TOP 10 Filmes Adolescentes do Final dos Anos 90

 
Ah, os anos 90. Mais especificamente a metade final. Foi uma época em que os filmes voltados para os adolescentes deram uma subida de nível. Não que sejam filmes surpreendentes, ganhadores de Oscar ou algo assim. Mas eram extremamente divertidos, e marcou a infância, pré-adolescência e adolescência de muita gente. Nesta época que abordarei nos filmes eu tinha entre 5 e 10 anos, era criança ainda, mas já era ligado em cinema. Para você, amigo leitor, entrego esta viagem no tempo para relembrar os bons e velhos filmes das antigas. Preparado? Vamos ao TOP 10 filmes adolescentes do final da década de 1990. Este é o segundo de uma semana inteirinha só com TOP 10.



10°- Lenda Urbana




Este foi um dos “filhos” de Pânico, lançado em 1998. O filme custou muito pouco, e arrecadou muito dinheiro. Trouxe um elenco juvenil em ascenção na época, incluindo Alicia Witt, Jared Leto, Tara Reid, Joshua Jackson, Rebecca Gayheart, etc. Participações especiais de caras conhecidos nos filmes de terror: Brad Dourif (faz a voz de Chucky, além de papéis em O Senhor dos Anéis e os novos filmes da saga Halloween).
Também teve a participação de Robert Englund, o eterno Freddy Krueger. Apesar de ser bastante teen, o filme tem muita correria, uma ideia basica e interessante envolvendo lendas urbanas (aquelas histórias do tipo: a noiva enforcada, chacina na floresta, e todas estas histórias que tem em tudo que é lugar), além de trazer uma ótima trilha sonora. Canções que incluíam  Total Eclipse of the Heart” – Bonnie Tyler; “Deaf Forever” – Motörhead; “Twist” – Korn; entre várias. O segundo filme foi mais fraco, mas deu pro gasto. O terceiro é realmente ruim. Mas este aqui marcou muita gente e merece ser relembrado.

Lenda Urbana completo e dublado online:





9°- Romeo e Julieta




Lançado em 1996, Leonardo DiCaprio e Claire Danes tiveram suas carreiras alavancadas neste filme. Pode não ser melhor que a versão de 1968, mas é ótima. Todo falado com rimas, o filme adapta a trágica história para nossos dias, envolvendo guangues, drogas, armas e violência urbana. É triste e tem muitos elementos artísticos. Concorreu ao Oscar em Melhor Direção de Arte. Recebeu uma trilha sonora chocante e uma ótima direção de Baz Luhrmann, diretor de Austrália e Moulin Rouge – Amor em Vermelho. Outro grande sucesso de bilheteria, está na mente de muitos que na época eram jovens apaixonados.


Trailer de Romeo e Julieta:




8°- Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado





























Outro filme que se pode chamar de “filho” de Pânico, este foi um dos primeiros filmes de terror que lembro ter visto. Lançado em 1997, arrecadou cerca de 125 milhões de dólares em bilheteria, se tornando junto com Pânico, os filmes de terror mais vistos em toda década de 90! O filme realmente é ágil e intrigante, um dos melhores da época. O segundo filme foi lançado no ano seguinte e foi tão bom quanto, tendo uma interessante questão; há uma pergunta que vale uma viagem para uma ilha: qual a capital do Brasil? Rio de Janeiro, a personagem responde. E a resposta é tida como certa. Suspeito não? Aqui eu coloco os dois filmes, que foram praticamente lançados juntos, como ótimos. O elenco é igualmente ótimo, com rostinhos conhecidos na época: Jennifer Love Hewitt, Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Freddie Prinze Jr, Bridgette Wilson, entre outros. O assassino, com sua capa e botas de pescador e um gancho, faz uma chacina em ambos os filmes. Teve um terceiro filme mais recentemente, mas não recomendo, é fraco. Os dois primeiros merecem estar aqui na lista na mesma posição. Um complementa o outro e são divertidíssimos. 


Trailer de Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado:


Trailer de Eu Ainda Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado:





7°- Ela é Demais




Uma marca de 1999. A história é mesmo bobinha: o descolado da escola aceita a aposta de levar a “patinho feio” no baile de formatura. Porém, esta fórmula repetida aqui é apresentada de maneira sincera e nostálgica. Muito clichê é verdade, mas isso não quer dizer que seja ruim, não é? Trilha sonora impecável, onde destaco Kiss Me, de Sixpence None The Richer. No elenco: Freddie Prinze Jr, Rachael Leigh Cook, Matthew Lillard, Paul Walker, Jodi Lyn O’Keefe, Kevin Pollak, Anna Paquin, Kieran Culkin, Elden Henson, Usher Raymond, Milo Ventimiglia, Sarah Michelle Gellar. Ufa! Quanta figurinha conhecida não é? A cena do baile, o número musical e toda sequência final é muito boa. Este filme açucarado mas divertido marcou a época, recebendo inclusive uma sátira anos depois. Além de ser um clássico em certa sessão em determinado canal.


Trailer de Ela é Demais



Ouça a eterna música do filme: Kiss Me, de Sixpence None The Richer.





6°- 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você




Outro clássico também de 1999, também de comédia romântica, também passou inúmeras vezes em tal sessão à tarde. Considero este um pouco melhor que o acima. Outro grande sucesso de bilheteria, impulsionou as carreiras de Julia Stiles e Heath Ledger (ele mesmo, o Coringa). Mas outro que se deu bem foi Joseph Gordon-Levitt, que recentemente fez A Origem e Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Também traz uma trilha sonora incrível, e aqui há também um número musical, bem mais hilário. Toda a trama central é bem simples, mas é daqueles filmes simples deliciosos de se assistir. 


10 Coisas Que Eu Odeio Em Você completo e dublado online:




5°- As Patricinhas de Beverly Hills




De 1995 (puxa, faz tempo!), outro grande clássico e sucesso de bilheteria. O elenco trouxe Alicia SilverstonePaul Rudd e Brittany Murphy (faleceu recentemente) à fama. Outro filme que apesar de ter uma trama muito simples, e aparentemente vazia, é uma diversão incrível. Bobinho, mas ótimo pela sinceridade da história ser contada. A garota esnobe se torna doce, a garota caipira e ingênua se torna vazia. Divertido e marcou uma legião de jovens na época. 


Trailer de As Patricinhas de Beverly Hills:




4°- Garotas Selvagens




Chegamos ao 4° colocado e as coisas começam a ficar quentes. Em 1998, este filme causou certo alvoroço na ala teen. O filme trouxe um elenco já conhecido em uma trama de suspense sensual. Além de todas as cenas picantes, o filme tem uma reviravolta a cada 5 minutos, tornando-o um dos melhores suspenses da época. Sua fórmula foi copiada exaustivamente por outros filmes, incluindo suas sequências que foram até o 4° filme; desnecessariamente. Este aqui trouxe a queridinha da época, Neve Campbell, contracenando cenas muito picantes com Denise Richards e Matt Dillon. No elenco ainda há os experientes Kevin Bacon e Bill Murray. Todas personagens são maliciosas e traiçoeiras. Excelente filme, que marcou a fase mais madura dos filmes teen dos anos 90. Os filmes 2,3 e 4 até valem a olhada, mas são apenas repetições da história do primeiro.


Trailer de Garotas Selvagens:







3°- Segundas Intenções




Um dos meus favoritos, Segundas Intenções é incrível. Conta uma trama bem simples de maneira chocante. Lançado em 1999, é um ótimo exemplar da mistura de romance, drama, suspense e humor negro. Há todos estes elementos muito bem distribuídos. No ótimo elenco: Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Reese Witherspoon, Selma Blair, Louise Fletcher, Joshua Jackson e Tara Reid. Até aqui já notaram como o elenco dos filmes teen se repetia? Também causou polêmicas, como o beijo lésbico que ganhou um MTV Movie Awards. Além do elenco central fazer bastante sucesso, toda a trama de sedução e tragédia envolvendo os dois “irmãos” marcou a vida de muitos. Um filme sensual e divertido, ao mesmo tempo que tem um final trágico, cenas incríveis e lança algumas reflexões. O segundo e o terceiro se concentram mais na sensualidade. Valem a olhada, mas não espere muito. Veja a crítica completa deste primeiro filme aqui:  http://minhavisaodocine4.hospedagemdesites.ws/2012/08/sexo-desejo-e-jogo-sensual-filme.html




Trailer de Segundas Intenções:



2°- American Pie – A Primeira Vez é Inesquecível




Com este filme aqui nascia uma grande saga. Devem ser uns 9 filmes, mas somente os 3 primeiros e o último eu recomendo, por serem com o elenco original. Este talvez seja o clássico máximo para adolescentes lá em 1999. Abusando de sensualidade e piadas envolvendo sexualidade na adolescência, o filme quebrou alguns tabus, além de trazer cenas hilárias. Com um elenco conhecido entre os adolescentes, trouxe à fama: Jason Biggs, Seann William Scott, Chris Klein, Thomas Ian Nicholas, Eddie Kaye Thomas, Alyson Hannigan, Mena Suvari, Shannon Elizabeth e mais uma vez Tara Reid. Trouxe ainda o conhecido Eugene Levy como o pai de Jim, e este será sempre a personagem mais engraçada da saga. Ainda tem Jennifer Coolidge como a mãe do Stifler. Aliás, o próprio Stifler, interpretado pelo hilário  Seann William Scott é a essência pura do que a saga quer passar: juventude eterna. São muitas as trapalhadas desta turma, sempre de maneiras picantes, e marcou uma legião de fãs também. Fez forte influência na maneira de muitos jovens enxergar a sexualidade. E mesmo diante de todo o besteirol, as mensagens de moral ainda estão lá. Este é um daqueles filmes queridinhos de 99% dos adolescentes, sem dúvida. Crítica completa do último filme aqui: http://minhavisaodocine4.hospedagemdesites.ws/2012/09/critica-american-pie-o-reencontro.html


Trailer de American Pie – A Primeira Vez é Inesquecível






1°- Pânico


 

Então chegamos aos meus filmes teen favoritos da época. Vou colocar a trilogia como um todo nesta categoria: Pânico, lançado em 1996; Pânico 2, lançado em 1997 e Pânico 3, lançado em 2000. O maior sucesso juvenil em bilheteria da época (e grande parte da crítica também), os filmes apresentaram uma genialidade rara no cinema de horror. O mestre Wes Craven entrega uma trilogia bem elaborada e surreal, criticando os clichês e parâmetros dos filmes de terror. Humor negro inteligente sem deixar de ser terror, sequências eletrizantes e cenas bem elaboradas fizeram desta uma das mais consagradas franquias da época. Em 2011 recebeu um quarto filme, tão bom quanto os primeiros. Sabe como é difícil uma franquia manter tal qualidade? Pânico fez isso, e causou muitos sustos nos adolescentes da época. Tanto que acabou ganhando uma saga de sátira: Todo Mundo em Pânico, que ironicamente fez tanto sucesso quanto. Pânico tem seguidores no mundo todo e muitos aguardam um 5° capítulo. 


No elenco o trio principal:  David ArquetteNeve Campbell e Courteney Cox Arquette. Mas nestes três primeiros também participaram: Drew Barrymore, Matthew Lillard, Rose McGowan, Skeet Ulrich, Liev Schreiber, Sarah Michelle Gellar , Elise Neal , Jamie Kennedy , Jerry O’Connell,  Jada Pinkett,  Patrick Dempsey e Parker Posey, Lance Henriksen, Patrick Warburton; entre tantos mais. A maioria deles teve a carreira impulsionada nestes filmes. Assistir Pânico é nostálgico e incrível. Até hoje a franquia continua sendo reverenciada e cultuada. E merece. Tudo sobre os 4 filmes da franquia aqui: http://minhavisaodocine4.hospedagemdesites.ws/p/franquia-panico.html


Trailer de Pânico:


Trailer de Pânico 2:


Trailer de Pânico 3:



Espero que tenham gostado do TOP 10 e viajado de volta no tempo. São filmes que marcaram a infância e a juventude de muitos de nós (eu me incluo). Interessante também como os jovens atores da época eram mesmo queridinhos, porque praticamente os mesmos faziam os filmes. Como são apenas 10, tive que deixar muitos filmes de lado, então ficam mais 3 dicas para você pesquisar sobre e se divertir.



Prova Final, de 1998.





Trailer de Prova Final:




Tentação Fatal, de 1998.





Trailer de Tentação Fatal:




Comportamento Suspeito, de 1998.





Trailer de Comportamento Suspeito:


Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta