ESPECIAL: Curso de Cinema MVDC Parte II – Storyboard

…E não se esqueça de acompanhar e comentar em todos os posts/aulas do nosso mini curso para receber o seu certificado no fim…
O STORYBOARD
Seguindo com a nossa boa ordem cronológica desse interessante processo de se fazer um filme, mais complexo do que muitos imaginam, após ter um roteiro pronto o que devemos ter é um storyboard. Sabe o que é? Vejamos um exemplo primeiro.

Acredito que mesmo aqueles que não assistiram ao filme reconhece qual é por essa cena detalhada em storyboard. O clássico Psicose com a clássica cena do chuveiro. 
Como visto acima, essa é a monumental vantagem que o uso de um storyboard proporciona. Através das mãos de um desenhista muito talentoso (é claro) nasce uma arte como essa que tem como principal objeto dar alguma ideia visual, uma ideia mais concreta para todos os envolvidos de como parecerá, qual será o visual daquela e daquela cena. Storyboards geralmente nascem de reuniões onde estão presentes o diretor do filme, diretor de fotografia e de arte e até mesmo mais profissionais envolvidos. Assim como pode ser elaborado para apenas uma cena em particular (que poderia parecer mais difícil em execução), pode ser feito storyboards de um filme inteiro, todas as cenas, como geralmente acontece para aqueles filmes de animação da Disney/Pixar que todos nós amamos.
Atividade: Uma vez que você já pensou em uma trama para o seu filme (se é um bom aluno e fez a atividade proposta ontem), agora criei uma sequência simples de storyboard para a cena mais importante da sua estória.
Mais exemplos + Atividade extra: Descubra quais são os filmes por seus storyboards
 ***********************
 *************************
*****************************


Deixe uma resposta