Meu TOP 10 Filmes de Super-Heróis:


Vou fazer alguns TOP 10 relacionados com filmes de heróis e outros que sejam baseados em HQ’s. Pra começar, meus 10 filmes de super-heróis favoritos até então. Como vocês verão, minha lista poderá fazer polêmica devido à algumas escolhas peculiares. Alguns filmes nem possuem HQ e na maioria das vezes gosto de produções com algo que vá além dos efeitos especiais e a luta do bem contra o mal. Lá vamos nós:




                                    10°- Homem de Ferro





O melhor da trilogia e um dos maiores sucessos de 2008. O filme merece estar na lista por ser bem dirigido, ter ótimas cenas de ação e muito bom humor de Robert Downey Jr. O ator ainda merece ser encarado como o melhor ator interpretando um herói, devido sua presença marcante em cena. Mas o mais bacana é o discurso anti-belicista da trama. Se na HQ a crítica vai para a Guerra do Vietnã, aqui no filme vai para a guerra contra o terrorismo. E não esqueçamos que este filme foi o primeiro passo para o fenômeno Os Vingadores. Sem o sucesso deste seria difícil ter o poderoso império Marvel hoje.

                          9°- Hellboy e o Exército Dourado






O primeiro já foi divertido e autêntico. Mas esta sequência consegue ser mais explosiva e engraçada, sem nunca perder um certo charme, usar elementos sinistros e ter originalidade. O ótimo diretor Guillermo del Toro (do bom Círculo de Fogo e do perfeito O Labirinto do Fauno) entrega outra obra que se pode chamar de brilhante. A ação é centrada e bem dirigida, sem nunca deixar de ser caótica e destrutiva. Há romance entre o casal protagonista, além de um vilão bizarro e assustador. Os detalhes das locações, dos ambientes, do figurino e da maquiagem são dignos de nota. Há muita poesia, como a bela cena em que um monstro gigante que é destruído e vira uma linda cascata de flores. E a cena de HellBoy e seu fiel amigo Abe Sapien cantando Can’t Smile Without You é memorável!




                                8°- X-Men Primeira Classe






Quando a saga mutante poderia perder o fôlego, vem este capítulo que na minha humilde opinião é o melhor filme da franquia. O diretor Matthew Vaughn (de Kick Ass – Quebrando Tudo), que é um dos melhores cineastas em ascensão no momento entrega um filme inteligente, rico em detalhes e que expande muito o universo Marvel. Pegando como fundo a Guerra Fria e situando neste contexto a juventude de Xavier, Magneto, Mística e outros, o filme ganha pontos pelo excelente elenco e sólidas atuações. Além de elementos que mostram um pouco do nazismo (logo no início), o filme ainda traz alguns pequenos quebra-cabeças em cena, como detalhes que em certos momentos vão se revelando lentamente (como a cena em que sutilmente se revela os instrumentos de tortura em uma sala que aparentemente era segura). Tudo no filme é competente e o roteiro bem trabalhado segura a ação por um bom tempo, para entregar o melhor no final. Final este bem emocionante.

Crítica aqui:

http://minhavisaodocine4.hospedagemdesites.ws/2011/09/critica-x-men-primeira-classe-e-invasao.html

*não reparem o amadorismo, foi uma de minhas primeiras matérias para o blog.






                                 7°- Poder Sem Limites





O que faria se você e seus dois amigos ganhassem poderes inexplicáveis? Virariam um trio de heróis e iriam salvar o mundo, correto? Errado, mas usariam seus poderes para levantar a saia das garotas, ser o melhor nos esportes, espancar quem lhe incomoda e fazer tudo o que quiser. De maneira muito realista, Poder Sem Limites mostra o descontrole e o perigo real de se ter poderes. Tanta força assim em mãos inexperientes não pode acabar bem, o que torna o massacre final inevitável. Este é um dos melhores filmes do gênero, mostra um lado mais imperfeito e humano do assunto. Além de ser o melhor filme ‘found footage’ já feito (aquele estilo de falso documentário, o “por trás das câmeras” parecido com Atividade Paranormal). Porém aqui o orçamento é maior, a direção é boa e as cenas são limpas, mostram bem tudo que acontece. No final ficamos com aquele pensamento: ainda bem que não existem superpoderes.

Crítica aqui:

http://minhavisaodocine4.hospedagemdesites.ws/2012/09/e-se-voce-tivesse-super-poderes-critica.html

                           
                                      6°- Os Vingadores




A maior e mais ambiciosa produção de 2012 dispensa apresentações. O que se pode dizer é que este é um delirante sonho cinematográfico nerd realizado. É a terceira maior bilheteria da história do cinema e é um dos mais importantes blockbusters da história. Roteiro leve, redondo e divertido. Todos os heróis tem desenvolvimento e papéis equilibrados. Todos desempenham sua função e a química do elenco é ótima. A cena da batalha final é grandiosa e deixa os fãs de quadrinhos sem fôlego. Um filme que nasceu clássico.

Crítica aqui:

http://minhavisaodocine4.hospedagemdesites.ws/2012/08/os-vingadores-sonho-nerd-realizado.html

              5°- Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge


O final épico da excelente trilogia do homem morcego sob a direção do genial Christopher Nolan. O que o cara toca, vira ouro. Mesmo sem o Coringa, este final é espetacular, heroico, dramático e faz reflexões sobre o que é ser um herói. A linda Anne Hathaway como Mulher Gato está ótima, o vilão Bane é amedrontador, mas é construído de uma forma que em certo momento sentimos pena dele. Há reviravoltas, coadjuvantes com atuações espetaculares (os veteranos Gary Oldman e Michael Caine) e um final digno. O diretor sempre acerta a mão em mesclar efeitos especiais, suspense psicológico e discursos político-sociais. Encerrando, a frase que mais me marcou foi a que definiu o filme:

‘Um herói pode ser qualquer um, mesmo um homem fazendo algo tão simples e reconfortante quanto colocar um casaco nos ombros de um menino para que ele saiba que o mundo não acabou.’

Crítica aqui:

http://minhavisaodocine4.hospedagemdesites.ws/2012/08/critica-de-batman-o-cavaleiro-das.html

                                       4°- Corpo Fechado



Sim, coloco este como um dos melhores do gênero. O diretor prodígio M. Night Shyamalan, que se consagrou com o Sexto Sentido faz deste aqui um suspense dramático de super-heróis. Realista, inteligente e eletrizante até seu final, o filme mostra um lado diferente de se tornar um herói ou um vilão. As estranhas doenças na qual os personagens possuem servem de impulso para um filme muito original, onde gradativamente as peças se encaixam. A atuação de Samuel L. Jackson é brilhante e seu personagem faz várias referências às HQ’s. Não vou mais falar pra não revelar muito do filme caso alguém não viu, mas esta foi uma grande surpresa para mim. Uma obra para se ver com outros olhos.

                                            3°- Kick-Ass




Violento, ácido, irônico e subversivo. O diretor Matthew Vaughn (olha ele de novo, o mesmo de X-Men: Primeira Classe) mergulha em um estilo “Tarantinesco” para contar uma sátira heroica. Ao mesmo tempo que elogia alguns heróis, faz sátira dos mesmos. O que aconteceria se um nerd resolvesse botar uma fantasia e virar um vigilante? Nada bom. Até ele encontrar outros dois justiceiros de verdade. O desequilibrado Big Daddy (com uma boa atuação de Nicolas Cage) e sua violenta filha Hit-Girl (a ótima Chloë Grace Moretz) se juntam a Kick-Ass para “chutar a bunda” dos bandidos. Mas quando se brinca de herói os vilões não brincam de matar. Este é um dos mais eletrizantes, fortes e ousados filmes do gênero. Afinal não é sempre que vemos uma menininha de 12 anos degolando capangas e logo após levando uma surra do bandido. Kick-Ass é um filme que não tem medo de ser irreverente e causar polêmicas.







                                       2°- Watchmen






Considerada por alguns a melhor HQ já feita, o ambicioso projeto tem quase 3 horas de duração, uma grande direção de Zack Snyder (de 300 e O Homem de Aço) e cenas muito fortes. Um filme para maiores de idade, onde grandiosos efeitos especiais e ação ultra-violenta se aliam a uma dura crítica à Guerra do Vietnã, a corrupta política estadunidense dos anos 70 e todos protestos da época. Tem uma trilha sonora incrível que vai desde Jimi Hendrix a Janis Joplin. Um filme difícil de acompanhar, cheio de críticas ao estilo podre de vida da sociedade, segredos internos obscuros, fatos científicos fantasiosos e realistas. Os heróis estão em decadência e alguém está os matando. Isto gerará uma avalanche de acontecimentos chocantes. E que final! Tirem as crianças da sala e presenciem um filme poderoso!

                    1°- Batman – O Cavaleiro das Trevas





O melhor filme de heróis já feito. Falem o que quiser, este filme é perfeito. O roteiro é extremamente inteligente, as atuações estão fantásticas, a edição de som e a trilha sonora é nervosa e sufocante. Além do icônico vilão, extremamente bem atuado por Heath Ledger, que ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante mesmo após sua morte. Coringa é o melhor vilão do cinema mundial. O combate aqui vai muito além dos socos e explosões. É um combate psicológico, causado por alguém que não tem motivos, não quer dinheiro e nem ao menos quer ganhar; quer apenas caos. A obra prima de Christopher Nolan. Perfeito! Palmas… um filme impressionante.

***Bônus: Menção honrosa





                                              Os Incríveis






Esta excelente animação da Pixar não é apenas um ótimo elogio aos filmes de super-heróis como também faz várias referências, inclusive na ótima trilha sonora; aos filmes de espionagem.


                                                Blade 2



Este segundo filme do sombrio herói da Marvel supera o primeiro, graças à privilegiada direção de Guillermo del Toro (de HellBoy 1 e 2). Uma produção eletrizante, com boa ação e toques de terror de primeira. Uma das poucas produções dos anos 2000 que apresentaram vampiros de verdade.





                                              The Spirit



Feito nos moldes de Sin City, esta estranha e autêntica produção não ganhou o reconhecimento merecido. Um filme com características artísticas incríveis. O visual preto e branco contrastando com detalhes vermelhos, além da forma original de narrativa tornam este um ótimo entretenimento.

Atualização:

                Capitão América 2 – O Soldado Invernal




Agora que já vi o filme resolvi atualizar o TOP 10 acrescentando aqui nos bônus este excelente filme. Acontece que Capitão América 2 – O Soldado Invernal é uma mas maiores bilheterias de 2014, o filme mais sério da Marvel e o segundo melhor; perdendo apenas para Os Vingadores. Ação frenética, Scarlett Johansson espetacular, referências ao vasto universo Marvel, além de elogios à clássicos filmes de espionagem e ação. Até uma homenagem à Pulp Fiction – do Tarantino – acontece. Imperdível!

Crítica aqui:

http://minhavisaodocine4.hospedagemdesites.ws/2014/05/critica-capitao-america-2-o-soldado.html

E para você, quais seus favoritos?

Deixe uma resposta