Crítica: Dentro do Labirinto Cinzento (2015, de David Hackl)


Na minha visão, de todos os filmes de animais assassinos lançados até hoje, acredito que os ursos é um dos que mais ficaram prejudicados, pois de todos que já tive a oportunidade de assistir, nenhum conseguiu retratar de forma satisfatória o real perigo e violência que esses animais podem oferecer. Dos filmes mais recentes considero ‘Sobreviventes’ o melhor até então mas, não o suficiente para virar um bom representante do tema. Já outros como os medianos ‘Fúria Sangrenta’ e ‘Grizzly Park – O Parque dos Ursos Selvagens’ servem mais como entretenimento passageiro e descompromissado.

Quando as primeiras notícias de ‘Dentro do Labirinto Cinzento’ saíram, anunciando David Hackl (‘Jogos Mortais 5’) como diretor e a contratação de um elenco competente e conhecido, muitos começaram a acreditar que esse poderia ser “o filme” de ursos assassinos. Doce engano! Pois a única coisa que o filme consegue fazer é desperdiçar todo seu potencial em algo totalmente dispensável.



Como pontos positivos destaco a excelente fotografia que inicialmente é composta por cores bem vivas que ressaltam toda a beleza das florestas cheia de vida e luz. Já em cenários mais obscuros e sombrios as cores vivas são substituídas por um tom acinzentado, tudo bem sincronizado com as locações e as belas paisagens do Kuwait. 


Outro ponto forte da produção é o elenco, composto por rostos bastante conhecidos como James Marsden (‘X-Men – O Filme’), Thomas Jane (‘O Nevoeiro’), Piper Perabo (‘A Caverna’), Scott Glenn (‘Demolidor’), Michaela McMunus (‘Diários de um Vampiro’) e Bill Bob Thornton (‘Armageddon’). O problema é que o talento de todos são desperdiçados com um roteiro ruim e uma péssima direção. O maior exemplo desse desperdiço é a introdução de uma personagem surda, que poderia render várias cenas tensas, como fez o ótimo ‘Hush – A Morte Ouve’, mas isso não é aproveitado corretamente e o diretor perde a oportunidade de explorar essa situação como mais intensidade e êxito.


A relação entre os irmãos Rowan e Beckett, também é outro plot mal desenvolvido, que simplesmente não convence, se tornando algo bem superficial e algumas vezes irritante. Há também uma subtrama de caça ilegal, que inicialmente é até aceitável, mas fica perdida em um roteiro que não sabe para que lado focar.


É interessante informar que na maioria das cenas foi utilizado um urso de verdade, que possui todo um treinamento para isso, inclusive já tendo participado de várias produções mas, mesmo com um urso real, são poucas as cenas em que o animal interage com os personagens e as poucas que acontecem em sua grande maioria são bastante ruins, principalmente por estar evidente que eles não estão no mesmo plano, o que acaba soando bem falso e tirando toda a credibilidade e qualquer tentativa de tensão que porventura tentaram passar. Parte da culpa neste caso é da equipe de edição, que deveria maquiar esse problema porém, ocorre justamente o contrário, entregando um trabalho amador e falho.


Outro detalhe que não consegui digerir é toda a pseudo explicação que leva o urso a atacar as pessoas de forma fria e calculista, que pode até fazer sentindo no contexto do filme, mas tira todo a seriedade que o filme tentou constantemente passar. E o que dizer daquele final? Que embate mais tosco! E isso é para não falar do CGI ridículo que usaram nas cenas.


Enfim, ‘Dentro do Labirinto Cinzento’, é um filme que se leva muito a sério, mas falha miseravelmente na sua proposta. A história nunca chega a empolgar, nem mesmo nas cenas de perseguição e de mortes. A produção acaba sendo conduzida para um mar de clichês, desperdiçando um bom elenco e várias oportunidades de se destacar. Infelizmente não é dessa vez que os ursos ganharam um filme digno, mas se você quer ver um impactante ataque de urso, recomendo assistirem ‘O Regresso’, esse sim possui uma cena que deixa qualquer filme de terror do tema com inveja. 








Nota: 5,0







Título Original: Into The Grizzly Maze / Red Machine

Direção: David Hackl

Elenco: James Marsden, Thomas Jane, Piper Perabo, Scott Glenn, Bill Bob Thornton, Michaela McMunus, Adam Beach, Kelly Curran, Reese Alexander, Luisa D’Oliveira, Sean Owen Roberts, Bill Croft, Mariel Belanger, Mark Acheson, Michael Jonsson, Patrick Sabongui, Garry Chalk, Alvin Sanders, Sarah Desjardins, Carson Reaume, Seth Isaac Johnson, Bart the Bear.
Trailer:





Gostou? Não gostou ou tem alguma sugestão? Deixe seu comentário!!!

Deixe uma resposta