Crítica: Série The Affair – 1ª Temporada




Idealizada por Hagai Levi e Sarah Treem a série The Affair teve sua estréia no canal Showtime em 2014, foi muito bem recebida pela crítica e logo na primeira temporada conquistou dois Globos de Ouro, o de melhor série dramática e o de melhor atriz para Ruth Wilson.

O tema central da série é o relacionamento entre Alisson (Ruth Wilson) e Noah (Dominic West) e as consequências que isso traz para ambos e suas respectivas famílias. Ele é um escritor frustrado com o pouco sucesso do seu primeiro livro, casado com Helen (Maura Tierney) e pai de 4 filhos, decide passar as férias na casa dos sogros em Long Island e lá conhece Alisson, uma garçonete local casada com Cole (Joshua Jackson), que luta para superar a morte do filho de 4 anos e manter seu casamento.


A história é simples, e pode ser facilmente comparada com tramas de novelas brasileiras, que abordam temas como amor, traição, e culpa, o que torna a série fascinante e inovadora é sua estrutura narrativa e a complexidade dos personagens principais.

Os episódios são divididos em duas partes, uma parte é mostrada a narrativa sob o ponto de vista de Noah e a outra parte mostra a visão de Alisson sobre o mesmo fato ou acontecimento, sempre havendo uma percepção diferente do mesmo acontecimento, isso é mostrado logo no primeiro episódio da série, que narra como o casal se conheceu.


Na percepção de Noah, ele sai para dar uma volta na praia e encontra Alisson, que o convida para acompanha-la até sua casa, Noah resiste as investidas da bela mulher e resolve ir embora. Na versão de Alison, é Noah quem se oferece para acompanha-la até sua casa, lá ele acaba beijando-a, e ela se afasta.

Interessante constatar a riqueza de detalhes contida nos diferentes ponto de vista, na versão de Noah por exemplo, ao encontrar Alisson na praia ela veste um vestido sensual, e a câmera foca no corpo da atriz, mostrando a forte atração que ele sente por ela, é uma visão erotizada e até meio vulgar da personagem, já na versão de Alisson, ela usa uma roupa diferente e está com um cobertor nos ombros para se proteger do vento e do frio e é mostrado uma faceta triste e solitária da personagem.


A grande genialidade da série é fazer com que não haja uma necessidade de tentar saber qual a versão correta dos fatos, pois as pessoas tem percepções e sentimentos diferentes, e a memória muitas vezes pode ser falha.

A série se aprofunda nos sentimentos e psiquismo dos personagens, e isso só é possível devido a excelente atuação dos atores principais, Ruth Wilson faz uma Alisson, triste e traumatizada pela perda do filho, ao mesmo tempo que demonstra ser uma mulher forte, sensual e capaz de exercer um certo poder sobre os homens. Dominic West faz o pai de família amoroso e fiel que joga tudo para o alto ao se apaixonar por Alisson, e demonstra fraqueza e insegurança diante das consequências dos seus atos.


Helen e Cole são os cônjuges traídos, que não são mostrados apenas como vítimas das escolhas de seus parceiros, são personagens complexos, que apresentam sentimentos muitas vezes contraditórios.


Cole é o marido que ama a esposa e tenta refazer o casamento após a perda do filho, o personagem demonstra ser carinhoso ao mesmo tempo que apresenta traços de agressividade e em certos momentos é apenas passivo diante da situação com a esposa.

Helen também tenta refazer o casamento após a descoberta da traição do marido, e se no inicio da série ela era mostrada como uma mulher frágil mas disposta a tudo para manter a família unida, ao se separar de Noah a personagem ganha maior destaque.

Paralelo a narrativa do relacionamento de Noah e Alisson é mostrado o casal em um inquérito policial, em que no inicio não sabemos o que aconteceu, o mistério vai sendo revelado aos poucos, de forma a prender a atenção do espectador e esse é o único ponto negativo de The Affair, pois muda o foco da série para a solução de um mistério pouco interessante.


Destaque para a bela abertura da série com a música Container da Fiona Apple :

Atualmente o canal Showtime exibe o inicio da 3ª temporada, e o Netflix disponibiliza a 1ª temporada.



Elenco: Dominic West, Ruth Wilson, Joshua Jackson, Maura Tierney.

Trailer

Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta