OS TEMORES POLÍTICOS DO CINEASTA E CIDADÃO FEDERICO FELLINI

Fellini exacerba sua vocação à alegoria em Ensaio de orquestra. Dentre todos os seus filmes este é o mais didático, provocador e politicamente comprometido. Seu compasso é marcado pelo pessimismo e pela irreverência. A exposição tem a concisão característica dos manifestos. É um instantâneo estruturado como pesadelo. O cineasta demonstra preocupação com os graves problemas Leia mais… »

Quo Vadis – O Colossal Épico da Metro.

QUO VADIS Ano: 1951. Produção: Sam Zimbalist para Metro- Goldwyn- Mayer. Direção: Mervyn LeRoy. Trilha Sonora: Miklos Rozsa Elenco: Robert Taylor, Deborah Kerr, Leo Genn, Peter Ustinov, Patricia Laffan, Felix Aylmer, Buddy Baer, Marina Berti, Abraham Sofaer, Finlay Currie, Ralph Truman, Nora Swinburne, Norman Wooland. NARRAÇÃO: Walter Pidgeon. QUO VADIS (Quo Vadis), de 1951, dirigido Leia mais… »

A DOR DO INDIZÍVEL PELAS LENTES DE KANETO SHINDÔ

Essencialmente são apenas pai, mãe e dois filhos. Estão reduzidos ao básico mais extremo. Habitam e cultivam exíguo, íngreme e seco monturo largado em meio ao mar. A Ilha Nua trata do indizível. Palavras lhe são inteiramente dispensáveis. O filme pode ser compreendido como um tratado sobre a condição humana. É, com todo o sentido, Leia mais… »

Você se Sente Com Sorte? Clint Eastwood e seus cinco filmes da Série Dirty Harry.

Por Paulo Telles http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com.br/ Eu sei o que você está pensando – ele atirou seis ou apenas cinco? Bem, para falar a verdade, com toda essa excitação, eu mesmo perdi as contas. Mas como se trata de Magnum 44, a pistola mais poderosa do mundo, que ia explodir sua cabeça, você deve se fazer uma Leia mais… »

Crítica: O Hobbit – A Desolação de Smaug (2013, de Peter Jackson)

Já não deve ser novidade para ninguém que a franquia O Hobbit é a pré-sequência, ou seja, se passa 60 anos antes da trilogia O Senhor dos Anéis. O Hobbit pode não ter a inovação que a trilogia anterior teve, mas a saga apresenta um ótimo potencial, isso possivelmente se deve à Peter Jackson. O Leia mais… »

Crítica: Frozen – Uma Aventura Congelante (2013, de Chris Buck e Jennifer Lee) O maior sucesso da história da Disney!

Na lista atualizada dos filmes mais vistos da história do cinema mundial, os filmes que ficam do primeiro ao quarto lugar são; respectivamente: Avatar, Titanic, Os Vingadores e Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2. Recentemente esta animação ocupou o quinto lugar, com fenomenais 1.232.600.000 de dólares arrecadados aproximadamente. Assim o filme não Leia mais… »

Crítica: Pompeia (2014, de Paul W.S. Anderson) – Épico baseado em uma das maiores catástrofes do mundo antigo!

O início cinematográfico de 2014 foi marcado por diversos fracassos e decepções. Juntamente com Frankenstein – Entre Anjos e Demônios (leia a crítica aqui) e Hércules 3D (leia a crítica aqui), Pompeia amargou em público e crítica. Mas diferente da decepção dos dois filmes citados, Pompeia é um filme muito melhor. Clichê é verdade, mas Leia mais… »

Crítica: Uma Aventura Lego (2014, de Phil Lord e Christopher Miller) Tão inventivo quanto as pecinhas colecionáveis.

E quem diria que as pecinhas de encaixar viraria filme? A verdade é que nos últimos anos o brinquedo Lego ganhou um grande status. Com diversos games, desenhos, páginas de redes sociais e principalmente: diversos conjuntos de montar dignos de colecionadores, Lego é visto por alguns como mais do que simples brinquedos. Além disso, universos Leia mais… »

Crítica: Rio 2 (2014, de Carlos Saldanha) – No ano da Copa o Brasil fica em evidência.

‘Rio’, imenso sucesso de 2011 ganha sua continuação. O primeiro filme agradou a maioria, enquanto que outros acharam muito caricato e estereotipado a maneira de como os brasileiros foram representados. Tirando alguns clichês, achei muito bom o filme e digo mais: quer mais estereótipos do que o próprio cinema nacional? É favela, é nudez, é Leia mais… »

OS DOZE APÓSTOLOS PROFANOS DO MAJOR REISMAN

A guerra conjuga, essencialmente, os verbos matar, destruir, tomar, invadir, atacar, trucidar, conquistar e vencer. Então, quais os soldados mais indicados para os combates? Os pacatos cidadãos comuns, transformados em máquinas de aniquilação por força de exaustivos treinamentos e doutrinações? Convertidos, muitas vezes, em desajustados sociais em tempos de paz? Ou os mais recomendados seriam Leia mais… »