Crítica: A Vida de David Gale (2003, de Alan Parker) – Pedido de Sheldon Porto



Um amigo chamado Sheldon Porto fez este pedido. Amei o pedido, já que este é um filme que aprecio muito. ‘A Vida de David Gale’ mistura elementos de drama e suspense na medida certa. Um filme comovente e um tanto polêmico, já que bota em xeque a pena de morte. Mas não apenas isto. O Brasil vive um momento tenso de protestos. Até que ponto um manifestante, um protesto pode ir? Em nome de suas causas, algo inacreditável acontece. O diretor Alan Parker, que já havia feito bons trabalhos como ‘Evita’ e ‘Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador’; aqui entrega um bom resultado. A direção não chega a ser fantástica, mas é satisfatória. A concentração do filme parece mesmo ficar com o elenco e o bom roteiro. Roteiro não muito inovador, mas correto, redondo e eficiente. O final poderá pegar muitos despercebidos.



A atuação do magistral Kevin Spacey é surreal, sempre de maneira brilhante. Mas Kate Winslet também se sai bem, linda e talentosa sempre (o Sheldon que o diga). Laura Linney é uma coadjuvante de luxo, em um papel controverso e de peso real na trama. Ainda temos a pequena e sexy participação de Rhona Mitra, que faz muito sucesso no cinema de ação europeu. Elenco afiado, situações difíceis e discussões abertas: bom filme! Quando você percebe, Elizabeth (Winslet) está defendendo David (Spacey),o réu que está no corredor da morte. Ao ouvir a história do cara, todos ficamos apreensivos sobre que final a trama terá. Uma corrida para provar sua inocência começa. A jornada amarga de David é um drama sólido, que pega você pelo coração e mente. 




A trilha sonora é quase uma personagem a mais. Boa e bem colocada, é de encher os ouvidos. Fotografia bacana, aproveitando bem o visual da localidade da trama. As manifestações contra a pena de morte são um tempero gostoso no prato principal. De difícil dissertação certas leis, mas ao final fica um gosto mais amargo ainda. Você apoia ou é contra tais leis? Eu particularmente seria a favor, porém humanos erram, e imaginem um inocente morrer diante tal lei. O problema é que todos ângulos da sociedade humana pode ser corrompida e até mesmo forjada. Ao final deste filme você percebe o poder de um “mártir”. Tira-se lições valiosas, e a cena de Kate Winslet correndo e chorando logo em seguida são impactantes. Este é um filme que poderia ser mais, mas mesmo assim consegue entregar um resultado satisfatório e extremamente envolvente.


Como fã de Kevin Spacey e um fã de filmes maduros e polêmicos, ‘A Vida de David Gale’ agrada e é bem forjado. Fica aí esta dica, que graças ao pedido de meu amigo está agora no blog. Um filme para ser visto com cuidado e perspicácia. A sagacidade humana pode te enganar. Até mesmo diante de uma causa “nobre”. Altamente recomendado. Me faz questionar e refletir sobre qualquer tipo de protestos que muitos fazem hoje. Estão realmente preocupados com o futuro ou só estão tentando virar mais um mártir? A resposta? Cada um terá sua opinião!


NOTA: 8,5




Curiosidade: As filmagens de uma cena de protesto contra a pena de morte na sede do parlamento do Texas foram interrompidas pela chegada de um grupo real de manifestantes políticos ao local.


Direção: Alan Parker


Elenco: Kevin Spacey, Kate Winslet, Laura Linney, Gabriel Mann, Matt Craven, Leon Rippy, Rhona Mitra, Melissa McCarthy, Jim Beaver, Cleo King, Constance Jones, Lee Ritchey.


Sinopse: David Gale é um brilhante professor universitário e ativista contra a pena de morte. Após o assassinato de sua amiga e colega de trabalho, Constance, Gale é acusado pelo crime e condenado à pena de morte. Às vésperas de sua morte, David pede a presença da repórter Bitsey Bloom para que ele lhe conceda uma entrevista exclusiva, onde finalmente contaria toda a verdade sobre o caso. Quanto mais Bitsey ouve a história de David, mais ela fica estarrecida. Porém, faltam apenas quatro dias para a execução do prisioneiro, e talvez a jornalista não tenha tempo de fazer nada para inocentá-lo.



Trailer:























Deixe seu comentário:


Deixe uma resposta