O Assassinato de um Presidente (1973): Complô para matar JFK.





O ASSASSINATO DE UM PRESIDENTE
(EXECUTE ACTION)


Ano: 1973

País: EUA

Direção: David Miller

Produção: Edward Lewis

Roteiro: Dalton Trumbo

Fotografia: Robert Steadman (cores)

Metragem: 91 minutos



ELENCO:
Burt Lancaster- James Farrington
Robert Ryan - Robert Foster
Will Geer - Harold Ferguson
John Anderson -Halliday
Paul Carr -Atirador
Ed Lauter - Chefe de Operação
Walter Brooke- Smythe
Lee Delano - Atirador 2



Por Paulo Telles - Editor do Blog FILMES ANTIGOS CLUB

www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com.br


Dalton Trumbo (1905-1976), uma das vítimas do Caça as Bruxas do Macartismo, escreveu O ASSASSINATO DE UM PRESIDENTE (Executive Action), obra política produzida em 1973, que buscou ser uma especulação plausível sobre os fatos secretos e um tanto misteriosos que desencadearam o tiroteio da Praça Dealey de Dallas, ao meio dia e meia do dia 22 de novembro de 1963, o cenário do assassinato do Presidente dos Estados Unidos John Fitzgerald Kennedy (1917-1963).


Segundo a versão de Trumbo, um grupo de ricos industriais e autoridades de extrema direita, compostas por Burt Lancaster (1913-1994), Robert Ryan (1909-1973), e Will Geer (1902-1978), planejaram e executaram o atentado, com a meticulosidade e a frieza de uma operação científica. Aliás, como diz literalmente o título original, orquestraram uma Ação Executiva. Vale destacar que os brilhantes Lancaster, Ryan, e Geer eram, na vida real, artistas filiados ao Partido Democrata Americano, o total oposto aos personagens que interpretam.




O tropismo pela violência é denunciado por Trumbo como um processo maligno no seio da história americana, embora venha a tratar, é claro, de mera hipótese ficcional com base em dados e dúvidas da realidade concreta. E a película busca revelar os desencantos da América contemporânea do mesmo modo que Trumbo traçou em Sua última façanha, estrelado por Kirk Douglas e produzida em 1963, um magnifico western moderno que ele escreveu para o mesmo diretor e produtor de O Assassinato de um Presidente: David Miller (1909-1992) e Edward Lewis, respectivamente.

Para continuar lendo, acesse:  http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com.br/2014/06/o-assassinato-de-um-presidente-1973.html

Paulo Telles

Carioca criado no bairro boêmio da Lapa. Radialista formado pela Escola de Rádio do Rio de Janeiro. Locutor com Registro Profissional (DRT 21959/RJ), redator do Blog "Filmes Antigos Club - A Nostalgia do Cinema", e escritor. É autor do livro "Paladino do Oeste", publicado pela Editora Estronho em 2018, escrito com Saulo Adami. Colunista de Cinema da "Nova Revista do Rádio" e produtor e apresentador do programa de Rádio-Web "Cine Vintage", direcionado para as trilhas sonoras de cinema, levado ao ar todos os domingos, às dez da noite, pela Web Rádio Vintage. Estudante de Marketing pela Unigranrio (Duque de Caxias/RJ).

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário