TOP 10 Filmes Complexos



Neste TOP 10 vou falar de um dos assuntos que mais gosto: filmes complexos. E não me refiro a filmes de suspense e terror, onde você não sabe quem é o assassino. Nem a filmes de ficção científica, com estranhas máquinas e elementos do futuro. A parada aqui é séria. Vou falar de um seleto grupo de filmes que são complexos por passarem uma mensagem camuflada na sua fantasia. Filmes que até hoje muitos se perguntam o que a película quis dizer. Filmes que são muito mais do que mostram na tela. Mesmo que eu não tenha muitos problemas em entender a maioria deles, não nego que alguns ousam em serem abstratos. Interessante que ao pesquisar para fazer esta matéria, achei muito mais títulos do que imaginava. Vamos lá ficar totalmente perdidos?

10°- Sucker Punch - Mundo Surreal


Ok, o filme foi um dos maiores fracassos de crítica e bilheteria de 2011. Mas dentre tanto filme realmente ruim, este aqui foi um injustiçado. Com uma cuidadosa direção de Zack Snyder (300), o filme mostra os delírios de uma menina que injustamente vai para um hospital psiquiátrico, onde as garotas são exploradas. Fugindo do horror, elas entram em várias etapas de fantasias, onde cumprem missões e passam de nível ao derrotar diversas criaturas. E na vida real há também uma arquitetado plano, antes que elas sofram lobotomia! Dragões, robôs, zumbis, samurais gigantes, soldados da segunda guerra mundial; tudo junto e misturado neste explosivo filme, visualmente impressionante. Uma trilha sonora incrível ajuda a fazer deste um delírio de cultura pop. Fantasia para fugir da realidade, mas onde encontra-se o fim de uma e o começo da outra?







9°- Ilha do Medo


Este sólido suspense, com muito drama, é um dos mais intrigantes filmes que você verá. O que deveria ser apenas mais uma investigação policial acaba tornando-se uma viagem à uma mente dúbia e doentia. Com cenas frias e chocantes (até mesmo de rachar o coração), Ilha do Medo arrasa. Confesso que o filme me pegou desprevenido e este foi uma rara exceção de eu não conseguir adivinhar o final, final este meio que aberto. E a mensagem pós-guerra e envolvendo também a guerra fria lança algumas discussões; sobre paranoias, métodos primitivos de tratamentos e clínicas psiquiátricas, que inevitavelmente tendem a ser assustadoras.






8°- O Labirinto do Fauno


Uma obra prima do cinema, sem dúvidas. Uma fábula sombria, mórbida e gótica. Um final triste, lotado de poesia lírica. E mesmo assim, uma poderosa mensagem política e humana está lá. De difícil digestão, mas obrigatório para qualquer amante do cinema de qualidade.






7°- Watchmen - O Filme


Um filme de heróis poderosíssimo. Também dirigido por Zack Snyder, é uma obra surpreendente. Usando linguagem de HQ, incluindo algumas cenas dos quadrinhos, Watchmen se passa durante o anos 70: guerra do Vietnã, Guerra Fria, protestos, tensão com a Rússia, aquela coisa toda. Em meio a isso se desenvolve este complexo enredo envolvendo estes super-heróis decadentes, podres e cheios de falhas. Um dia eles salvaram o mundo. Mas hoje ninguém estão os salvando. Desde cães devorando menininhas até um ser que pertence a várias dimensões do tempo-espaço, este é um dos mais audaciosos filmes dos últimos anos. Com quase 3 horas de duração, é difícil de acompanhar tudo se você procura um filme simples. Mas se você procura um enredo complexo e para maiores de idade, este é o filme.






6°- O Grande Truque


Todo truque de mágica consiste de alguns passos. Enquanto você se distrai com toda a apresentação, o visual e o que o mágico e sua equipe te apresentam, há algo que você não vê: o grande truque. É algo extremamente simples, escondido diante toda uma apresentação. E se eu disser que ao término do filme você percebe que o diretor Christopher Nolan é o mágico, os acontecimentos do filme é a distração, que você (o telespectador) é a plateia e o segredo do filme é algo simples, um grande truque? Sim, este filme tem a genialidade de ser um truque de mágica. Por isso ele é um dos meus favoritos. Nunca antes um diretor mereceu tanto o meu respeito.






5°- Clube da Luta


Um clássico do suspense, onde nada é o que parece. Há uma mensagem anarquista impressionante. A pirotecnia mental que o filme traz marca suas lembranças. Como foi dito na época: um soco na mente. Nada mais a dizer.






4°- A Origem


Um dos poucos filmes dos últimos 3 anos que tenho o prazer de chamar de perfeito. Te deixa perplexo a cada nova tomada, diálogo ou hipótese lançada. Uma missão de golpe empresarial, onde "hackers dos sonhos" implantam memórias que nunca existiram, em camadas como um sonho dentro de um sonho dentro de um sonho. Se você morrer em alguma camada, sua mente ficará no limbo e seu corpo vegetando. Só Christopher Nolan para criar algo deste nível. Além de brincar com a mente, se dá ao luxo de fazer referência à elementos filosóficos, psiquiatria e críticas político-sociais. Um show de genialidade.






3°- Matrix


Muita gente não gostou do 2 e do 3, ok. Mas a maioria reclama da falta de explicações. Ora, Matrix nunca teve a intenção de explicar, mas sempre foi de fazer pensar. Gosto de toda trilogia e coloco ela toda aqui no mesmo patamar no TOP 10. A mesma história aqui pode ser vista de várias maneiras: religião e profecias; filosofia oriental; cultura pop em geral (HQ's, mangás, animes, games, cyberpunk); além de poder ser visto com toda uma linguagem virtual: estão ali os números binários, portas lógicas, processo de boot, softwares operacionais básicos, anomalias e vírus de computador. Tudo ali, em forma de personagens. Tudo posto de maneira intrigante e crível (quem tem alguma base de softwares e programação, como eu, sabe do que falo). Todo tipo de questionamento é levantado. É uma trilogia de se coçar a cabeça e pensar: o que realmente é real? Não vivo eu na minha própria realidade projetada?








2°- AntiCristo


Aqui está um exemplo de filme difícil de ver, falar e até pensar. O polêmico diretor Lars von Trier lança sua própria visão do mal, estranhamente retratado aqui como a mulher e o sexo! Totalmente baseado na sexualidade, o filme traz de forma lírica, como a mulher acaba destruindo o Éden, o paraíso. Tem cenas que fez alguns ao redor do mundo abandonar a sala de cinema. A tal cena envolvendo uma mutilação genital, e após este, um estímulo sexual. É um filme para maiores, onde somente quem gosta de obras abstratas poderá sentir uma mensagem, mensagem esta bem obscura e controversa. 









1°- A Árvore da Vida


E em primeiro lugar está esta complexa obra. O único filme que até hoje fico pensando em que queria retratar. A princípio mostra o drama de uma família. Mas metade das longas quase 3 horas se concentra na natureza, como um formigueiro, uma sombra e uma nuvem. Há uma linda e poética sequência, que mostra desde o Big Bang, passando pela era dos dinossauros, mudanças na crosta terrestre, até a formação de oceanos, vidas selváticas e formação de fetos, até chegar nos nossos dias. Um filme realmente complexo, de difícil raciocínio e que ainda apresenta um lado espiritual, mostrando inclusive um possível paraíso. O que exatamente o diretor quis mostrar é um mistério, mas nos faz refletir muito sobre a vida como um todo, o universo, o que acreditamos, o amor universal da família, e muito mais. Tudo isso de forma muita abstrata, de difícil dissertação; mas que com certeza vale o esforço mental. 







Deixe seu comentário:



O Vigilante da Noite

10 comentários :

  1. Ameiii! Perfeita crítica e palavras muito bem usadas! Parabéns :D

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário e acompanhe sempre nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ^^
    Parabéns... A trilha sonora do gladiador quando eu abri a pagina, muito bom tb rsrs... Peguei para ver "O grande truque", e também gostei, vlw pela dica ^^

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, nos acompanhe sempre. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. adorei a lista, já vi todos, só faria 2 modificações:

    Labirinto do Fauno é um filme belíssimo e fantástico, mas não acho um filme complexo de se compreender; Matrix é um filme que te faz pensar e mergulhar na caverna de Platão, mas as falas de Morpheu são bastante explicativas e lúcidas tornando-o fácil entender...

    no lugar destes 2 colocaria Donnie Darko e Vanilla Sky :)

    p.s. a trilha sonora desta página é perfeita, nem dá vontade de sair :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Realmente Donnie Darko e Vanilla Sky são bem recebidos, mas como não os vi ainda não pude colocá-los. Que bom que gostou da trilha sonora, volte sempre e obrigado pela participação. Abraço!

      Excluir
  6. Achei " todos " fáceis ate o filme a origem, quando chega na 4 camada complica mais deu pra entender

    ResponderExcluir
  7. birlhante! A Origem é demais mesmo.

    ResponderExcluir