Morre o compositor James Horner, relembre suas trilha sonora marcante.

Morreu aos 61 anos nesta segunda-feira, 22 de Junho, uma grande figura do cinema. James Horner não era ator nem diretor, mas deixou um grande legado no seu trabalho como compositor de diversas trilha sonoras marcantes do cinema. A causa da morte: o avião no qual pilotava caiu em Santa Bárbara, Califórnia. Ele amava voar, Leia mais… »

A FANTASIA CINEMATOGRÁFICA EM MOMENTO DE VIBRAÇÃO MAIOR

Filme de fantasia plenamente realizado é o atemporal O ladrão de Bagdá (The thief of Bagdad ‑ An Arabian fantasy, 1940), de Michael Powell, Tim Whelan, Ludwig Berger e outros não creditados. Passados tantos anos de sua realização, conserva vivo o poder de sedução. Suntuoso, abusa das possibilidades cromáticas do nascente Technicolor e da artesanal Leia mais… »

Crítica: Jurassic World (2015, de Colin Trevorrow)

Que Jurassic World daria bilheteria, todos nós e inclusive especialistas em cinema já sabiam. Mas que se tornaria este fenômeno mundial … bem, pode-se dizer que é uma das grandes surpresas do ano. E talvez dos últimos anos. A verdade é que o filme põe novamente em evidência o velho estilo de diversão de Hollywood, além Leia mais… »

Nossa homenagem à Christopher Lee, grande lenda do cinema, uma perda imensurável para a sétima arte.

Neste Domingo, 7 de Junho, Christopher Frank Carandini Lee (ou apenas Christopher Lee para os cinéfilos) faleceu devido insuficiência cardíaca e respiratória, complicações dos seus 93 anos. Este era um dos grandes, um “dinossauro”, um “monstro” do cinema, que certamente fará muita falta. Veja algumas curiosidades sobre ele e veja alguns dos seus trabalhos. Poucos Leia mais… »

Crítica: Chappie (2015, de Neill Blomkamp)

Chappie é um dos fracassos deste ano, com aprovação de apenas 30% da crítica especializada, além de uma bilheteria fraca. O filme conseguiu se pagar, mas com dificuldades. A verdade é que Chappie não é um filme grandioso, embora houvessem expectativas sobre ele. E esta expectativa vem por causa do diretor envolvido, Neill Blomkamp, que em Leia mais… »

Crítica: The DUFF (2015; de Ari Sandel)

The DUFF ressuscitou um gênero não muito usado no meio cinematográfico hoje em dia: comédias adolescentes, um gênero que foi bem aproveitado nos anos 90. Atualmente não foram feitas muitas comédias adolescentes com um bom roteiro ou atuações convincentes (com exceção de A Mentira), mas The DUFF preencheu esses requisitos.  O filme foi baseado em um Leia mais… »

Crítica: Mad Max: Estrada da Fúria (2015, de George Miller) – O mais espetacular filme de ação dos últimos anos!

Em 1979, um cineasta australiano chamado George Miller e até então desconhecido fez um filme de baixo orçamento que se tornou um clássico e lançou a carreira de Mel Gibson. Como na época era comum, o sucesso do primeiro Mad Max garantiu as sequências: um segundo e melhor filme até então em 1981 e um terceiro Leia mais… »

FRANÇA SOB OCUPAÇÃO: LOSEY ALIMENTA O COLABORACIONISMO COM A INDIFERENÇA

França sob ocupação nazista: Joseph Losey recria com Cidadão Klein (Monsieur Klein/Chi è Mr. Klein?, 1976) os antecedentes do tristemente célebre acantonamento dos judeus de Paris no Vélodrome d’Hiver em 16 de julho de 1942. Esta ação da Gestapo contou com a decisiva participação da polícia francesa. Embarcados em vagões de carga, os prisioneiros foram Leia mais… »