Prepare-se, a temporada de grandes filmes está chegando!

2013 já está na metade do seu quarto mês, e alguns títulos de peso (com ou sem sucesso) já chegaram aos cinemas brasileiros. Muitos já despontam inclusive nos lançamentos em DVD. Claro que alguns grandes filmes que não saíram aqui lá nos Estados Unidos já,  e aqui no Brasil esperarão mais algumas semanas ou meses para estrear. Entre os que já saíram aqui estão as adaptações de clássicos contos infantis: João e Maria – Caçadores de Bruxas, Oz – Mágico e Poderoso e Jack – O Caçador de Gigantes (maior fracasso do ano até agora, embora a crítica ache uma aventura interessante). Tentativas de gerar novas sagas adolescentes para ficar no lugar de Crepúsculo temos 3: Meu Namorado é um Zumbi, Dezesseis Luas e A Hospedeira. Mas não sei se serão sagas, já que os resultados não são muito bons, embora sejam considerados “melhores” que Crepúsculo. Os Croods é a grande animação do momento, além de G.I. JOE 2: RETALIAÇÃO ser o filme estilo de ação e super heróis que tem se saído bem. Inatividade Paranormal é a comédia de sátiras que se defendeu bem,
enquanto que Amigos Inseparáveis reúne bons veteranos. Uma História de Amor e Fúria é uma animação brasileira altamente elogiada no momento. Falando em brasileiros, Vai que dá Certo e Colegas também ganharam destaque. Em ação temos Invasão à Casa Branca com Gerard Butler, Parker com Jason Statham, Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer com Bruce Willis e O Último Desafio com Arnold Schwarzenegge. Mark Wahlberg e Russel Crowe estrelam Linha de Ação; um eficiente suspense policial e político no estilo “noir”. Mas confesso que não assisti a nenhum destes no ainda. Nenhum me atraiu o suficiente para gastar na telona do cinema. Esperarei para ver em casa e dizer aqui no blog sobre eles. Os que eu já assisti foram em casa, como o eficiente terror Mama (recomendo mesmo). Assisti ao Caça aos Gângsteres, que apesar de ser um bom filme, não é o clássico moderno que prometeram; e ironicamente este era o único que eu pretendia ver no cinema neste início de ano, mas as críticas negativas mudaram meus planos. Por fim assisti em casa o que eu considero como o melhor do ano até então: o drama dinamarquês A Caça; simplesmente aterrador. 

Mas a temporada de verão está chegando. Aqui no Brasil é Outono, mas lá pelos Estados Unidos é quente e é a grande época de grandes filmes; sejam sequências, remakes, reboots, adaptações de outras mídias (livros, poemas, HQ’s, seriados, games), sejam até mesmo filmes originais. A questão é que o melhor do cinema pipoca (aqueles filmes para se desligar o cérebro e viajar em fantasias) está por vir. E este ano aposta grande em sequências e sagas de peso. São para vários gostos e diversidades. Superproduções estão por vir, com trailers eletrizantes esbanjando o melhor dos blockbusters. A seguir listarei o que você terá de melhor (ou não) até o fim de ano.


Nos remakes teremos o drama mega esperado O Grande Gatsby e o extremamente esperado terror A Morte do Demônio. Ainda teremos os remakes de clássicos de terror: O Maníaco, O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua e Carrie – A Estranha. O drama Muito Barulho por Nada também marcará presença.


Nas animações espere levar a criançada (e as crianças grandes também) para se emocionar ou gargalhar muito com Reino Escondido
Turbo, AviõesO Marinheiro Popeye 3D. Mas são as sequências que prometem arrebentar em bilheteria: Universidade Monstros, Meu Malvado Favorito 2 e Tá Chovendo Hambúrguer 2Ainda em filme infantis teremos Os Smurfs 2 e a nova adaptação de Tarzan; em 3D.


Os super heróis prometem levar fãs de HQ’s, nerd’s e cinéfilos ao delírio com Homem de Ferro 3
Wolverine – Imortal, Thor – O Mundo Sombrioo reinício de Superman – O Homem de Aço e o hilário e debochado Kick Ass 2


Outras HQ’s que não são de heróis mas prometem muito são R.E.D. 2 – Aposentados e Mais Perigosos, 300 – A Ascenção de um Império e Sin City 2 – A Dama Fatal.


As ficções científicas prometem ser impactantes,alguns dos melhores filmes do ano: Oblivion, Depois da Terra, Além da Escuridão – Star Trek, Elysium e  Círculo de Fogo; todos apresentam trailers espetaculares, de tirar o fôlego. Riddick
O Jogo do Exterminador ainda não possuem trailer, mas prometem ótimos filmes também.


Suspense teremos: Chamada de Emergência, Sem Proteção, Segredos de Sangue, Em Transe, Terapia de Risco, Truque de Mestre, O Símbolo Perdido, Paranoia, O Conselheiro, A Casa Torta, A Passagem, Prisioneiros, Gravidade e  Área 51.


Outros filmes de terror que não são remakes serão as sequências: Sobrenatural 2, O Último Exorcismo 2, Atividade Paranormal 5, e Atividade Paranormal (versão hispânica). E nas novidades: Byzantium, Os Escolhidos, Invocação do Mal e Os Lordes de Salém.


As comédias se destacam com as sequências de Se Beber Não Case! 3, Todo Mundo em Pânico 5, 
Gente Grande 2, Quero Matar Meu Chefe 2, Bem-Vindo aos 40, O Âncora 2 – A Lenda Continua e O Bebê de Bridget JonesUma Ladra Sem Limites, Finalmente 18, Os Amantes Passageiros, As Bem Armadas, É o Fim, Os Estagiários, Jogos Famintos, Last Vegas O Fim do Mundo serão as novidades de comédia. 


Aventuras e fantasia marcam presença com os esperados O Cavaleiro Solitário, o pós-apocalíptico Guerra Mundial Z, o juvenil Percy Jackson e O Mar de Monstros, o também juvenil Os Instrumentos Mortais – A Cidade dos Ossos. Ainda teremos Pompéia, O Hobbit: A Desolação de Smaug, Frankenstein – Entre Anjos e Demônios, Os 47 Ronins, O Sétimo Filho e a mega continuação de 
Jogos Vorazes – Em Chamas.


Filmes brasileiros que prometem surpreender são: Somos Tão Jovens (cinebiografia de Legião Urbana), Faroeste Caboclo (baseada na famosa música de Legião Urbana) e a continuação Até Que a Sorte nos Separe 2.


Na ação teremos os blockbusters Velozes e Furiosos 6, O Ataque
Suor e Glória (o novo filme de Michael Bay). Ainda teremos Machete Mata, Alvo Duplo e O Acordo.


Romances que agradarão o público feminino: Um Porto Seguro (novo filme do escritor Nicholas Sparks) e a sequência Antes da Meia-Noite.

Por fim, nos dramas teremos 42, Rush – No Limite da Emoção, A Ninfomaníaca, Aposta Máxima, Capitão Phillips, LovelaceO Lobo de Wall Street.


E isso é apenas uma prévia, visto que alguns podem ser cancelados para o ano que vem e outros filmes surgirão como novidades. Fiquem atentos cinéfilos! A seguir fiz um top 10 filmes que o blog mais espera ver. Não está na ordem de favoritismo, é apenas uma listagem com 10 títulos que apostamos alto.




Top 10 filmes mais esperados pelo Minha Visão do Cinema:

1°- A Morte do Demônio




Motivo? A clássica trilogia inicial é ótima e este remake promete trazer o bom e velho terror; sem computação gráfica, mas com muita maquiagem e sangue falso e de porco, violência extrema e muitos elementos macabros. Tudo o torna como o mais importante filme de terror da última década.




2°- Homem de Ferro 3


Motivo? Robert Downey Jr. é Tony Stark, Tony Stark é o Homem de Ferro e o Homem de Ferro é Robert Downey Jr. Não tem mais o que falar!




3°- O Grande Gatsby


Motivo? Grande elenco, que inclui Leonardo DiCaprio e Tobey Maguire, dirigidos neste remake pelo excelente Baz Luhrmann (de Austrália e Moulin Rouge – Amor em Vermelho). O trailer nos dá um vislumbre da grandiosidade e perfeição de estética do projeto. E que trilha sonora!





4°- Elysium


Motivo? O ótimo diretor de Distrito 9, Neill Blomkamp; traz uma chocante e séria ficção científica, numa extraordinária luta pela igualdade. Matt Damon e Judie Foster estrelam, e ainda tem os brasileiros Alice Braga e Wagner Moura no elenco.





5°- Além da Escuridão – Star Trek


Motivo? J.J. Abrams (de Star Trek e Super 8) traz esta esperada sequência, com efeitos especiais e ação frenética. O trailer é surreal e promete ser um dos top filmes do ano.




6°- Círculo de Fogo


Motivo? O ótimo diretor Guillermo Del Toro (de HellBoy 1 e 2, além do ótimo O Labirinto do Fauno) traz este épico de ficção. Ele promete o filme que todos estavam esperando, em um enredo onde humanos sobreviventes “vestem” e comandam (o que inclui artes marciais) máquinas gigantescas; afim de derrotar gigantescos alienígenas. O trailer é de cair o queixo.




7°- Guerra Mundial Z


Motivo? Brad Pitt em uma superprodução pós-apocalíptica sobre a terceira guerra mundial, contra zumbis! Só isso já dá o que pensar.





8°- A Passagem

Motivo? Não há trailers ou fotos. Apenas a promessa de ser um filme espetacular. Baseado no livro de Justin Cronin, só se sabe que se trata da luta contra vampiros em um futuro devastado. O projeto tem se mantido sigiloso e um mistério. A certeza que temos é que o diretor é competente, pois Matt Reeves fez os ótimos Cloverfield – O Monstro e Deixe-me Entrar.



9°- Superman – O Homem de Aço


Motivo? Superman nunca foi dos meus favoritos, porém este novo traz um elenco de peso, uma história séria e sombria, além de um trailer incrível. Christopher Nolan (da nova trilogia de Batman) é o produtor e a direção é do estilizado Zack Snyder (de 300 e Watchmen). 





10°- Kick Ass 2



Motivo? O primeiro filme é um dos meus favoritos. É um filme de heróis humanos, nada de super. São falhos, fracos, atrapalhados, desbocados e muito violentos. Com um humor negro pesado e violência gráfica forte, esta sequência promete ser um dos mais interessantes filmes nerd’s do ano. E temos a mocinha Hit Girl (Chloe Grace Moretz) arrebentando com todos novamente.




E você, quais filmes mais espera?









Deixe uma resposta