Franquia A Morte do Demônio (Evil Dead, Uma Noite Alucinante)




Falar desta trilogia é uma honra. Acredito que as novas gerações, que nasceram em 1996 para cá, não conheçam ou tenham conferido esta saga. Nesta mesmo época aí, até meados de 2000, lembro-me de vez em quando ver algum destes filmes na TV de noite. Na época era criança, então não recordo qual deles ou em que canal. Apenas lembro que me assustava e me divertia muito. Mas de 2011 para cá, com a facilidade da internet, pude rever as grandes sagas do terror. E A Morte do Demônio não foi diferente: assisti a trilogia de uma vez só. É uma das poucas vezes que você sentirá uma nostalgia grande ao rir em filmes de terror. Nesta última sexta-feira estreou nos cinemas brasileiros o remake de A Morte do Demônio, muito aguardado por mim e por muitos. Como preparativo para este esperado remake, lanço aqui as informações, curiosidades e minha opinião sobre esta clássica saga. Preparados para a viagem? Vamos lá:



1°- A confusão com os títulos:


Na época houve uma imensa confusão com os títulos dos filmes. O  primeiro filme Evil Dead foi lançado em 1981, mas aqui no Brasil chegou somente em 1983 e foi lançado diretamente em VHS pela distribuidora Look Filmes, recebendo um misto do nome original com a tradução: Evil Dead: A Morte do Demônio. E  foi um sucesso de vendas e aluguéis em VHS. O segundo filme lançado em 1987, Evil Dead 2, recebeu aqui o nome de Uma Noite Alucinante (WTF?). O terceiro filme se chamava no original Army of Darkness (seria algo como O Exército das Trevas). Mas aqui no Brasil teve o deslize de se chamar Uma Noite Alucinante 2. Tempos depois, toda a saga passou a se chamar Uma Noite Alucinante, colocando os três filmes em ordem; porém se distanciando do nome original que é A Morte do Demônio. Agora, o remake se chama A Morte do Demônio, tradução do título original The Evil Dead. Finalmente acertaram!



Momento nostálgico: a capa em VHS do primeiro filme, distribuído pela extinta LooK vídeo.





2°- Sequências não sequências:



Como assim? Acontece que apesar de ser uma trilogia com o mesmo herói principal, todos os filmes não apresentam uma linha de continuidade. O primeiro é o primeiro, ok! O segundo é praticamente uma repetição do primeiro, porém com melhores recursos e efeitos especiais. Muitos consideraram na época, um remake. Talvez isto explique o porque deste segundo filme não receber o mesmo nome do primeiro. Então, o terceiro filme vem de onde parou o segundo, porém com muito mais recursos e num clima de aventura medieval. Todos os 3 filmes são bem diferentes entre si, ao mesmo tempo em que se copiam em algumas partes. Complexo, mas acabou dando certo, sendo assim uma das mais importantes sagas de terror de todos os tempos.



3°- Polêmicas:



Devido ao grande conteúdo de violência para a época, a versão original foi proibida em vários países, como na Finlândia, na Islândia, na Irlanda e na Alemanha. Na Alemanha o filme teve sua exibição proibida durante quase 10 anos. Nestes anos circulava clandestinamente no mercado negro. Foi exibido publicamente em 1992 com várias edições e censuras, até que em 2001 foi lançado em DVD sem cortes.

A maior parte destas proibições ocorreram porque há uma cena em que a personagem Cheryl é estuprada por árvores possuídas. Por isso a obra foi banida em alguns países.

4°- Curiosidades sobre o primeiro filme:

* Já foi adaptado para um musical de teatro.
*O orçamento de The Evil Dead foi de US$ 350 mil.
*O diretor Sam Raimi e o ator Bruce Campbell eram amigos de colégio, tendo feito vários filmes em super-8 antes da realização de Uma Noite Alucinante – A Morte do Demônio.

O diretor Sam Raimi.

*A voz demoníaca que possui os corpos pertence a Sam Raimi.
*O carro de Ash é o carro real do diretor, Sam Raimi. Esse carro aparece em todos os seus filmes, incluindo as sequências desta e Spider-man.
*Quando Ash encontra o Necromicon, se pode ver um pôster de “The Hills Have Eyes” (de Wes Craven)
*Ainda está censurado na Coréia do Sul.
O ator Bruce Campbell, interpreta Ash, o herói da trilogia.

*O filme é adorado pelo mestre do suspense e terror Stephen King que disse: “O filme mais ferozmente original de 1982; sem sombra de dúvidas!”. E falava sério, pois algumas pessoas que compareceram à première do filme no Festival de Cannes (a qual foi assistida por King), contam que o viram com o rosto escondidos entre as mãos durante algumas partes do filme.
*Sam Raimi confessou a alguns jornalistas franceses que seu guia na hora de rodar um filme se baseava nos mandamentos:

1) Os inocentes devem sofrer.
2) Os culpados devem ser castigados.
3) Deve provar o sangue para se converter em um homem.
4) Os mortos se levantarão.

*O filme foi gravado por Sam quando tinha apenas 20 anos. Com uma equipe de 37 pessoas, gravou durante 3 meses nas montanhas de Tennessee.


*O roteiro original previa que todos os personagens estivessem fumando maconha ao ouvirem pela 1ª vez a fita. Os atores resolveram fumar de verdade ao rodar a cena, mas a idéia não deu certo. O comportamento deles obrigou que a cena fosse posteriormente regravada.






Vou falar agora dos filmes em si:



Evil Dead (Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio)

Direção: Sam Raimi

Elenco: Bruce Campbel, Ellen Sandweiss, Richard DeManincor, Betsy Baker, Theresa Tilly.

Sinopse: Cinco jovens vão passar um fim de semana em uma cabana isolada nos bosques de Tennessee. Os jovens tem estranhas experiências, obviamente causadas pela presença ali do Livro dos Mortos (o Necronomicon Ex Mortis, encadernado em pele humana e escrito em sangue), que logo encontram. Logo depois encontram um gravador. Dentro do mesmo a fita que foi gravada pelo dono da cabana (um arqueólogo), contém a tradução de algumas passagens do livro. Ao ser reproduzida (escutada) pelos estudantes, desperta os espíritos que estavam adormecidos e que habitam o bosque. Os espíritos começam a possuir os jovens um por um.

Trailer:


Crítica direta: não há muito o que falar se não: clássico, genial, subversivo, engraçado e surreal. Sam Raimi usa um minúsculo orçamento e recursos nada convencionais para criar esta obra prima do terror. É chocante, tem cenas polêmicas e um enredo macabro. Mas o grande trunfo é não se levar a sério, tendo muito humor negro e elementos trash. Gore e cenas nojentas aliadas a um protagonista engraçado. Ash além de fazer caretas caricatas hilárias, se torna um dos poucos heróis de filmes de terror (algo que geralmente acontece com as mocinhas virgens nos filmes de terror). Outro fator interessante é que o filme não usa elementos sexuais e cenas quentes, algo extremamente recorrido em filmes de terror. O diretor e o ator principal criam aqui um novo método de contar estórias assombradas, com uma “boba inteligência” e muita diversão.

NOTA: 10



Evil Dead 2 (Uma Noite Alucinante 2)

Direção: Sam Raimi
                  Elenco: Bruce Campbell, Sarah Berry, Danny Hicks, Kassie DePaiva, Lou Hancock, Denise Bixler, Richard Domeier, John Peaks.

Sinopse: Uma espécie de meio-termo entre sequência e refilmagem de A Morte do Demônio. Ash continua aprisionado na floresta perseguido pelo espírito malígno do primeiro filme. Ele deverá fazer de tudo para sobreviver mais uma noite no inferno dentro da floresta, enquanto faz de tudo também para não enlouquecer.


Crítica direta: o que Sam Raimi faz aqui é recontar os acontecimentos do primeiro filme, porém com muito mais humor negro e um orçamento bem maior. Acho que ele fez isso porque o primeiro filme foi muito modesto, além de ter sido banido em alguns países devido algumas cenas pesadas para época. Então Raimi fez a segunda parte com a intenção de popularizar seu conto. Deu certo, de tão divertidos que ambos são. Esta segunda parte traz efeitos especiais radicais, além de cenas realmente hilárias, quase uma comédia. Destaque para as cenas em que a mão de Ash tenta matá-lo, mesmo após ser arrancada. Até uma ofensa com um dedinho do meio rola. E o buraco negro no final do filme? Clássico, nostalgia pura.

NOTA: 10



Trailer:




Evil Dead 3: Army of Darkness (Uma Noite Alucinante 3)

Direção: Sam Raimi
Elenco: Bruce CampbellEmbeth Davidtz, Marcus Gilbert, Ian Abercrombie, Richard Grove, Timothy Patrick Quill, Michael Earl Reid, Bridget Fonda, Patricia Tallman.

Sinopse: Ash é acidentalmente enviado para o século XIV, quando foi profetizado que alguém viria para encontrar o Necronomicon, o Livro dos Mortos. Essa pessoa lideraria a batalha dos humanos contra os Deadites, seres da Escuridão que também estão atrás do livro. Este filme fecha a trilogia Evil Dead com muito humor e situações bizarras, numa mistura de comédia, terror e aventura.

Crítica direta: com um orçamento maior ainda, em plenos anos 90 e com uma certa diferença dos 2 primeiros, este filme é mais uma aventura medieval com humor negro de terror. É mesmo uma “mistureba”, que também deu muito certo. Fazendo referência à várias histórias clássicas como As Viagens de Gulliver e O Monstro de Frankenstein, este terceiro capítulo é um elogio à cultura da fantasia no cinema (incluindo os dois primeiros filmes da saga) que só Raimi seria capaz de fazer. Aqui Ash está mais durão e com jeitão de herói. A grande batalha contra um exército de caveiras no final é sensacional. Engraçado, tosco e incrível ao mesmo tempo, este filme encerra a franquia de forma saudável.

NOTA: 9,5

Trailer:




O remake: em breve verei e falarei aqui no blog sobre o remake. Até lá fique com algumas imagens e o trailer RedBand (para maiores de idade):































Fotos e cartazes da trilogia:

















































Deixe uma resposta