme é disparado o melhor, com um terror crescente e final marcante, que muita gente achou ser real. Ele foi exibido pela primeira vez em um festival de terror em 2007. Foi quando o mestre Spielberg e o pessoal da Paramount viu o potencial, recontratou a equipe, investiu uns efeitos especiais a mais e mandou regravarem o final, de maneira mais chocante. Então o filme saiu na sua versão final em 2009. O segundo e terceiro tiveram uma pequena queda na qualidade, mas ainda são bons. Os spin-off de outros países (o Tóquio do Japão e Marcados Pelo Mal do México) são médios, com bons momentos e outros repetitivos. Mas a saga naufragou com o quarto e quinto filmes, totalmente chatos, sem mostrar nada e sem finalizar a franquia de maneira decente. No final das contas, a franquia merece respeito por um bom primeiro filme (que ficou manchado por excesso de continuações e cópias) e por fazer muito sucesso mesmo que não custando quase nada de investimento. Esperamos que a saga tenha acabado, mas se vier outro, ao menos que apresente alguma coisa.
Filmes:
Atividade Paranormal (2007)
Atividade Paranormal 2 (2010)
Atividade Paranormal – Tóquio (2010)
Atividade Paranormal 3 (2011)
Atividade Paranormal 4 (2012)
Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal (2014)
Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma (2015)
Uma das franquias mais importantes de todos os tempos, o primeiro filme de 1974 dirigido pelo mestre do terror Tobe Hooper é inesquecível. Além de impulsionar os filmes slasher e um terror mais implícito nos anos 70 e 80, seu ar amador e sujo dão uma sensação de realismo ao longa. Também inovou em trazer em um dos protagonistas um personagem cadeirante. Leatherface (cara de couro), sua motoserra à gasolina (nunca foi elétrica) e sua família doentia assusta muito até hoje! Esta família foi baseada na família real do assassino e açougueiro Ed Gein, que chocou os Estados Unidos e também inspirou os acontecimentos de Hannibal e Psicose. O segundo filme é de 1986 e apresenta um tom diferente, mais alucinógeno, punk rock e lotado de humor negro, onde os personagens já são figuras pop. O terceiro e quarto são os menos conhecidos e bons, mas ainda apresentam filmes razoáveis e cada um ajudou a alavancar as carreiras de Viggo Mortensen, Matthew McConaughey e Renée Zellweger. Em 2003 surgiu o primeiro remake, que reconta muito bem o filme original e é um dos melhores remakes do cinema. Em 2006 surgiu a história de origem e em 2013 um reboot em 3D; ambos divertidos mas falhos no roteiro. Um novo filme está pronto e em breve deverá sair o trailer, chegando aos cinemas na virada de 2016 pra 2017 ou durante o ano que vem. Enquanto não chega, maratone a franquia, que é indispensável para quem acompanha o terror. Especialmente o original de 74, um filme insuperável, está entre os maiores junto com O Exorcista e Halloween.
Filmes:
O Massacre da Serra Elétrica (1974)
O Massacre da Serra Elétrica 2 (1986)
O Massacre da Serra Elétrica 3 (ou Leatherface: O Massacre da Serra Elétrica 3, de 1990)
O Massacre da Serra Elétrica – O Retorno (1994)
O Massacre da Serra Elétrica (2003)
O Massacre da Serra Elétrica: O Início (2006)
O Massacre da Serra Elétrica 3D: A Lenda Continua (2013)
Leatherface (sai entre final de 2016 e durante 2017)
Bônus: sátira O Massacre da Serra Elétrica 3 – O Massacre Final, (ou Hollywood Chainsaw Hookers, de 1988)
Este filme é na verdade uma sátira de terror quase erótico, com prostitutas e mulheres peitudas matando os homens com motoserras. O filme é uma grande piada, mas vergonhosamente bizarro e divertido, recomendado para amantes de podreiras trash.
Jogos Mortais é um caso de ame ou odeie. Surgiu em 2004 após um curta-metragem fazer sucesso e decidirem expandirem para uma franquia cinematográfica. O longa original começou nos cinemas a tendência de filmes apelidados como “pornô-torture”, filmes que abusam de torturas e armadilhas, como O Albergue. Lançou a carreira de James Wan, o mestre do terror moderno, que já trouxe os dois primeiros Sobrenatural e os dois Invocação do Mal, além de surpreender também na ação em Velozes e Furiosos 7 e em breve dirigirá Aquaman da DC. O primeiro filme é angustiante, inteligente e apresenta um dos melhores plot twist (reviravolta final) do cinema. Do segundo ao quarto foram feitos por Darren Lynn Bousman, são interligados e paralelos entre si e são ótimas continuações. O quinto e sexto são os mais comuns e menos bons, quase matando a franquia. O sétimo lançado em 3D deu uma leve melhorada, mas “encerrou” a franquia. Mas em tempos de ressuscitar tudo que deu certo, o oitavo filme será um reboot ano que vem. Na direção temos os competentes gêmeos australianos The Spierig Brothers, que se destacam pela originalidade, vide os seus filmes O Predestinado e 2019 – O Ano da Extinção. Jogos Mortais pode não ser perfeito, mas foi um marco dos anos 2000, teve um excelente primeiro longa que lançou a carreira do mestre moderno James Wan, teve algumas sequências boas e um oitavo filme vem aí e promete ser bom e diferenciado.
Filmes:
Jogos Mortais (2004)
Jogos Mortais 2 (2005)
Jogos Mortais 3 (2006)
Jogos Mortais 4 (2007)
Jogos Mortais 5 (2008)
Jogos Mortais 6 (2009)
Jogos Mortais – O Final (ou Saw 3D, de 2010)
Jogos Mortais 8 (ou Jogos Mortais: O Legado, sai em 2017)
Filmes:
Grito de Horror (1981)
Grito de Horror 2 (1985)
Grito de Horror 3: A Nova Raça (1987)
Grito de Horror 4: Um Arrepio na Noite (1988)
Grito de Horror 5: O Renascimento (1989)
Grito de Horror 6 (1991)
Grito de Horror 7 (ou Um Lobisomem na Califórnia, 1995)
Grito de Horror: Lua Nova, Sangue Novo (2011)
Está aí um exemplo de uma saga que marcou muita gente. Levemente baseada no livro Children of the Corn do mestre Stephen King. Não está entre as minhas favoritas. Inclusive, na minha opinião não precisava ter tantos filmes, totalmente desnecessários já que a história fica repetitiva demais. Mas a franquia fez muito sucesso em VHS. O melhor é o primeiro, mais intrigante e com uma marcante cena de abertura. Do segundo ao quinto merecem ser vistos, apresentam uma ou outra ideia interessante, apesar de algumas “viajadas”. Algumas estrelas tiveram as carreiras decoladas na franquia, como Naomi Watts (no quarto filme) e Eva Mendes (no quinto). O final do terceiro filme tem uma cena bizarra de um pé de milho gigante atacando no centro de uma cidade grande (rsrs). Depois destes primeiros, foram apenas cópias, repetições e tentativas de extrair alguma coisa dali. Apesar de batida, a franquia apresentou esta ideia polêmica de uma religião ou seita que faz com que as crianças matem os adultos. Com um potencial desses, poderia sair coisa melhor, mas a saga está aí para quem quiser maratonar.
Filmes:
Colheita Maldita (1984)
Colheita Maldita 2: O Sacrifício Final (1992)
Colheita Maldita 3 – A Colheita Urbana (1995)
Colheita Maldita 4 (1996)
Colheita Maldita 5 – Campos do Terror (1998)
Colheita Maldita 666 – Isaac Está de Volta (1999)
Colheita Maldita 7 (2001)
A Colheita Maldita (2009)
Colheita Maldita: Gênesis (2011)
Talvez o mais próximo de ser conhecido aqui na lista, ainda assim não teve tanto destaque. A franquia britânica HellRaiser também apresenta uma história original e tem um universo próprio. Baseados nos livros de mesmo nome do mestre do horror Clive Barker (o segundo melhor escritor de terror após Stephen King), a franquia fala sobre infernos internos. Sobre como o masoquismo, luxúria, mentiras e ambição acarretam para si consequências terríveis, onde você é o responsável pelo próprio mal que atrai. Você libera seus próprios infernos internos. Cada filme traz uma história diferente, com personagens duvidosos “purgando” pelos seus atos hediondos. Os guardiões do submundo são os Cenobitas, espécie de juízes dos castigos. O líder deles é Pinhead (cara de pregos, literalmente), onde castiga os merecedores e às vezes os faz alucinar ou viajar pra o submundo. É uma franquia bastante pesada, toda ela para maiores de idade. Somente os 4 primeiros passaram nos cinemas, sendo que só o primeiro fez de fato sucesso. Do quinto em diante foram lançados direto em VHS e DVD. Não precisava ter tantos filmes, o último é bem ruim na verdade, mas todos os outros ao menos divertem. O primeiro é o melhor, um filme perverso, obscuro, diferente e subversivo. Existe uma cena nele que marcou o ano de 1987, onde de uma gota de sangue se reconstitui todo um corpo, com ossos, nervos, músculos e órgãos. A cena feita em uma mistura de maquiagem, stop motion (massa de modelar), computação gráfica primitiva e aceleração de câmera foi algo inovador e surreal. O segundo é o único filme que é continuação direta, começando de onde terminou o primeiro. A protagonista dos dois primeiros viria a aparecer em uma reviravolta no sexto filme. O terceiro filme foi um dos mais eletrizantes, embora confuso. O filme tem grande orçamento e se passa na cidade grande. O quinto filme lembra bastante o jogo e filme Max Payne, seja pelo estilo noir ou fotografia. Há um remake à caminho faz anos, fãs da franquia torcem para que se concretize. HellRaiser é para amantes de terror mais extremo e fantasioso, foge um pouco dos padrões hollywoodianos e é de fato obscuro.
Filmes:
Hellraiser: Renascido do Inferno (1987)
Hellraiser2: Renascido das Trevas (1988)
Hellraiser 3: Inferno na Terra (1992)
Hellraiser 4: Herança Maldita (1996)
Hellraiser: Inferno (2000)
Hellraiser: Caçador do Inferno (2002)
Hellraiser: O Retorno dos Mortos (2005)
Hellraiser 8: O Mundo do Inferno (2005)
Hellraiser: Revelações (2011)
Filmes:
A Hora do Pesadelo (1984)
A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy (1985)
A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos (1987)
A Hora do Pesadelo 4: O Mestre dos Sonhos (1988)
A Hora do Pesadelo 5: O Maior Horror de Freddy (1989)
A Hora do Pesadelo 6: Pesadelo Final – A Morte de Freddy (1991)
O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger (1994)
Freddy X Jason (ou Freddy vs Jason, de 2003)
A Hora do Pesadelo (2010)
A Hora do Pesadelo (sai possivelmente em 2019)
Filmes:
Halloween – A Noite do Terror (1978)
Halloween 2 – O Pesadelo Continua (1981)
Halloween 3: A Noite das Bruxas (1982)
Halloween 4: O Retorno de Michael Myers (1988)
Halloween 5 – A Vingança de Michael Myers (1989)
Halloween 6: A Última Vingança (1995)
Halloween H20 – Vinte Anos Depois (1998)
Halloween – Ressurreição (2002)
Halloween – O Início (2007)
Halloween 2 (2009)
Halloween (sai em 2017)
Filmes:
Terror em Amityville (1979)
Amityville 2 – A Possessão (1982)
Amityville 3 – O Demônio (ou Amityville 3D, de 1983)
Amityville 4 – A Fuga do Mal (1989)
Amityville 5 – A Maldição de Amityville (1990)
Amityville 6: Uma Questão de Hora (1992)
Amityville 7: Uma Nova Geração (1993)
Amityville 8: A Casa Maldita (1996)
Horror em Amityville (2005)
Amityville: The Awakening (sai em 2017)
Filmes não oficiais:
The Amityville Haunting (2011)
My Amityville Horror (“documentário”, de 2013)
The Amityville Asylum (2013)
The Amityville Terror (2016)
Filmes:
O Mestre dos Brinquedos (ou Bonecos da Morte, 1989)
O Mestre dos Brinquedos 2 (1991)
A Volta do Mestre dos Brinquedos (1991)
O Mestre dos Brinquedos 4 (ou Bonecos em Guerra, 1993)
O Mestre dos Brinquedos 5: O Capítulo Final (ou Bonecos em Guerra: O Capítulo Final, 1994)
A Maldição dos Brinquedos (1998)
Retro Puppet Master (1999)
Puppet Master: O Legado (2004)
Puppet Master vs Brinquedos Diabólicos (ou Brinquedos Diabólicos, 2004)
Puppet Master: O Eixo do Mal (2010)
Puppet Master X: Axis Rising (2012)
Puppet Master: Axis Termination (2016), já saiu em alguns lugares do mundo direto para streaming, mas segue sem previsão aqui ou em sites de download.
Filmes:
Sexta-Feira 13 (1980)
Sexta-Feira 13 – Parte 2 (1981)
Sexta-Feira 13 – Parte 3 (1982)
Sexta-Feira 13 – Parte 4 – O Capítulo Final (1984)
Sexta-Feira 13 – Parte 5 – Um Novo Começo (1985)
Sexta-Feira 13 – Parte 6 – Jason Vive (1986)
Sexta-Feira 13 – Parte 7 – A Matança Continua (1988)
Sexta-Feira 13 – Parte 8 – Jason Ataca Nova York (1989)
Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira (1993)
Jason X (ou Sexta-Feira 13 – Parte 10, de 2001)
Freddy vs Jason (ou Freddy X Jason, de 2003)
Sexta-Feira 13 (2009)
Sexta-Feira 13 (sai em 2017)
Gostei muito da lista! Parabéns pela postagem.
Definitivamente vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero. Jonathan Penner ator é uma das azoes pelas quais o filme teve resumos positivos. Mais que filme de terror, é filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. Além, tem pontos extras por ser uma historia original.