Crítica: Cinderela (2015, de Kenneth Branagh) – Quando um velho clichê é muito bem-vindo!

A Disney sempre conseguiu um feito invejável: a cada década marcar sua geração com os clássicos contos de fadas e princesas. E isso vem sendo feito desde 1937, quando o estúdio lançou seu primeiro grande sucesso intitulado Branca de Neve e Os Sete Anões. De lá para cá foi uma enorme quantidade de desenhos e Leia mais… »

Crítica Dupla: All The Wilderness (2014; de Michael Johnson) & I Am Here (2014; de Anders Morgenthaler)

Estes dois filmes possuem uma incrível singularidade na direção e fotografia, eles carregam consigo o estilo pessoal do diretor que no caso de ambos os filmes é também o roteirista. All The Wilderness O longa conta a história de James, um menino tentando se encaixar na sociedade. Como ele não frequenta a escola, passa a Leia mais… »

Crítica: Os Pinguins de Madagascar (2014, de Eric Darnell e Simon J. Smith)

Após o sucesso da trilogia Madagascar, os famosos pinguins da saga ganharam sua série de animação televisiva, também com sucesso. Não demoraria muito para ser dado o anúncio de um filme próprio deles. E este filme de fato ocorreu, lançado lá fora em Dezembro de 2014 por e aqui durante o verão, fez menos sucesso Leia mais… »

FLAGRANTES DA VIDA FAMILIAR DE EXTRAÇÃO PURITANA NUM PERÍODO DE TRANSFORMAÇÕES

Mr. e Mrs. Bridge – Cenas de uma família (Mr. and Mrs. Bridge, 1990), de James Ivory, é filme de narrativa episódica. Acompanha o cotidiano de um grupo familiar de extração puritana, norte-americano e de classe média alta durante o final da década de 30 aos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial. As interpretações fornecem Leia mais… »

Um breve comentário sobre o Oscar 2015

Birdman Com bastante atraso venho comentar brevemente sobre o resultado do Oscar 2015. Após ver e escrever sobre grande parte dos indicados, foi com expectativa baixa que assisti à cerimônia deste ano. Apenas na lista de indicações já havia comentado que achei algumas escolhas um quanto estranhas, além de sentir falta de muitas indicações para Leia mais… »

ILUSÕES BRASILEIRAS ESPELHADAS PELA ALMA FEMININA DEVASSADA PELO OLHAR MASCULINO

Valendo-se de referências pasolinianas, glauberianas e surrealistas de Buñuel, Das tripas coração (1982), terceiro longa-metragem de Ana Carolina Teixeira Soares, é obra transgressora, considerando-se principalmente o momento da realização, quando o regime de 1964 chegava ao fim. Extremamente alegórico, alimenta-se de imagens românticas e modernistas misturadas na carnavalização da realidade. Aparentando explorar de forma cirúrgica Leia mais… »