Crítica: The DUFF (2015; de Ari Sandel)

The DUFF ressuscitou um gênero não muito usado no meio cinematográfico hoje em dia: comédias adolescentes, um gênero que foi bem aproveitado nos anos 90. Atualmente não foram feitas muitas comédias adolescentes com um bom roteiro ou atuações convincentes (com exceção de A Mentira), mas The DUFF preencheu esses requisitos. 



O filme foi baseado em um livro com o mesmo nome: The DUFF, que a tradução significa A Amiga Designada Gorda e Feia. Muitos fãs do livro não gostaram do filme pelo fato do roteiro ter sido diferente da história original. Mas seguindo ou não a ideia do livro, The DUFF têm um roteiro simples mas também não deixa de ser inteligente. No filme, Bianca descobre ser a DUFF de suas amigas. Então ela se “revolta contra elas” e busca a ajuda de seu amigo de infância, que é o atleta popular na escola, para tornar seu visual mais atraente.

Bianca não é o tipo de garota superficial, ela é diferente, como se auto-descreve: é fã de filmes de terror, excelente aluna e uma violinista medíocre. Ela é bem insegura quanto a sua aparência mas usa seu senso de humor como auto- defesa. Bianca é perseguida pela garota popular da escola (como sempre), que usa o cyberbullying como humilhação.

A personagem de Bianca é muito bem interpretada por Mae Whitman que junto com os atores Allison Janney e Ken Jeong, tem as melhores atuações e cenas também. Os outros atores têm um nível mais teen, mas não interpretam mal. O filme no geral tem boas atuações seguidas de piadas inteligentes e ainda faz uma crítica quanto as redes sociais.

A trilha sonora do longa é boa, não tão boa quanto aos clássicos dos anos 90, mas pelo menos Bad Reputation está inclusa no filme. Outro ponto positivo que eu devo ressaltar é que o filme é decente, apesar de algumas piadas sujas. The DUFF foi uma agradável surpresa para mim, mesmo sendo clichê (com direito a famosa cena de baile de formatura no final).


Diretor: Ari Sandel

Sinopse:
A jovem Bianca (Mae Whitman) descobre um dia que foi escolhidas pelas amigas de colégio como uma DUFF, ou seja uma amiga feia para que elas se pareçam ainda mais bonitas em comparação. Revoltada, Bianca pede a um atleta popular da escola para ajudá-la a melhorar o seu visual.

Elenco: Mae Whitman, Robbie Amell, Bianca Santos, Bella Thorne, Allison Janney, Romany Malco, Skyler Samuels, Ken Jeong, Nick Eversman.



TRAILER:


Deixe uma resposta