Ra. One O SUPER HERÓI INDIANO

Bollywood é o centro industrial do cinema Indiano, e vem ganhando destaque internacionalmente. Os filmes Bollywoodianos, quase sempre são leves, bem humorados (às vezes caricatos) e muito musicais. Mas o interessante é o novo filme indiano que saiu no início do ano, esse tal de Ra. One. Escancaradamente feito nos moldes norte-americanos, Ra. One seria um típico filme de super herói; se não fosse boa parte dele um musical. É isso mesmo que você acabou de ler. Acontece que todos filmes indianos tem uma pitada de música e a famosa dança indiana. Mas esse filme aqui apresenta características de blockbuster (para quem não sabe blockbusters são os filmes caros, superproduções). Vamos então falar do que se anunciou como um dos maiores espetáculos que já saíram da Índia. Ra.One é a abreviatura de Random Access Version 1.0 . Ra One é o vilão enquanto que o fraco G. One é o herói.
Enredo: Shekhar Subramaniam (Shahrukh Khan), um especialista em jogos geek, quer ser um super-herói para seu filho Prateek (Armaan Verma). Mas seu filho, como todas as crianças, acha que super vilões são mais legais. Em um esforço para impressionar seu filho, Shekhar projeta um jogo que muda suas vidas. Ele cria o embate final entre o bem contra o mal criando um poderoso anti-herói “Ra.One” contra o bonzinho aparentemente mais fraco “G.One”.
Elenco:  Shahrukh Khan, Kareena Kapoor, Arjun Rampal, Armaan Verma, Shahana Goswami, Tom Wu, Dalip Tahil, Suresh Menon, Satish Shah, Rajinikanth, Sanjay Dutt, Priyanka Chopra, Amitabh Bachchan.
Trailer:
Para assistir dê pausa no tema de Star Wars ao lado.
Começando pelo roteiro, diria que é assumidamente uma mistura de vários filmes: super herói rico e cientista (Homem de Ferro), mas atrapalhado e humilde (Homem Aranha). Forma de vida artificial saída de vídeo game (Tron 1 e 2) que se relaciona de forma paterna com um garoto (O Exterminador do Futuro 2). Efeitos especiais e câmera lenta típicos de Matrix. Enfim são várias as referências a outros filmes. Mas ao invés de ser uma cópia, pelo contrário; trata-se de um elogio e homenagem indiana a esses filmes. Digo isso pelo roteiro que trabalha com diálogos ágeis e engraçados, não levando o filme a sério demais, o que é um ponto positivo. Falando em diálogos, são muitas as referências à cultura pop. Piadas com personalidades como Michael Jackson lotam a primeira metade do filme. Outro aspecto é a trilha sonora feita pelo Akon. Isso mesmo! E acredite até que ficou legal o Akon no estilo indiano. Enfim, o roteiro embora não seja original, acaba brincando bastante e sendo um elogio à cultura pop cinematográfica em geral (algo parecido com Sucker Punch – Mundo Surreal).
Quanto as atuações digo que os indianos são bastante caricatos e bobos. Realmente o herói é quem se sai melhor. Shahrukh Khan parece ser o Robert Downey Jr. da Índia. A mocinha é a linda Kareena Kapoor, que tem uma beleza de tirar o fôlego e encher os olhos. Na trilha sonora, além de Akon, o super conhecido Hans Zimmer também foi chamado.

Os efeitos especiais são muito bons, fazendo Ra. One um dos mais caros filmes indianos já feito. Custou cerca de 39 milhões e foi projetado também para 3D. A aceitação foi boa já que na Índia o filme faturou 14 milhões de dólares nos quatro primeiros dias. Tem um tempo de duração bem exagerado: 2 horas e 35 minutos. Isso pode ser um desafio para os mais preguiçosos, ainda mais se tratando de um filme alternativo. Confesso que é estranho ver um filme com grandes cenas de luta e heroísmo, acompanhado de romance e dramalhão familiar, embalado com musicas indianas. E são várias as cenas musicais. Talvez isso espante a maior parte do público norte-americano e brasileiro. É estranho ter pancadaria numa hora e musiquinha e dança indiana minutos depois. Mas quem está cansado dos filmes de heróis e quer algo diferente, Ra. One é uma boa pedida. Confesso que simpatizei muito com o filme. Não tiro o mérito dos indianos terem sido corajosos de fazer isso. Quem procura por algo diferente acabará gostando do filme.

Usando todos os clichês possíveis, uma leveza e piadas bobas no roteiro; grandes efeitos especiais, uma atriz linda e músicas que misturam cultura indiana com singles já conhecidos, Ra. One é uma surpresa. Quem procura algo alternativo irá encontrar em Ra .one de tudo um pouco, misturando elementos e referências cinematográficas de tudo que é lado, mas sem negar suas raízes em Bollywood, que todo ano faz mais filmes que Hollywood. E tudo isso em um tempo longo e muito bem distribuído. Ra. One é um filme que você dificilmente achará em locadoras ou na tv. Baixe ele já e se divirta. Dê uma chance a esse filme que de maneira extremamente simples e humilde conquistou um lugar incrível na comunidade cinéfila.
NOTA: 8

Bônus:
Conheça a bela Kareena Kapoor, uma das mais famosas atrizes da Índia.



7 thoughts on “Ra. One O SUPER HERÓI INDIANO”

  1. Ah, por que você não fez também um bônus para o ShahRukh khan? Ele é tudo e mais um pouco!!!!!
    SRK te amo!!!
    Patrícia.

    1. Haha, ok na próxima vez que postar um filme com ele atenderei seu pedido! Obrigado pelo comentário e continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta