Crítica: As Ruínas (2008, de Carter Smith)

Ultimamente os filmes de terror têm sido todos iguais, tirando um ou outro que fuja dos clichês hollywoodianos. ‘As Ruínas’, longa produzido por Ben Stiller, não é uma exceção. Recheado de sangue, mortes e tensão, classificaria ele mais como um thriller pesado do que terror propriamente dito.





Na trama, 5 amigos aproveitam suas férias de verão no México em um clube, quando conhecem um turista e seu irmão aventureiro. Ele os convida para visitar intocadas ruínas maias e fazer parte de uma escavação arqueológica. Nem desconfiam eles que o que era para ser um passeio se tornará seu pior pesadelo. De cara você já saca: trilha, ruínas e floresta. Não falta nada pra dar errado. Além disso, qual filme de terror não envolve 4 jovens ou mais, né? Chegando no templo, a expedição enfrenta a primeira “treta”: um habitante local rouba a cena e não parece ser amigável. Ele ordena que saiam da propriedade, pois para os nativos ela é sagrada. Um acidente inesperado acontece e consequentemente eles se vêem presos lá em cima. Quando exploram o lugar, descobrem que não haviam sido os primeiros a estar ali.



Com um roteiro simples, o filme se desenrola muito bem, os eventos seguintes são bizarros. Quando duas personagens descem para as profundezas do templo, o maior dos segredos nos é revelado. A partir daí, os jovens devem lutar por suas vidas, pois além da escassez de água e comida, um predador desconhecido surge, deixando o espectador apreensivo até o desfecho. Levei 3 sustos ao longo da fita.


As atuações até que foram admissíveis. Temos aqui um elenco mediano, dos quais destaco a bela Jena Malone, de ‘Suckerpunch – Mundo Surreal’, ‘The Neon Demon’ e ‘Batman vs. Superman’. Além de ser a mais sortuda, consegue passar toda a emoção da personagem, bem como o seu sofrimento. Quanto a duração, é 1 hora e meia que passa voando, você nem vê o tempo passar no decorrer dos eventos. Com relação ao final, fica aquela ponta solta para uma continuação. Embora nunca tenha sido feita, espero que ainda seja anunciada. Afinal, hoje em dia tudo é possível.


Sobre os efeitos visuais, o CGI é sensacional! Entretanto, advirto que as cenas de mutilação são perturbadoras! Somente pra quem tem estômago forte. Me recordo que quando assisti pela primeira vez em 2009, foi por recomendação de uma amiga. Gostei tanto que resolvi passar ele para a turma da minha sala na última semana de aula. Do início ao fim, ninguém piscou os olhos; ele realmente dividiu opiniões. Por fim, ele é aquele típico suspense que vai te inquietar e te fazer roer as unhas, mas no geral vale a pena pela criatividade da história. Recomendo para apreciadores do gênero!


Nota: 8

Direção: Carter Smith

Elenco: Jena Malone, Dimitri Baveas, Jesse Ramirez, Joe Anderson, Jonathan Tucker, Laura Ramsey, Luis Antonio Ramos, Michelle Atkinson, Sergio Calderón, Shawn Ashmore.
Trailer:

Mais imagens do filme:










Curtiu? Deixe em seu comentário o que achou do filme!!

Deixe uma resposta