TOP 10: FILMES BASEADOS EM FATOS REAIS




Filmes baseados em fatos reais me chamam muito a atenção pelo fato da vida de determinada pessoa ter sido tão incrível de alguma forma. Somos levados ao universo dela e descobrimos suas fraquezas, seus medos, suas vontades e de certa forma nos colocamos no lugar. Nem sempre os finais são felizes mas a vida é isso. Com certos filmes aprendemos que nem tudo é tão impossível quanto parece e em outros vimos até que ponto o ser humano é capaz de chegar.

10 – Meu Nome Não É Johnny


Baseado no livro homônimo, o diretor consegue falar sobre o tráfico de drogas sem violência, mostrando a trajetória de João Guilherme Estrella (Selton Mello) até o mesmo se tornar um traficante (ou não).




Sinopse: João Guilherme Estrella (Selton Mello) nasceu em uma família de classe média do Rio de Janeiro. Filho de um diretor do extinto Banco Nacional, ele cresceu no Jardim Botânico e frequentou os melhores colégios, tendo amigos entre as famílias mais influentes da cidade. Carismático e popular, João viveu intensamente os anos 80 e 90. Neste período ele conheceu o universo das drogas, mesmo sem jamais pisar numa favela. Logo tornou-se o maior vendedor de drogas do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995. A partir de então passou a frequentar o cotidiano do sistema carcerário brasileiro.

Direção: Mauro Lima, 2008.

Trailer:



9 – Alpha Dog


O filme é uma reflexão do diretor sobre a juventude transviada dos EUA. E o resultado dessa reflexão nasceu Alpha Dog, baseado na história real de Jesse James Hollywood, um jovem traficante da Califórnia (EUA) que, por causa de uma dívida de drogas, sequestrou o meio-irmão caçula de um de seus clientes.


Sinopse: Johnny Truelove (Emile Hirsch) é um traficante de drogas de 2ª
categoria em uma região confortável em San Gabriel Valley, em Los
Angeles. Johnny e seus amigos vivem isolados em uma vida suburbana e,
com muito tempo livre, levam a vida em busca de festas e emoções fortes.
Quando Jake Mazursky (Ben Foster) não consegue o dinheiro que deve a
Johnny, ele decide sequestrar Zack (Anton Yelchin), o irmão mais novo de
Jake. Rumo a Palm Springs, Johnny e sua gangue decidem manter Zack como
garantia e passam a levá-lo para festas, deixando-o sob
responsabilidade de Frankie Ballenbacher (Justin Timberlake). Logo Zack
passa a viver uma fantasia de verão, já que está afastado dos pais e
rodeado de bebidas, garotas e novas experiências. Ao mesmo tempo ele se
torna um companheiro de Johnny e sua gangue, que deixam de vê-lo como um
refém.

Direção:
Nick Cassavetes, 2006.

Trailer:



8 – Aliança do Crime


É mais uma história de violência,
mas dessa vez temos Johnny Depp no papel de Whitey Bulger, o mafioso
mais conhecido da história do sul de Boston, atuando no período de 1970.
Irmão de um senador, Bulger fazia o que queria bem debaixo do nariz do
FBI. Na Netflix tem um documentário sobre chamado ‘Whitey: United States
of America v. James J. Bulger’ que é muito bom.


Sinopse:
Whitey Bulger (Johnny Depp), irmão de um senador dos Estados Unidos, foi um dos criminosos mais famosos da história do sul de Boston. Ele começou a trabalhar como informante do FBI para derrubar uma família de mafiosos, mas foi traído pela agência, tornando-se um dos homens mais procurados do país. 

Direção:
Scott Copper, 2015.
Trailer:



7 – Sempre ao seu Lado

Provando mais uma vez aquele ditado “O cachorro é o melhor amigo do homem”.





Sinopse:
Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate (Joan Allen), sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida.

Direção:
Lasse Hallström, 2009.
Trailer:




6 – Sem Dor, Sem Ganho


É aquele filme que você assiste para aprender como não fazer as coisas. Acontece algumas situações tão inusitadas que no meio do filme eles colocam legendas para nos lembrar que o filme ainda é baseado em uma história real.





Sinopse: Daniel Lugo (Mark Wahlberg) adorava malhar e trabalhava como instrutor de fisiculturismo em uma pequena academia, na Flórida, mas ele sonhava grande e queria muito mais. Disposto a realizar este sonho, convence seu fiel seguidor Adrian Doorbal (Anthony Mackie), e o ex-presidiário Paul Doyle (Dwayne Johnson) a participarem de um golpe. A vítima será um dos alunos de Daniel na academia, Victor Kershaw (Tony Shalhoub), um cara cheio da grana. O plano até que deu mais ou menos certo, mas os caras queriam mais e um investigador aposentado chamado Ed Dubois (Ed Harris) começa uma perseguição para colocá-los atrás das grades.

Direção: Michael Bay, 2013.

Trailer:





5 – Prenda-me Se For Capaz


Baseada na vida de Frank Abagnale Jr., que antes de chegar aos 19 anos de idade, conseguiu milhões de doláres vivendo de golpes. Seu principal crime foi falsificação de cheques; ficou tão experiente e habilidoso que o próprio FBI se dirigia a ele para ajudar na captura de outros falsificadores.



Sinopse: Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) já foi médico, advogado e co-piloto, tudo isso com apenas 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo.

Direção:
Steven Spielberg, 2002.
Trailer:




4 – A Garota Dinamarquesa


É um filme sensível, engraçado e triste. Mescla todos os aspectos da vida de Lili Elbe antes dela mesma saber o que estava por vir. Não é só uma história sobre a primeira cirurgia de transgenitalização, o filme tenta trazer muito mais ao expectador.




Sinopse: The Danish Girl é baseado no livro homônimo de David Ebershoff e mostrará a história de amor real entre as pintoras dinamarquesas Lili Elbe (Eddie Redmayne) e Gerda Gottlieb (Alicia Vikander). Obrigada a viver como Einar Wegener desde o nascimento, em 1930, Lili foi uma das primeiras mulheres a passar por uma cirurgia de transgenitalização.

Direção: Tom Hooper, 2016.


Trailer:



3 – O Exorcismo de Emily Rose


O filme é mostrado em flashbacks, retratando de duas formas diferentes a mesma cena. Não necessariamente foi feito para dizer se isso é de fato real ou não, ele deixa a nosso critério para decidir no que acreditar.






Sinopse: Emily Rose (Jennifer Carpenter) é uma jovem que deixou sua casa
em uma região rural para cursar a faculdade. Um dia, sozinha em seu
quarto no alojamento, ela tem uma alucinação assustadora, perdendo a
consciência logo em seguida. Como seus surtos ficam cada vez mais
frequentes, Emily, que é católica praticante, aceita ser submetida a uma
sessão de exorcismo. Quem realiza a sessão é o sacerdote de sua
paróquia, o padre Richard Moore (Tom Wilkinson). Porém Emily morre
durante o exorcismo, o que faz com que o padre seja acusado de
assassinato. Erin Bruner (Laura Linney), uma advogada famosa, aceita
pegar a defesa do padre Moore em troca da garantia de sociedade em uma
banca de advocacia. À medida que o processo transcorre o cinismo e o
ateísmo de Erin são desafiados pela fé do padre Moore e também pelos
eventos inexplicáveis em torno do caso.

Direção: Scott Derrickson, 2005.


Trailer:



2 – Clube de Compras Dallas


Chega a ser desconfortável ver algumas cenas desse filme. A crítica em cima da indústria farmacêutica, o sofrimento dos personagens e recusa do diagnóstico fazem com que Ron (Matthew McConaughey) procure um tratamento alternativo, o que acaba virando um negócio bem lucrativo.




Sinopse: O filme conta a história de Ron Woodroof, um eletricista heterossexual de Dallas que foi diagnosticado com AIDS em 1986, durante uma das épocas mais obscuras da doença. Embora os médicos tenham lhe dado apenas 30 dias de vida, Woodroof se recusou a aceitar o prognóstico e criou uma operação de tráfico de remédios alternativos, na época ilegais.

Direção: Jean-Marc Vallée, 2013.
Trailer:


1 – Na Natureza Selvagem


O filme conta a trajetória de Chris McClandess (Emile Hirsch) pela América. Um jovem de classe média alta, larga tudo o que tem para viver livre de um mundo que ele considera não ser o seu. Seus valores e seu idealismo são notórios e até mesmo sonhadores de mais em alguns pontos. Mas é assim com as pessoas visionárias, Chris não era um ser humano comum, tudo o que ele queria era viver intensamente. Sem contar que Eddie Vedder fez as músicas da trilha sonora exclusivamente para o filme. Prepare o lencinho antes de ver o filme, porque você vai precisar.




Sinopse: Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após 2 anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.

Direção: Sean Penn, 2007.
Trailer:




FILME BÔNUS:

– O Jogo Da Imitação


Baseado na história real do lendário criptoanalista inglês Alan Turing, considerado o pai da computação moderna, e narra a tensa corrida contra o tempo de Turing e sua brilhante equipe no projeto Ultra para decifrar os códigos de guerra nazistas e contribuir para o final da guerra.



Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.

Direção: Morten Tyldum, 2014.
Trailer:


Gostou? Deixe um comentário 😉






Deixe uma resposta