Especial Dia dos Namorados: 5 filmes baseados nos livros de Nicholas Sparks


No dia 12 de junho é comemorado o dia dos namorados... Pensando nisso, lhe pergunto: existe algum autor que fala mais de romance, amor, altos e baixos que Nicholas Sparks? Claro, você vai me dizer que sim, pois na história temos vários romancistas ainda mais renomados que ele, mas, hoje, vamos enumerar cinco de seus livros, que de tanto sucesso se tornaram filmes. Os livros podem ser ideias de presentes para dar para o seu amor/crush ou, então, nesse dia você poderá convidá-lo(a) para assistir algum dos filmes abaixo e vai por mim, vão render muitos suspiros... 

1) Diário de Uma Paixão 

O Livro 


O livro, lançado em 1996, foi o primeiro livro de Nicholas Sparks publicado e é baseado em uma história real. O autor se inspirou na história de seus sogros que são casados há mais de sessenta anos. E para falar a verdade, de todos os livros de Sparks, Diário de Uma Paixão é a história que mais se aproxima do real. Narrando a história de pessoas que se conhecem, se apaixonam, vivem esse sentimento, depois se casam, constituem família e passam uma vida inteira juntos graças ao amor que sentem um pelo outro. Mas isso não é tudo, a história se torna ainda mais especial pelo maneira de como é narrada. Noah e Allie já são idosos, Allie infelizmente tem Alzheimer, não se lembra de mais nada, mas Noah com seu amor inesgotável, todos os dias lê para ela o “diário” que eles escreveram na expectativa de que ela se lembre. 

Título Original: The Notebook 

Autor: Nicholas Sparks 

País: Estados Unidos 

Gênero: Romance 

Lançamento: 1 de outubro de 1996 

Páginas: 224 

O Filme 


O filme baseado no livro foi lançado em 2004; no longa-metragem já podemos ver o casal de idosos, James Garner é Noah e Gena Rowland é Allie, assim como no livro, ele narra a história dos dois a partir do diário. A princípio parece apenas que os dois são amigos e ele está lendo uma história de amor qualquer. Então, a história contada pelo velho Noah ganha forma na pele de Rachel McAdams e Ryan Gosling, Allie e Noah, respectivamente. Os dois vivem um romance tórrido, enfrentam problemas pelas diferenças sociais e acabam passando um tempo separados. O filme é um misto das duas fases do casal, rendendo muitas cenas fofas, românticas e emocionantes. O longa é dirigido por Nick Cassavetes (filho de Gena Rowland) e roteirizado por ele e Jeremy Leven. Vale a pena contar uma curiosidade sobre os atores, Rachel e Ryan: os dois não se davam muito bem no início das gravações e foi preciso que o diretor desse uma dura nos dois, mas depois disso as coisas fluíram tão bem que fora da telona o casal engatou um namoro e ficaram pelo menos 3 anos juntos. 

Título Original: The Notebook

Direção: Nick Cassavetes 

Elenco: Ryan Gosling, Rachel McAdams, James Garner, Gena Rowland, James Marsden, Joan Allen, Sam Shepard, David Thornton 

Sinopse: Na década de 40, na Carolina do Sul, o operário Noah Calhoun e a rica Allie estão desesperadamente apaixonados, mas os pais da jovem não aprovam o namoro. Quando Noah vai para a Segunda Guerra Mundial, parece ser o fim do romance. Enquanto isso, Allie se envolve com outro homem. Mas quando Noah retorna para a pequena cidade anos mais tarde, próximo ao casamento de Allie, logo se torna claro que a paixão ainda não acabou. 

Trailer:

2) Um Amor Para Recordar 

O Livro 


O livro, que narra a história de Landon Carter e Jamie Sullivan, se passa no ano de 1958, no último ano do colegial. Landon é um típico adolescente daquela época, por outro lado, Jamie é uma menina quieta, filha do pastor, muito devota à religião e à sua fé inabalável. Duas personalidades contrastantes, mas que vão ter suas vidas mudadas após o baile. O livro lançado em 1999 é narrado por Carter, dando um ar curioso e especial ao romance que fez tanto sucesso e é tão cativante. Um fato curioso sobre o livro, é que assim como Diário de Uma Paixão, ele tem um pé na realidade, pois o autor se inspirou na luta de sua irmã Danielle contra o câncer e que, assim como no seu romance, foi pedida em casamento, mesmo estando muito doente. 

Título Original: A Walk To Remember 

Autor: Nicholas Sparks 

País: Estados Unidos 

Gênero: Romance/Drama 

Lançamento: Outubro de 1999 

Páginas: 186 

O Filme 


Apesar de ser gravado no ano de 2002, o filme foi adaptado para se passar nos anos 90, mas vale lembrar, que no livro o romance se passa na década de 50. E não é apenas nisso que difere o livro do filme, por isso que ele é apenas baseado no best-seller, portanto, não dá para esperar que as histórias sejam iguais ao pé da letra. Aqui, Landon Carter (Shane West) é o estereótipo do cara popular e que faz besteiras para impressionar os amigos, inclusive, é isso que acaba aproximando-o de Jamie Sullivan (Mandy Moore): ele precisa prestar serviços comunitários e se inteirar das atividades extras curriculares as quais Jamie já participa. Isso acaba fazendo com que ele se apaixone por ela, devido a convivência, e ele acaba descobrindo um outro lado de si mesmo quando está com ela. Mas, o destino surpreende Carter e daí em diante o expectador é agraciado com um compilado de cenas românticas, gestos de amor e carinho, algo realmente sublime. De repente, pode até render inspirações aos casais. 

Título Original: A Walk To Remember 

Direção: Adam Shankman 

Elenco: Mandy Moore, Shane West, Peter Coyote, Daryl Hannah, Lauren German, Clayne Crawford, Paz de La Huerta, David Lee Smith, 

Sinopse: Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio. 

Trailer:

3) A Última Música 

O Livro 


O livro, lançado em 2009, tem uma história diferente da maioria escrita por Nicholas, aliás, é realmente atual. No livro, Verônica Miller, Ronnie, 17, se depara com o divórcio dos pais, e isso a deixa muito abalada; ela fica um bom tempo distante deles. Seu pai se muda para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte (Estado onde se passam a maioria dos romances de Sparks). Após três anos do divórcio, a mãe de Ronnie resolve mandar ela e os irmãos para passar as férias com o pai. Ronnie não gosta nenhum pouco da ideia, descontando toda a sua rebeldia nos dias em que está com o pai, até que conhece Will, então seus dias e sua rotina em Wrightsville mudam. Quando a maioria das coisas vão bem, Ronnie recebe uma notícia de seu pai que vai mudar seus dias e sua vida. 

Título Original: The Last Song 

Autor: Nicholas Sparks 

País: Estados Unidos 

Gênero: Romance/Drama 

Lançamento: 1 de setembro de 2009 

Páginas: 383 

O Filme 


O filme que chegou aos cinemas praticamente um ano depois do lançamento do livro, e foi muito bem adaptado, apesar das poucas diferenças que não passam de ordem de destaque. Pois, no livro, o destaque da história é a relação de Ronnie (Myley Cyrus) e seu pai Steve (Greg Kinnear), mas no longa-metragem o foco fica mais sobre o relacionamento dela com Will (Liam Hemsworth), e se divide entre o romance vivido pelos dois e a relação dela com pai. Mas, tudo muda quando ela descobre sobre a doença de seu pai e os dois acabam ficando mais unidos graças à música, isso explica o nome do romance. Miley Cyrus foi a escolha perfeita para o papel, considerando que ela já cantava e tocava. Uma curiosidade é um fato que lembra Diário de Uma Paixão: os intérpretes do casal Ronnie e Will, Miley e Liam, respectivamente, tiveram uma química tão boa no filme e durante as gravações, que ficaram juntos na vida real, e pelo visto se encontram unidos até os dias de hoje. Sparks sempre despertando amores por aí. 

Título Original: The Last Song 

Direção: Jullie Anne Robinson 

Elenco: Miley Cyrus, Liam Hemsworth, Greg Kinnear, Carly Chaikin, Kelly Preston, Bobby Colleman, Nick Searcy, Stephanie Leigh Schlund 

Sinopse: "Ronnie" Miller (Miley Cyrus) tem 17 anos, é filha de pais divorciados e seu pai (Greg Kinnear) mora longe de Nova York, numa cidade praiana. Após três anos de separação, ela ainda sente raiva por tudo o que aconteceu até o dia em que sua mãe (Kelly Preston) decide enviá-la para passar o verão com ele. Uma vez lá, depois de conhecer novas pessoas e paixões, ela encontra alguém que, além de bom músico e professor, é, acima de tudo, um verdadeiro pai. 


Trailer:

4) Querido John 

O Livro 


Querido John conta a história de John Tyree, que passa suas férias de verão em Wilmington, na Carolina do Norte. Durante as férias ele conhece Savannah, uma estudante que também está passando férias; os dois acabam se apaixonando e resolvem manter o relacionamento à distância através de cartas, pois  John volta para as Forças Armadas e Savannah retorna para a faculdade. Com o tempo a comunicação fica complicada, pelo atraso e outros fatores em relação às cartas, até o momento em que ela envia uma última carta dizendo que se apaixonou por outro. John fica muito triste, não volta mais à sua cidade, exceto quando recebe a notícia da doença, e consequentemente, do falecimento de seu pai. Nesse mesmo período resolve visitar Savannah e descobre então que ela se casou com um velho amigo de infância que tem câncer e os ajuda vendendo a coleção de moedas do pai, demonstrando assim o quanto o amor pode ser transformador. 

Título Original: Dear John 

Autor: Nicholas Sparks 

País: Estados Unidos 

Gênero: Romance 

Lançamento: 30 de outubro de 2006

Páginas: 380 

O Filme 


No filme, Amanda Seyfried é Savannah e Channing Tatum é John, os dois dão vida ao casal da trama e, assim como a maioria dos filmes que são inspirados nos livros de Nicholas Sparks, vivem muitas cenas de romance com a praia de pano de fundo, vários detalhes fofos que remetem a elementos dos livros, sendo bem fiel na parte das cartas; conseguiram reproduzir de uma forma bacana esse tipo de relacionamento à distância na telona.

Título Original: Dear John 

Direção: Lasse Halstrom 

Elenco: Channing Tatum, Amanda Seyfried, Richard Jenkins, Henry Thomas 

Sinopse: John Tyree (Channing Tatum) é um jovem soldado que está em casa, licenciado. Um dia ele conhece Savannah Curtis (Amanda Seyfried), uma universitária idealista em férias, por quem se apaixona. Eles iniciam um relacionamento, só que logo John precisará retornar ao trabalho. Dentro de um ano ele terminará o serviço militar, quando poderão enfim ficar juntos. Neste período eles trocam diversas cartas, onde cada um conta o que lhe acontece a cada dia. 

Trailer:

5) O Melhor de Mim 

O Livro


Dois estudantes, Amanda e Dawson, ficam juntos durante a primavera de 1984 e acabam se apaixonando. Mesmo com suas diferenças, o amor dos dois juntos superava qualquer obstáculo. Dawson era de uma família popularmente conhecida por ser perigosa e violenta, já Amanda, fazia parte de uma típica família tradicional, que tinha planos de que ela entrasse em uma boa universidade. Com o final do colegial eles tiveram que amadurecer e acabaram se separando. Vinte e cinco anos depois eles se reencontram ao voltar a Oriental para o enterro de Tuck Hosteller, que foi o homem que abrigou Dawson e o único que ajudava e apoiava o relacionamento dele com Amanda. Esse reencontro vai fazer com que os dois revivam momentos do passado. 

Título Original: The Best Of Me 

Autor: Nicholas Sparks 

País: Estados Unidos 

Gênero: Romance 

Lançamento: 11 de setembro de 2011 

Páginas: 279 

O Filme 


O longa-metragem de mais um romance de Nicholas Sparks foi lançado em 2014 e tenta retratar, da melhor forma possível, o envolvimento de Dawson (Luke Bracey) e Amanda (Liana Liberato) na fase jovem, com toda aquela paixão da juventude até quando acabam se separando. Duas décadas depois, eles se reencontram no funeral de Tuck (Gerald McRaney) e agora adultos, Amanda (Michelle Monaghan) e Dawson (James Marsden) vão encarar as lembranças do passado, entre elas, as dores e o amor. Mostrando que o amor, às vezes, quebra todas as barreiras, inclusive as do tempo. 

Título Original: The Best Of Me 

Direção: Michael Hoffman 

Elenco: Michelle Monaghan, James Marsden, Liana Liberato, Luke Bracey, Gerald McRaney 

Sinopse: Amanda e Dawson se apaixonaram perdidamente na primavera 1964. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Separados pelo destino, cada um seguiu o seu caminho até que, após 20 anos, um encontro inesperado traz à tona sentimentos que estavam perdidos no passado.

Trailer:

Espero que você tenha gostado desse especial de Nicholas Sparks! Que sirva de inspiração de presente para um programa a dois e o amor, e que sirva de inspiração para a vida! Diga o que achou do especial, cite outros títulos do autor ou fale um pouco do seu amor!

Ana Paula Araújo

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário