Lançamentos do Cinema em Setembro:



Entramos em Setembro com tudo, e já é reta final do ano. Nesta época pós verão americano, os filmes carregados em efeitos especiais diminuem em quantidade (2 ou 3 por mês) e começam a surgir filmes menores, muitas produções alternativas, indies e que farão menos bilheteria; mas que agradarão os críticos. Pode-se dizer que começam a surgir alguns estilos que vão predominar até o fim de ano. Com uma concorrência menor, vários filmes nacionais aparecem nos cinemas, sendo a maioria comédias nacionais pastelonas ou românticas, enquanto que alguns projetos nacionais alternativos de suspense, drama e com temas reflexivos também surgem. Outro estilo de filme que começa a surgir forte são os longas de suspense e terror, em um preparativo para a época do Halloween americano (em Outubro), onde diversos filmes desta temática lotam cinemas, locadoras e sites online. E a corrida pelas premiações como Oscar e Globo de Ouro também começa agora, com diversos dramas, épicos e filmes de conteúdo existencialista surgindo afim de encantar a crítica.

Vale lembrar que nesta agenda aqui do Brasil, vários destes filmes aí estão atrasados algumas semanas ou meses com relação ao seu lançamento nos Estados Unidos. E alguns ainda poderão ter sua estreia adiada. Mas a princípio, segue o calendário. Veja os trailers, separe o dinheiro e programe-se:





01/09/2016 (estrearam no final de semana passado)

Star Trek – Sem Fronteiras



O caríssimo e terceiro (da nova saga) ‘Star Trek – Sem Fronteiras’ vem fazendo uma bilheteria humilde, mas tem sido extremamente elogiado pela crítica e público, sendo considerado o melhor da nova trilogia e um dos melhores blockbusters do ano. Se o diretor dos dois primeiros J.J. Abrams deixou o posto para se dedicar ao novo ‘Star Wars’, o oriental Justin Lin deixou a direção da saga ‘Velozes e Furiosos’ para se dedicar a este daqui. E deu certo! A ação, os efeitos especiais, os personagens: tudo é bem elaborado, gigantesco e frenético. É o maior lançamento do mês e figurará entre os melhores filmes do ano.



Aquarius



Talvez o mais importante, mais comentado, mais elogiado, mais polêmico e mais censurado filme nacional do ano, ‘Aquarius’ é complexo, urgente e obrigatório. Traz Sônia Braga destruindo em um papel difícil, o filme vem causando alvoroço nesse momento de política tão frágil que o país se encontra. Tem chances de representar o Brasil no Oscar, mas se não chegar lá não importa: é o filme nacional obrigatório para os cinéfilos de 2016.



O Sono da Morte



Com uma considerável aceitação da crítica, ‘O Sono da Morte’ é mais um da boa safra de terror que surgiu recentemente. Com traços de fantasia dramática, traz o ótimo ator mirim Jacob Tremblay (o menino prodígio de ‘O Quarto de Jack’) como uma criança que quando dorme, traz para a realidade seus pesadelos, pondo todos em risco. 



Um Namorado Para Minha Mulher



Este é o remake brasileiro do sucesso argentino ‘Un Novio Para Mi Mujer’. A comédia romântica feminista promete fazer bonito em bilheteria e traz a carismática Ingrid Guimarães como protagonista. É aquele tipo de filme clichê no qual não sou muito fã, mas vem a ser um dos principais lançamentos do mês.





08/09/2016 (estreando neste final de semana)

O Homem nas Trevas



Outro terror que vem super bem conceituado pela crítica e está sendo considerado um dos melhores dos últimos anos, traz o entrave entre três jovens assaltantes que tinham o plano perfeito de roubar um senhor cego. Mas o que eles não imaginavam é que este senhor tem um terrível segredo. Filmaço angustiante, traz cenas claustrofóbicas, uma metáfora a cegueira e a direção do ótimo uruguaio Fede Alvarez, que em 2013 surpreendeu a todos com o ótimo e sangrento remake de ‘Evil Dead – A Morte do Demônio’. Imperdível, forte candidato a melhor terror de 2016.





Herança de Sangue



Mel Gibson volta à ativa com esta ação que surpreendentemente está sendo bem aceita pela crítica. O cenário áspero e a atuação do astro vem sendo elogiadas. E fique ligado pois no fim de ano na temporada do Oscar, Mel Gibson lança seu novo filme como diretor, uma vez que ele executa esta função ainda melhor do que como ator. Duvida? Lembrem-se de que ‘Coração Valente’, ‘A Paixão de Cristo’ e ‘Apocalypto’ tem a assinatura de Gibson. Um bom ano para o cara. 




Últimos Dias no Deserto



Este minimalista filme bíblico traz Ewan McGregor como Cristo durante sua peregrinação e exílio de 40 dias no deserto. O filme aborda de maneira reflexiva a personalidade deste homem sagrado,seu encontro com o Diabo e traz reflexões para a vida de todos.



Virei um Gato



Imenso fracasso de crítica e bilheteria lá fora, o filme traz o excelente ator Kevin Spacey em um papel duvidoso. Como um empresário ganancioso que está desperdiçando a vida com trabalho e deixando a família de lado, ele sofre um acidente. Como segunda chance de consertar tudo, ele volta como um gato e agora deve fazer de tudo para salvar a família. Vejamos o que dá. 



Cães de Guerra



Do talentoso diretor de comédias Todd Phillips (da trilogia ‘Se Beber Não Case!’), chega esta trama surreal baseada em fatos reais, sobre uma dupla de amigos “panacas” que se metem numa guerra fria armamentista no Iraque.



O Roubo da Taça


Comédia nacional feita em união com a Netflix, traz os acontecimentos reais que levaram ao sumiço da taça Jules Rimet. No elenco temos Taís Araújo. 






A Comédia Divina


Outra comédia nacional, esta até tem uma história que poderia resultar em um filme de humor negro cheio de críticas e sátiras. Porém, dado o péssimo trailer, deverá ser um dos fiascos do ano. Tudo parece não funcionar, mas o filme está aí né. Esperemos pra ver.





15/09/2016

Bruxa de Blair



‘A Bruxa de Blair’ marcou 1999. Depois, a continuação afundou as chances de ser uma boa saga. Filmado em secreto e sob o nome falso de ‘The Wood’, foi anunciado recentemente este terceiro ‘Bruxa de Blair’, que já está sendo muito elogiado pela crítica e tido como um dos melhores filmes de terror dos últimos anos. Tido como extremamente assustador, o filme promete fazer sucesso. De fato o terror se encontra em um ótimo momento. 




Conexão Escobar



Pegando carona no sucesso da ótima série da Netflix ‘Narcos’ – que fala sobre a caçada à Pablo Escobar, maior traficante da Colômbia e do mundo – esta produção traz o excelente Bryan Cranston (eternizado em ‘Breaking Bad’) como um homem infiltrado no terrível cartel de Escobar. Imperdível, não é?





Mate-me Por Favor


Mistura de terror, suspense psicológico e drama existencialista, esta pérola nacional agradou a crítica e deverá ser um dos projetos nacionais mais interessantes de 2016. 





22/09/2016

Sete Homens e Um Destino



Este remake do clássico de faroeste é uma das poucas superproduções agendadas para o mês. O filme traz um elenco atual excelente, na pele de 7 homens que decidem fazer justiça e proteger uma cidadezinha. Temos Denzel Washington, Chris Pratt, Vincent D’Onofrio, Ethan Hawke e grande elenco. O filme original de 1960 trazia Charles Bronson, Eli Wallach, Steve McQueen e grandes astros da Era de Ouro de Hollywood, em um dos maiores clássicos sobre o velho oeste. Tomara que esta versão faça algum jus. 



Cegonhas: A História Que Não Te Contaram
Sabe aquela história que contam para as crianças de que as cegonhas trazem os bebês? Então, esta é a próxima aposta da Warner no quesito animação infantil. Dos mesmos criadores de ‘Uma Aventura Lego’, promete trazer piadas, aventura e fofura para adultos e crianças. Já que as animações estão em um ótimo momento, este é um dos grandes lançamentos do mês!





Tô Ryca



É a típica comédia pastelona nacional, então não tem muito o que falar. Mas há seus fãs. E Samantha Schmutz tem seu carisma.






O Último Virgem



Comédia colegial nacional, promete resgatar aquele estilo ‘American Pie’, porém com jovens “brazucas”. A equipe de produção promete não trazer apenas um besteirol, mas uma  reflexão em cima do amadurecimento e das experiências juvenis. Não sei não, o trailer não me comprou, mas vejamos o que sai. 





O Homem Que Viu o Infinito



Emocionante cinebiografia sobre um brilhante matemático indiano. Recomendado para quem curte filmes baseados em eventos históricos e reais. 



Lembranças de um Amor Eterno



Novo filme do excelente Giuseppe Tornatore, que já nos presenteou com os maravilhosos ‘Cinema Paradiso’ e ‘Malena’. Esta obra traz um romance atemporal e todo toque de emoção que este mestre do cinema sabe fazer. Aguardemos ansiosos! 






O Silêncio do Céu



Mistura de suspense com drama, esta produção nacional vem sendo considerada uma das mais chocantes e incríveis obras do nosso cinema recente. 







A Luz Entre Oceanos



Drama que tem objetivo de chegar no Oscar e baseado em um best-seller, o que chama a atenção no trailer é a belíssima fotografia e as atuações dos ótimos Michael Fassbender, Alicia Vikander e Rachel Weisz.






29/09/2016


Meu
Amigo, o Dragão






Remake de um clássico musical da Disney não tão lembrado, o filme vem ganhando inúmeros elogios da crítica e é tido como uma das surpresas do ano. ‘Meu Amigo, O Dragão’ promete emocionar!





O Lar das Crianças Peculiares



Nova aposta do lendário cineasta Tim Burton, esta curiosa película vem na época pré-halloween americano, com uma trama para toda família e bons efeitos especiais, porém utilizando-se da estética sombria do cineasta.





O Bebê de Bridget Jones



Imensamente elogiada nas exibições teste, esta terceira parte traz o retorno de rostos conhecidos, em mais um dilema amoroso e neurótico da protagonista. Agora envolvendo maternidade.







Horizonte Profundo: Desastre no Golfo



Baseado na tragédia real, esta superprodução estrelada por Mark Wahlberg também vem de olho no Oscar e em emocionar o público.







Stonewall



O cineasta Roland Emmerich (de ‘2012’ e ‘Independence Day’) não vive só de destruir o mundo. ‘Stonewall’ traz a história das turbulentas lutas e manifestações dos direitos dos gays. O filme foi lançado lá fora de maneira humilde ano passado e só chega por aqui agora.







Demônio de Neon



O polêmico cineasta Nicolas Winding Refn já foi ao céu com seu marcante ‘Drive’ e ao inferno com seu massante ‘Só Deus Perdoa’. Agora ele divide opiniões com este polêmico ‘Demônio de Neon’, que traz uma crítica ao mundo das supermodelos e sua “beleza perfeita”. Além de um visual chamativo e neon, o filme traz reflexões e viagens psicodélicas abstratas, atraindo a atenção dos cinéfilos de filmes artísticos, mas afastando a maioria. Se é bom ou não, o que pode-se dizer é que se trata de um filme complexo e polêmico que deve ser observado com certo cuidado e debatido. 






Então, quais você mais espera ver? comente aí:





Deixe uma resposta