Crítica: A Vida Secreta de Walter Mitty (2013, de Ben Stiller)





Ainda estou botando em dia diversas matérias atrasadas. Portanto falarei rapidamente deste filme que certamente foi uma surpresa no final de 2013. Ben Stiller volta a atuar e dirigir, mas desta vez entrega um drama de fantasia com toques de comédia. A Vida Secreta de Walter Mitty é um filme mágico não por conter elementos de conto de fadas ou aventura, mas pelo surrealismo ao narrar a vida de um homem comum. Feito de forma poética e charmosa, este drama nos remete a raciocinar algumas questões interessantes. Um prato cheio para cinéfilos de plantão. A certa altura do longa é inevitável nos questionar: ‘o que estou fazendo da minha vida?’.


Walter vive no ócio do cotidiano, sem amor e trabalhando numa empresa. Quando esta empresa sofre mudanças e Walter precisa achar certa foto que será capa da última edição da revista, ele precisa embarcar nos desafios do mundo real – já que até então suas únicas histórias eram apenas imaginação. Um homem que nunca fez nada de importante ou nem ao menos tem boa recordação precisa agora realizar uma tarefa. A busca pelo fotógrafo da tal imagem em questão levará Walter a diversos locais e situações. Assim, finalmente nosso herói começará a viver. Não se trata apenas de superação. O filme usa de maneira interessante algumas metáforas. Afinal, tudo pelo qual Walter passa realmente é real? Poesias e sugestões à parte, o fato é que o personagem trilha uma caminhada incrível.


Ben Stiller atua bem, de maneira que em muito tempo não se via ele fazer. Mas sua direção é melhor que sua atuação, não deixando o ritmo do filme cair. O roteiro redondo e bonito, além de características técnicas muio boas tornam o filme ainda mais agradável. Excelente trilha sonora e bons efeito especiais garantem um filme pipoca inteligente. E ainda podemos observar lindas paisagens e belas fotografias, tornando o filme ainda mais deleitoso. Temos as presenças de Kristen Wiig (de ‘Missão Madrinha de Casamento’) e do veterano e excelente Sean Penn (dispensa apresentações). Independentemente do que é real ou não, a verdade é que o filme faz-nos lembrar que muitos não vivem, achando que uma mesa e papelada em um prédio ou instituição é algo concreto. Mas quantas vezes você já viu um vulcão em erupção, escalou uma montanha, mergulhou com um tubarão ou observou um raríssimo felino em um dos únicos momentos belos de sua vida? Qual o real valor e sentido de se viver?


Em meio a tantos filmes feitos para arrecadar dinheiro, A Vida Secreta de Walter Mitty surge como um filme emocionante e a obra mais positiva do ano passado. Uma produção com energia e luz, que nos faz querer viver de verdade, dando valor às pequenas e humildes facetas da vida e da natureza. Faz você querer viajar, visitar lugares novos, aprender algo novo ou criar coragem e falar com a garota que você sonha. Crie coragem, pule os limites que todos pensam que você tem e faça algo de verdade. Maior otimismo não há, nem maior verdade. Ao fim, que cada um se pergunte: que coisa verdadeiramente mágica e incrível vou fazer hoje?






Direção: Ben Stiller

Elenco: Ben Stiller, Sean Penn, Kristen Wiig, Adam Scott, Shirley MacLaine, Adrian Martinez, Joey Slotnick, Alan D. Purwin, Alex Kruz, Finise Avery, Kathryn Hahn, Patton Oswalt.

Sinopse: Ben Stiller dirige e estrela A Vida Secreta de Walter Mitty, a clássica história de James Thurber sobre um sonhador que escapa de sua vida anônima ao desaparecer em um mundo de fantasia, repleto de heroísmo, romance e ação. Quando seu trabalho ao lado de sua colega (Kristen Wiig) é ameaçado, Walter decide enfrentar o mundo real e embarca em uma jornada global que transforma-se em uma aventura mais extraordinária que poderia ter imaginado.

                                      Trailer:
































Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta