Crítica: V/H/S/2 (2013, de Adam Wingard e outros)

A surpresa do gênero horror de 2013! Claro que, honestamente, após assistir ao filme anterior, V/H/S (2012), que é igualmente ótimo, eu só tinha as melhores expectativas, que foram prontamente atendidas.

Este filme é completo em atender todos os requisitos que um filme excelente de horror deve ter. Ele assusta, incomoda, tem um clima denso, onde por vezes fará com que você se contorça em seu assento. Alguns virarão o rosto (eu desviei o olhar em alguns momentos) e todos passarão pouco mais de uma hora e meia se sentindo como em uma montanha-russa de emoções.

Conheça os curtas que formam essa imperdível antologia:
FITA 47
(Tape 47)
Bom, na verdade, existe o segmento que inicia o filme e também o que encerra. São dois jovens que invadem essa casa onde estão as tais fitas contendo os episódios macabros que nós acabamos assistindo juntos. É a mesma estrutura do primeiro filme, mas aqui acaba se desenrolando melhor. Esse segmento tem mais ritmo e acontecimentos do que no primeiro filme e logo nos primeiros 10 minutos já nos entrega um momento – mesmo que breve – de tensão pura.
EXPERIMENTOS CLÍNICOS
(Clinical Trials)
Na primeira fita temos um homem que substitui seu olho por um olho robótico e por questões de testes de qualidade a companhia decide gravar o que ele vê. Isso dá muito errado quando o que ele começa a ver são fantasmas.

O curta é o que eu menos gostei de todos. Inexplicavelmente, pareceu confuso para mim, mas um detalhe importante: é o único curta que peca pela originalidade. Certo. A “coisa do olho” é até original, mas o tema “fantasmagórico” e toda a forma como é apresentado, é bem batido. O que eu não pude perdoar mesmo foi o fato dos sustos funcionarem basicamente porque estão acompanhados daquele som alto típico. Fica sem lógica uma vez que se trata de uma filmagem que deve passar a impressão de ser “real”. Mas todo esse projeto, no geral, é tão bom que no fim os acertos até compensam os erros aqui. A forma de assustar é batida? É. Mas é eficaz!
UM PASSEIO NO PARQUE
(A Ride in the Park)
Nesta segunda fita que uma personagem e brilhantemente você (o expectador) assistem, temos o batido subgênero survival, especificamente: zumbis. Mas o diferencial é o método pelo qual acompanhamos esta infestação de mortos. Tudo acontece do ponto de vista de um ciclista que literalmente passeia pelo parque e é atacado. Acompanhamos sua transformação e vemos quando ele passa a também atacar outros que passeiam felizes nesta tarde ensolarada. O ataque a uma festa de aniversário infantil é chocante e eletrizante. É fantástico o efeito que a câmera no capacete do ciclista faz, fazendo você acompanhar tudo da óptica do zumbi! Quando uma das pessoas passa por cima do zumbi com o carro, sentimos uma sensação estranha do tipo: poxa, acabamos de ver um atropelamento de zumbi, presenciado por baixo do carro e de tal forma que chegamos a sentir pena dele!

Embora tenham usado uma temática batida (de novo), aqui neste conto o que não falta é adrenalina, sem falar de todo gore, mordidas e ferimentos que são mostrados sem dó nem piedade.
PARAÍSO SEGURO
(Safe Haven)
Li uma crítica americana que dizia que ao menos dois curtas do filme eram bons o bastante para se tornarem filmes independentes e, bem, não há dúvida nenhuma de que esse é um deles. É um consenso que esse curta sozinho já vale assistir o filme! Simplesmente são os minutos de filme mais perturbadores, sufocantes e aterradores (fico até sem adjetivos) que já vi em muito tempo.

É sobre um culto muito sinistro na Indonésia. Uma equipe de filmagens vai até lá para tentar recolher algumas informações sobre como tudo funciona, mas eles têm o azar de terem ido bem no dia onde algo bizarro e enorme (em todos os sentidos) está prestes a acontecer.

É terror em seu mais puro estado e em mais alto nível. Um filme solo explorando todas as incríveis possibilidades desse curta simplesmente seria uma pérola eterna do horror. Ponto.

FESTA DO PIJAMA DA ABDUÇÃO ALIEN
(Slumber Party Alien Abduction)
Aqui acompanhamos um grupo de jovens (alguns irmãos e se seus amigos e namorados), que estão reunidos em casa após seus pais saírem. É aí que uma sinistra força alienígena começa a abduzir os jovens. Os momentos são extremamente sufocantes e surreais. Eu tenho esta cisma com aliens e abduções, então imagine que fiquei grudado na tela sem piscar e apavorado; isto que não sou de me apavorar!, acho Atividade Paranormal fraco! Mas aqui tudo ocorre de maneira intensa. E o diferencial? A câmera acompanha a perspectiva do cachorrinho Tank, já que tudo é filmado da coleira dele. Sentimos pena do bichinho e ficamos torcendo por ele! Aquelas pessoas que ficam torcendo pros animais em filmes de terror ou catástrofe irão surtar.

FITA 47 
(Tape 47)
Após a última fita, ainda temos um encerramento para FITA 47, esta história central que liga as outras. Como já era de se imaginar, o encerramento é com mortes e surpresas horrendas, mas nada pior do que foi apresentado nos ótimos 4 contos. Nos créditos finais ainda temos bons flashbacks do que foi visto. 

O filme é realmente a grande surpresa no quesito terror: gore e sangue, sustos e adrenalina, originalidade ao contar as histórias macabras de forma diferente, sob pontos de vistas alternativos. Um filme que surpreende e é melhor que a maioria dos filmes de terror que chegam aos cinemas. 

Curiosamente, esta sequência segue os passos do primeiro: surge primeiramente em DVD no estrangeiro e depois disso, devido ao sucesso, chega aos cinemas americanos.


Título Original: V/H/S/2

Direção: Adam Wingard, Eduardo Sánchez, Gareth Evans, Gregg Hale, Jason Eisener, Simon Barrett e Timo Tjahjanto

Duração: 95 minutos

Elenco: Adam Wingard, Kelsy Abbott, Lawrence Michael Levine, Hannah Hughes, L.C. Holt, Mindy Robinson, Jay Saunders, John T. Wood, Epy Kusnandar, Samantha Gracie, Hannah Al Rashid, John Karyus, Oka Antara, Devon Brookshire, Fachry Albar, Jeremie Saunders, Andrew Suleiman, Bette Cassatt, Carly Robell e mais.

Sinopse: Antologia com vários curtas de horror. Procurando por um estudante desaparecido, dois investigadores particulares vão parar numa casa abandona onde descobrem uma nova coleção de misteriosas fitas VHS. Assistindo aos horríveis vídeos, eles logo percebem que o desaparecimento do estudante tem motivações terríveis.

Trailer:


O que você acha desse filme? Comenta aí embaixo a sua opinião!

Deixe uma resposta