UM MARCO ESQUECIDO DO CINEMA DE ANTECIPAÇÃO

Discreto e eficaz, No mundo de 2020 (Soylent green, 1973), de Richard Fleischer, une ficção científica e investigação policial. Deixa de lado alienígenas monstruosos e aventuras espaciais para se ocupar com os rumos da Terra, degradada por consumismo desenfreado, descontrole populacional, desemprego maciço, degradação ambiental e crise alimentar. Realizado numa época anterior ao surgimento dos Leia mais… »

Oscar 2015: Livre (2014, de Jean-Marc Vallée, Indicado ao Oscar de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante)

Depois de um bom tempo de atuação em filmes de romance e comerciais da Avon, Reese Witherspoon mostra seu talento em ‘Livre, um filme baseado em uma alto-biografia de Cheryl Strayed, uma escritora que decidiu fazer a trilha de Pacific Crest Trail (que atravessa todo os ‘Estados Unidos’) sem experiência nenhuma. Essa sua decisão de Leia mais… »

Oscar 2015: Para Sempre Alice (2014, de Richard Glatzer e Wash Westmoreland, Indicado ao Oscar de Melhor Atriz)

Baseado em um livro, o filme Para Sempre Alice traz um drama em que uma mulher de apenas 50 anos, enfrenta o terrível mal de Alzheimer, uma doença que provoca deterioração das funções cerebrais, como perda de memória, da linguagem, da razão e da habilidade de cuidar de si próprio. Um papel desses não é Leia mais… »

SHREK PERDIDO NUM DIA DE GEORGE BAILEY

No clássico A felicidade não se compra (It’s a wonderful life, 1946), de Frank Capra, o personagem George Bailey (James Stewart) — desesperado com a precariedade e os excessos de responsabilidade da vida que leva — tem a existência anulada pelas artes de um anjo de guarda atrapalhado. Por maquinação do birrento e vingativo duende Leia mais… »

Oscar 2015: Caminhos da Floresta (2014, de Rob Marshall, Indicado a Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Figurino)

Todos nós sabemos que não é de hoje que o meio cinematográfico se interessa em transformar os famosos musicais, apresentados na Broadway, em animações ou filmes. Como por exemplo, temos O Rei Leão, um dos desenhos mais tristes e belos já feito, ganhador de apenas 2 Oscar. E o filme Chicago de 2002 dirigido por Leia mais… »

Oscar 2015: O Juiz (2014, de David Dobkin, indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante)

O Juiz é um drama que acabou sendo esnobado pela academia do Oscar, concorrendo apenas a Melhor Ator Coadjuvante para o veterano Robert Duvall, um dos gigantes do cinema. Na emocionante trama vemos uma mescla de dois tipos de filmes. Um seria os dramas e suspense de tribunal, um estilo que inclusive foi moda nos Leia mais… »

Crítica: O Destino de Júpiter (2015, de Andy Wachowski e Lana Wachowski)

Assisti no cinema noite passada um dos grandes lançamentos do ano, a ficção científica O Destino de Júpiter. O filme que já é um dos mais caros do ano por enquanto está com bilheteria bem fraca, marcando assim um fracasso. Também vem recebendo críticas negativas, com apenas 20% ou 30% de aprovação dos principais meios Leia mais… »

Oscar 2015: Invencível (2014, de Angelina Jolie, indicado a 3 Oscar)

Este é o segundo longa dirigido por Angelina Jolie e está sendo indicado em três categorias do Oscar: Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Fotografia. As três indicações são merecidas, embora dificilmente saia vitorioso. Apesar do sucesso de bilheteria e destas indicações técnicas no Oscar, Invencível tem sido criticado negativamente como Leia mais… »