TOP 15 filmes dos anos 80 para matar saudade


Este especial é especialmente para aqueles que amam os clássicos dos anos 80!


Vem cá… existe algo mais reconfortante do que assistir aquele filminho querido que tem sabor de infância, quando você chegava da escola, sentava no sofá, e sintonizava a TV na sessão da tarde?


Pensando nesta nostalgia dos anos 80, elaboramos um TOP 15 sensacional para deixar os “olhinhos brilhando” de saudade.

15 – Gremlins (Gremlins – 1984)


Imagina unir fofuras e cine trash. Em Gremlins, os monstrinhos queridos e fofos se tornam criaturinhas horríveis em contato com a água. Efeitos especiais bacanas e cenários bem montados. A risada é garantida.




Um vendedor de utensílios está à procura de um presente especial para seu filho e encontra um em uma loja em Chinatown. O lojista está relutante em vender-lhe o Mogwai, mas vende, sob a condição de que o objeto nunca pode ser exposto à luz, água ou alimentá-lo após a meia-noite. Tudo isso acontece e o resultado é um bando de Gremlins que decidem destruir a cidade na véspera de Natal.


14 – A Lagoa Azul (The Blue Lagoon -1980)


Acredito que este seja um dos filmes mais reprisados na sessão da tarde, mas é também um dos mais fofinhos. Trata de superação, primeiro amor, inocência e escolhas. Brooke Shields no papel de Emmeline é um colírio. A fotografia é espetacular, dá até vontade de se perder em uma ilha.




Após um naufrágio, duas crianças e o velho cozinheiro de um navio vão parar em uma ilha deserta no Oceano Pacífico. Pouco tempo depois, o cozinheiro morre, deixando o menino Richard e a menina Emmeline entregues à própria sorte.


13 –  Indiana Jones e os Caçadores Da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark – 1981) 


Este é um daqueles filmes que a gente unia a família inteira para assistir e torcer por Indiana Jones. A fotografia, cenografia e trilha sonora são um show a parte. Coisas inimagináveis acontecem com o protagonista e ele sempre arruma uma solução mirabolante. Assista sem medo.


O arqueólogo Indiana Jones precisa encontrar a Arca da Aliança, uma relíquia bíblica que contém os dez mandamentos. Como o portador do artefato se torna invencível, os nazistas também vão fazer de tudo para adquirir esse precioso objeto.


12 –  O Clube dos Cinco (The Breakfast Club – 1985)



Este é daqueles filmes que você vai se lembrar por um tempo depois de assistir. 


Lembra de nossas amizades da juventude, das cumplicidades e desafios escolares e individualidade. As salas improvisadas e a gravação sequencial dão total personalidade para o filme. A música tema do filme Don’t You (Forget about Me) é contagiante.


Curiosidade: A biblioteca usada como cenário, foi construída pela equipe do filme no ginásio de uma escola desativada na cidade de Rosemont.





Cinco adolescentes do ensino médio cometem pequenos delitos na escola e, como punição, têm que passar o sábado no colégio e escrever uma redação contando o que pensam de si mesmos. O grupo reúne jovens com perfis completamente diferentes: o popular, a patricinha, a esquisita, o nerd e o rebelde. No decorrer do dia, eles passam a se conhecer melhor e a aceitar suas diferenças, compartilhando seus maiores segredos.


11 –  Os Garotos Perdidos (Lost Boys – 1987)


Muito antes dos vampiros sofisticados de Crepúsculo, existiam os “vampiros-raiz”, sanguessugas roqueiros que viviam em gangues do submundo.


Agora imaginem caçadores de vampiros adolescentes? Misture tudo isso e terá um filme com uma dinâmica deliciosa. De quebra, confira ainda a atuação de um jovem Kiefer Sutherland.


Os irmãos adolescentes Michael e Sam se mudam com a sua mãe para uma pequena cidade no norte da Califórnia. Enquanto o jovem Sam encontra o par de almas gêmeas nerds Edward e Alan, o angustiado Michael logo se apaixona por Star, que é escrava de David, o líder de uma gangue local de vampiros. Sam e seus novos amigos embarcam na missão de salvar Michael e Star dos mortos-vivos.

10 –  Os Fantasmas se Divertem (Betlejuice – 1988)


Este é um daqueles filmes dos anos 80, que você não sabe se você ama ou fica com medo. Com certeza, você vai se lembrar de ter dito Betlejuice, Betlejuice, Betlejuice! três vezes para ver se o personagem asqueroso de Michael Keaton apareceria na sua frente, confesse!


Tim Burton, com sua fotografia sinistra e enredo melancólico criou um conto de fadas macabro que a gente respeita, <3





Depois de morrerem em um acidente de carro, Bárbara e Adam Maitland se encontram presos, assombrando sua antiga casa. Quando uma nova família e sua filha adolescente, Lydia, mudam para a residência, o casal de fantasmas tenta, sem sucesso, assustar os novos moradores. Suas tentativas de assombração atraem um espírito espalhafatoso, cuja ajuda se torna perigosa tanto para o par de almas, quanto para a inocente Lydia.


09 – Dirty Dancing (Dirty Dancing – 1987)


I’ve had the time of my life. No I never felt this way before.
Com certeza, quando você pensa em Dirty Dancing, você lembra da música tema do filme, e todo mundo espera a cena da dança icônica. Patrick Swayze e Jennifer Grey fazem um par romântico incrível. 


Escrita por Eleanor Bergstein e dirigida por Emile Ardolino, a história é inspirada na vida real da autora, que viveu um romance com um instrutor de dança, nas férias, quando era adolescente. 





Na esperança de desfrutar sua juventude, uma jovem fica decepcionada ao descobrir que seus pais passarão o verão com ela em um resort na sonolenta Catskills. Sua sorte muda quando o instrutor de dança do resort, Johnny, a coloca como sua nova parceira e os dois acabam se apaixonando. Apesar do pai proibi-la de ver Johnny, ela não dá a mínima.


08 –  ET, O Extraterrestre (ET – 1982)


Quem viveu nos anos 80, com certeza sobreviveu ao meigo ET. Foi uma febre na época e todos assistíamos inúmeras e inúmeras vezes. 


Steven Spielberg criou uma ficção divertida e assustadora para as crianças. Com fotografia, cenário e emoções que marcaram a geração e ainda continua sendo referência como em Strange Things. É um clássico.


Um menino faz amizade com um pequeno alienígena inofensivo que é desamparado na Califórnia, longe do seu planeta.

07 –  Os Caça-Fantasmas (The Ghostbusters – 1984)


Esse filme é daqueles cheios de ícones que fizeram a cabeça da galera. Desde o Boneco de Marshmallow, o Fantasma Geléia, e a música chiclete que colava na cabeça: Tananananan Ghostbusters! 


Aventura, fantasmas, comédia e uma energia incrível.





Uma equipe de cientistas, Dr. Egon, Dr. Ray e Dr. Peter, perde o emprego em uma universidade de Nova York. Eles decidem, então, se tornar caçadores de fantasmas e travar uma batalha de alta tecnologia com o sobrenatural por dinheiro. Com isso, se deparam com uma porta de entrada para outra dimensão que lançará o mal sobre a cidade. Os caça-fantasmas precisam agora salvar Nova York da destruição total.


06 – História sem Fim (The NeverEnding Story – 1984)


História sem Fim é um daqueles filmes tão fantasiosos que deixam saudade. 
Quem nunca sonhou voar no Falkor, aquele cão-dragão tão gracinha? Ou ler um livro e se sentir dentro da história? É um daqueles filmes pesados para as crianças, mas que elas adoram. Quem não lembra do corajoso Atreyu? 


Cheio de enigmas e parábolas, o enredo e  a trilha sonora fazem de História Sem Fim e sua crítica sobre maturidade, um filme que ainda continua cativante. 




O garoto Bastian encontra um livro que fala sobre uma terra chamada Fantasia, um lugar onde a escuridão destrói tudo. Fantasia aguarda pela salvação, que virá de um humano exatamente igual a ele.


05 – Labirinto (Labyrinth – 1986)



Este filme tem uma análise completa de 20 anos aqui, e para mim é sem dúvida o mais marcante dos anos 80, não os que a gente assistia na sessão da tarde, mas aqueles que a gente alugava uma fita, e assistia e rebobinava e depois assistia de novo,  e de novo, antes de devolver.


Destaque para a música tema As The World Falls Down com o magnífico David Bowie como cantor e ator! Sempre atual, Labirinto conta a saga de Sarah (Jenniffer Conelly) atravessando um labirinto em busca de seu irmão. 


Apesar de ser um conto de fadas diferentão, é além… é sobre passagem da adolescência para a fase adulta. Recomendo sempre!





Frustrada por ter de cuidar do irmão caçula enquanto seus pais estão fora, a adolescente Sarah sonha em se livrar da criança, que não para de chorar. Atendendo seu pedido, o Rei dos Duendes, personagem de um dos livros de Sarah, ganha vida e sequestra o bebê. Arrependida, a menina terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em um duende.


04 –  Quero ser Grande (Big – 1988)



A cena abaixo é a que fica na mente quando lembramos de Quero ser Grande.


Quando éramos crianças, ficávamos martelando em nossa cabeça sobre a possibilidade de ser adulto por um dia e experimentar coisas que não poderíamos experimentar quando criança. É um exercício de imaginação e aceitação. Além do mais, Tom Hanks como Josh convence demais. Um adulto com personalidade de criança.


Quem nunca procurou em um parque de diversões uma Máquina Zoltar para fazer um pedido que atire a primeira pedra!




Depois que um desejo transforma o menino Josh Baskin de 12 anos em um homem de 30 anos de idade, ele vai para Nova York e começa a trabalhar em uma loja de brinquedos. O proprietário da empresa promove Josh para testar novos brinquedos. Uma colega de trabalho, Susan Lawrence, se interessa romanticamente por Josh, mas a pressão de viver como adulto começa a dominá-lo e ele anseia por retornar à sua vida, como um menino.


03 – Os Goonies (The Goonies – 1985)


Os Goonies é o filme clássico mais lembrado dos anos 80, tanto pela ideia de aventura em grupo em busca de um tesouro perdido, passagens secretas, monstros carentes e um enredo fantástico de Steven Spielberg, que não sai da nossa memória. Este é mais um exemplo de influência atual também em relação à referências de Strange Things.





Os Goonies encontram um misterioso mapa do tesouro e começam a seguir as pistas, entrando num fabuloso mundo subterrâneo de passagens secretas, perigosas armadilhas e um antigo galeão pirata que esconde moedas de ouro.


02 – De Volta para o Futuro (Back to the Future – 1985)


Como um filme consegue criar tendências tão inovadoramente futuras a ponto de realmente influenciar no futuro real?


De Volta para o Futuro é tão incrível que você não sabe se ele criou uma profecia do que poderia vir a acontecer no futuro, ou se ele somente criou o futuro.


Skates que voam, outdoors 3D cm realidade aumentada, Tênis Inovadores, carros que voam e até Pepsi Exclusiva foram alguns dos exemplos do que imaginávamos que realmente seria a realidade após os anos 2000. Algumas coisas já foram realizadas, mas ainda estamos esperando os carros que voam não é mesmo?


Poder ir e voltar do futuro é algo tão surreal que não vemos a hora de realmente acontecer. Imagina então há tantos anos atrás, que ainda computadores e tecnologia ainda estavam engatinhando? Sem sombra de dúvidas. A história e fotografia deixaram os que assistiam de De Volta para o Futuro de cabelo em pé!





Marty McFly, um adolescente de uma pequena cidade californiana, é transportado para a década de 1950 quando a experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errado. Viajando no tempo em um carro modificado, Marty conhece versões jovens de seus pais e precisa fazer com que eles se apaixonem ou então ele deixará de existir. Para complicar, Marty precisa voltar para casa a tempo de salvar o cientista.

01 –  Curtindo a Vida Adoidado (
Ferris Bueller’s Day Off – 1986)


Senhoras e senhores, e o primeiríssimo lugar vai para : Curtindo a Vida Adoidado! Além de super atual, o filme que narra um dia de folga do protagonista Ferris Buller, deixa todos que assistam alegres com a famosa cena do desfile ao som de Twist and Shout – Beatles.


Toda criança que assistia este filme sonhava em não ir a escola e andar de Ferrari com seus amigos, sem preocupações, pois afinal, como diz o protagonista : “A vida passa muito rápido. Se você não parar e olhar ao redor de vez em quando, pode perdê-la”, é um conselho que sigo desde então.


Cheio de frases de efeitos e quebra da quarta-parede, o filme trás uma sensação nostálgica que faz você se lembrar de que transgredir algumas regras, de vez em quando, faz parte da magia.





Ferris Bueller tem uma habilidade incomum em matar aulas. Com o intuito de matar mais um dia de aula antes da formatura, Ferris liga para escola e diz que está doente. Ele pega emprestada a Ferrari do pai do seu amigo e embarca em uma viagem de um dia pelas ruas de Chicago. O diretor da escola Rooney fica no rastro de Ferris determinado a pegá-lo no ato.


BÔNUS:



Loucademia de Polícia (
Police Academy – 1984)


Este bônus é uma homenagem para aqueles filmes que eram “tudo errado”, politicamente incorreto, com toques de sacanagem na comédia, mas que faziam parte da VIDALOKA dos anos 80. A gente assistia junto com a família, dava risada, ficava constrangido, mas adorava mesmo assim.

Para combater uma onda de crimes, a prefeita de uma grande cidade resolve aumentar o número de policiais nas ruas. Ela recruta candidatos sem a menor qualificação para desespero do sisudo comandante da academia de polícia e seu fiel ajudante.


Gostou da nossa lista? Você acha que faltou algum? Qual destes filmes te deixa com saudade? Comente, curta e compartilhe com os amigos!

2 thoughts on “TOP 15 filmes dos anos 80 para matar saudade”

Deixe uma resposta