TOP 10 Filmes Infantis Emocionantes

 
Continuando a semana TOP 10 aí vai um que apela à alma e ao coração. Como cinéfilo, também aprecio filmes infantis. Aqui vai um TOP 10 com os filmes infantis mais emocionantes, seja por uma cena específica ou ele todo. Tentei variar bastante, mas selecionei alguns dos meus favoritos que podem levar as mocinhas, senhoras, crianças e até alguns marmanjos aos suspiros. Lenços em mãos e coração pronto? Vamos lá:



10°-  Encantada



Lançado na virada de 2007 para 2008, foi um sucesso de bilheteria e na maior parte da crítica. Foi ao Oscar em algumas categorias. É um filme leve e família, muitas vezes divertido. Mistura desenho animado com atores reais, fazendo referência e às vezes sátira dos clássicos contos da Disney. Mas em determinado momento do filme, lá pelo final, há uma linda cena de baile. Canção ótima (no áudio em inglês), clima romântico e um pouco triste. Após a dança com Robert, Giselle
percebe que não ama seu príncipe encantado Edward, mas sim ao homem do mundo real. -Você está triste; percebe o príncipe. Cena emocionante, romântica e ao mesmo tempo em que quebra uma regra dos contos de fadas: nem sempre o verdadeiro amor vem de um príncipe. 

Veja a cena do baile (áudio em inglês):




9°- A Bela e a Fera




Um clássico da Disney, lançado em 1991, foi o primeiro desenho a concorrer ao Oscar de Melhor Filme; e traz cenas emocionantes. A do final é boa, mas acho que a grande maioria acha que a cena do baile é a mais marcante. 

Veja a cena do baile (dublado):




8°- Enrolados


Lançado em 2010, e também indicado ao Oscar, esta genial animação conta a clássica história de Rapunzel, porém com muito humor e às avessas. Mas mesmo assim, não deixa de ser emocionante. A seguir, um vídeo com a linda canção e algumas cenas emocionantes, como a das lanternas soltas no ar.

Canção traduzida:




7°- Dinossauro



Dinossauro é uma das mais ambiciosas produções da Disney, lançado em 2000. Foi a primeira a usar a computação gráfica 3D sem ser Pixar. Foi revolucionário para a época e visualmente deslumbrante. Ele está aqui porque realmente é emocionante. A trilha sonora é impecável, a recriação da terra no período deles é incrível, cada cena foi pensada para causar impacto. É um dos filmes mais pesados da Disney, com várias mortes, várias mesmo. A jornada de Aladar para achar um lar para sua família adotiva (os lêmures), para seu amor e para senhoras dinossauras idosas deixadas para trás por seu bando; tudo isso enfrentando carnívoros, torna este um filme inesquecível.

Relembra a abertura do filme:





6°- Pocahontas





Pocahontas é um dos mais queridos filmes da Disney, lançado em 1995. Ganhou 2 Oscar: Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original – “Colors of the Wind”. Além de trazer uma mensagem poderosa, o filme traz tristes mortes e um final onde o casal não pode ficar junto. Tirou lágrimas de muita gente na época, e digo que realmente é emocionante.

A canção vencedora do Oscar: As Cores do Vento.





5°- Wall-e





Lançado em 2008, Wall-e é a melhor animação da Pixar, ao meu ver. Porquê? Quase não há falas, a história é melancólica e de profunda poesia. Alguns injustamente acham ele chato, mas é a mais original obra da Disney até agora! Ganhou o Oscar de Melhor Animação, e merece. Sem falar que não há como não se emocionar com este robôzinho de olhar triste, que ama filmes clássicos, se apaixona pela moderna  robô Eva e faz de tudo para proteger sua barata de estimação e a única planta que nasceu na superfície de uma futura Terra devastada.

Um pedaço da cena final:





4°- O Cão e a Raposa






Já estamos no 4° lugar e agora vou começar a apelar para o coração. O Cão e a Raposa foi um dos primeiros desenhos que assisti em VHS. E nossa como é bom! Lançado no longínquo ano de 1981, é triste a até mesmo angustiante em algumas cenas. A amizade de Tod e Dodó é verdadeira, mas mesmo assim, nunca se fortalece. O final triste é de rachar o coração. Mesmo que com um ato heroico, para os mais velhos, percebe-se que no fim, a amizade de certa forma foi mesmo abalada. O respeito entre eles é que impede uma morte. Poucos percebem, mas é um dos mais pesados e melancólicos filmes da Disney.

Relembre a cena final: Dodó salva Tod.





3°- Bambi





É, to pegando pesado. Bambi é tão triste e melancólico como o citado anteriormente. Lançado em 1942 (nossa!), continua lindo até hoje. Com várias indicações ao Oscar, marcou uma geração e encantou plateias do mundo todo. O filme todo em si é emocionante, mas a cena em que sua mãe é morta é simplesmente de rachar o coração.

Cena da morte da mãe de Bambi:





2°- Spirit – O Corcel Indomável



Único filme da lista que não é da Disney, esta magnífica produção da DreamWorks foi lançada em 2002. Foi o auge deste estúdio, fazendo uma obra aclamada por grande parte da crítica e público. Também concorreu a Oscar, e merecia ter ganho. A triste jornada deste cavalo arrepia, principalmente pela sinceridade da história, junto com o fato de que aqui os animais não falam, há apenas a narração de Spirit. E o que dizer das músicas? Na versão original: Bryan Adams; na versão dublada: o igualmente bom Paulo Ricardo. Este filme arrepia! 

Ponto alto do filme: Música Toquem o Clarim, na voz de Paulo Ricardo.





1°- O Rei Leão




E em primeiríssimo lugar, o desenho de técnica antiga (2D) mais visto de todos os tempos. Lançado em 1994, teve bilheteria gigantesca, aluguel de VHS também. Baseado em diversas histórias: Bambi, as histórias bíblicas de Josué e Moisés, além de Hamlet, de Shakespeare; é a maior marca do cinema infantil. No Oscar: ganhou de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original – “Can You Feel the Love Tonight”. A jornada de Simba encantou o mundo, deixando-o de joelhos pela mais triste história já contada em um filme infantil. Afinal, o tio mata o pai de Simba, e ainda o faz acreditar que foi culpa dele. Fugindo, Simba se torna forasteiro de sua terra, e vive com os fantasmas do passado, massacrado pela ideia de ter matado seu pai. Após saber da verdade, lidera uma violenta batalha final. Há mortes envolvendo personagens devorados, mordidos e carbonizados! Mas não é só na tristeza que o filme arrasa. Desde a mais fantástica abertura que a Disney já produziu, até cenas românticas com canções celestiais, O Rei Leão é poderoso em cada segundo. Um filme que emocionará por toda eternidade.






Canção vencedora do Oscar: Esta Noite o Amor Chegou.


Fantástica abertura, com a canção O Ciclo da Vida:


A mais trágica cena de sua infância: a morte de Mufasa.


Espero que tenham relembrado e se emocionado. Até a próxima…


Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta