Crítica: O Olho do Mal (2008, de David Moreau, Xavier Palud)

Volta e meia, filmes de terror asiáticos ganham refilmagens hollywoodianas, tanto boas quanto ruins. Entretanto, não sei por que, mas as versões americanas sempre acabam me atraindo mais e ‘O Olho Do Mal’ não foi exceção. Dirigido pelos franceses David Moreau e Xavier Palud, o remake estrelado pela bela Jessica Alba foi uma grata surpresa e superou as expectativas. Ao esperar algo ordinário, no fim das contas, seu resultado foi eminente.


A trama se passa em Los Angeles, onde Sydney Wells (Jessica Alba) é uma violinista renomada que sofreu uma tragédia na infância e ficou cega. Ela sempre sonhou em fazer uma cirurgia de transplante de córneas e, quando finalmente consegue, recupera a visão. Para se adaptar a nova situação, ela conta com a ajuda de sua irmã Helen (Parker Posey) e do Dr. Paul Faulkner (Alessandro Nivola), um neuro-oftalmologista. Porém logo depois, desconhecidas, ocultas e horripilantes imagens começam a atormentá-la. Sem saber se é uma sequela, se é apenas a sua mente se adaptando à visão ou ainda se é algo terrivelmente real, Sydney passa a desconfiar que a causa está ligada ao doador anônimo das córneas usadas em sua operação. Esse tópico me fez parar pra prensar na realidade e quão difícil deve ser a vida de pessoas que passam por essa cirurgia. Portanto, é aconselhado que tais pessoas passem longe desse filme.

O elenco conta a diva Jessica Alba, de ‘Quarteto Fantástico’, ‘Pequenos Espiões 4’, ‘A Seita’, ‘Awake – A Vida Por Um Fio’, ‘Machete’ e em breve será vista em ‘Assassino A Preço Fixo 2’. Ao interpretar Sidney, o jogo de câmeras foi bem montado e em várias partes vemos o mundo pela perspectiva dos seus olhos. Temos ainda a presença de Alessandro Nivola, de ‘A Caminho da Felicidade’, que interpreta o Dr. Paul Faulkner. Sua atuação até que foi aceitável, porém nada excepcional. O restante dos atores foi verossímil. Tais rostos são: Parker Posey, como Hellen Wells, irmã de Sydney e Chloë Grace Moretz, como a paciente Alicia. Após ‘Vovó… Zona 2’, ‘Carrie – A Estranha’, ‘Kick-ass 2’, ‘A 5ª Onda’ e ‘Vizinhos 2’, Chloë Moretz teve uma boa performance e foi uma graça de menina ao roubar a cena em diversos momentos!


Com enfoque na parte dos efeitos especiais, todos sabemos que hoje em dia é difícil encontrar algum filme ou seriado que não use e abuse de efeitos especiais, não é? Por isso que muitas pessoas prefere os filmes antigos, onde o CGI, por mais que risível, não incomodava o público por ser pura e exclusivamente, arte. Aqui no caso os produtores utilizaram alguns efeitos, mas nada em excesso, sabe? Que vá causar repulsa no espectador, nada disso. Outro aspecto que ressalto é que o filme se voltou mais para o lado do suspense do que para o terror. Além disso, o desenvolvimento do roteiro também foi bem executado; começo, meio e fim conseguem prender nossa atenção a maior parte do tempo.

Ainda na questão o CGI, o que acontece é o seguinte: quanto mais marketing o filme tem em cima de si, mais interesse é despertado no público, não importando a quantidade de CGI nele presente. ‘Batman vs. Superman – A Origem Da Justiça’ por exemplo, foi um longa que arrecadou milhões de bilheteria; mesmo com toda a polêmica em cima dele, agradou muitos enquanto decepcionou outros. No entanto, eis o detalhe: ele é recheado de computação gráfica e é aí que a lógica está. Conquanto, falando sobre o enredo sombrio, ele pode até ser um pouco clichê, mas não estragou o filme em si; com um susto aqui e outro lá, o espectador não acaba tendo aquela sensação de medo em meio a toda a atmosfera macabra exposta. Não há motivo pra jogar ele no lixo e independente de alguns terem achado o desfecho satisfatório, achei conciso. Recomendado para fãs do gênero em geral!

Nota: 8


Direção: David Moreau, Xavier Palud.


Elenco: Jessica Alba, Alessandro Nivola, Amanda Shamis, Brett Haworth, Brett O’Mara, Brian Keith Gamble, Burly Cain, Chloë Grace Moretz, Daniel Romero, Danielle Lozeau, Danny Mora, Dan Strakal, Fernanda Romero, Heather Doerksen, Juan Carlos Cantu, Kisha Sierra, Landall Goolsby, Mia Stallard, Obba Babatundé, Parker Posey, Rachel Ticotin, Rade Serbedzija, Tamlyn Tomita, Tegan Moss, Tone Forrest, Zak Santiago.


Trailer:
Mais imagens do filme:







Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta