Crítica: Policial em Apuros 2 (2016, de Tim Story)


O primeiro ‘Policial em Apuros’ de 2014 foi um dos inesperados sucesso daquele ano nos cinemas dos EUA, não demorou muito para que os produtores dessem sinal verde para uma sequência, que acabou chegando nos cinemas norte americanos em Janeiro desse ano. Apesar de não ter indo tão bem quando seu antecessor, essa sequência chamou a atenção por ter sido a responsável por tirar ‘Star Wars Episódio VII – O Despertar da Força’ do primeiro lugar nas bilheterias e por desbancar ‘O Regresso’.  O título é relativamente desconhecido em território nacional, visto que o lançamento do primeiro filme ocorreu direto em DVD e ao que tudo indica a mesma coisa acontecerá com a sequência, uma vez que sua estreia nos cinemas brasileiros foi cancelado pela Universal, não havendo pronunciamento de uma nova data.


A trama volta a focar em James (Cube) que não está muito feliz em saber que sua irmã está noiva de seu atrapalhado parceiro, Ben Barber (Hart). Não bastasse isso, seu chefe lhe designa uma grande missão: a de encontrar e prender um traficante de drogas em Miami ao lado de Ben. Juntos em uma nova investigação, James terá que fazer de tudo para trazer o seu parceiro/cunhado sã e salvo para o casamento.



Apesar do enorme sucesso nas bilheterias, a produção não agradou a crítica especializada e muitos veem o filme como uma cópia inferior de ‘Bad Boys’ e ‘Anjos da Lei’. De fato a ideia de colocar duas pessoas de personalidade opostas na pele de policiais não é uma situação muito original mas, acredito que foi o carisma dos atores Ice Cube e Kevin Hart os responsáveis pelo sucesso de ambos os filmes.


Claramente houve um aumento no orçamento dessa sequência, há uma maior quantidade de cenas de ação e algumas bem grandiosas, há vários takes de tiroteios, perseguições e explosões. Dentre as cenas, destaco uma em que Ben usa suas habilidades em vídeo games para escapar de uma perseguição de carros, o interessante é que o diretor usa uma transição entre cenas reais com cenas virtuais como se o personagem estivesse dentro do joguinho. A cena é de longe a mais hilária do filme. Outras sequências que também empolgam são a da abertura e a do final, que agradarão bastante os amantes de ação.

A produção também investe em um bom elenco de apoio e adiciona rostos bem conhecidos como Olivia Munn (‘X-Men: Apocalipse’) que interpreta uma investigadora que acaba ajudando Ben e James, Ken Jeong (‘Se Beber Não Case’) que dá vida a um hacker jurado de morte e Benjamin Bratt (‘Mulher Gato’) o vilão do filme. Há também algumas participações especiais como Tyrese Gibson (‘Velozes e Furiosos 7’) e Glen Powell (‘Os Mercenáiros 3’).


‘Policial em Apuros 2’ acaba cometendo os mesmos erros do filme anterior, principalmente no que se refere ao roteiro que ainda insiste em trazer situações previsíveis e uma história batida, erra também por não desenvolver os personagens e por desperdiçar alguns atores como Oliva Munn que é utilizada mais pelo seu belo corpo do que pelo seu talento. A produção também erra por insistir em piadas ultrapassadas e desgastadas como por exemplo o fato de as maioria delas se referirem a altura do personagem de Kevin Hart, que são explorados não só nesse, mas em todos os filmes do comediante.




Em uma análise geral ‘Policial em Apuros 2’ é praticamente uma versão mais elaborada de seu antecessor, não há uma evolução dos personagens ou qualquer tentativa de passar alguma messagem, há apenas uma insistência em repetir e aumentar em grande escala tudo o que deu certo no original. Com certeza agradará aqueles que gostaram do primeiro, principalmente por trazer uma maior quantidade de cenas de ação, além de investir em diversas situações bizarras. Ele poderá divertir aqueles que procuram um entretenimento passageiro e descompromissado. Não esperem nada além disso.




Nota: 5,5




Título Original: Ride Along 2

Direção: Tim Story

Elenco: Ice Cube, Kevin Hart, Tika Sumpter, Benjamin Bratt, Olivia Munn, Ken Jeong, Bruce McGill, Michael Rose, Sherri Shepherd, Arturo del Puerto, Eric Goins, Carlos Gómez, Utkarsh Ambudkar, Glen Powell, Nadine Valazquez, Bresha Webb, Tyrese Gibson.


Trailer:

Gostou da crítica? Não gostou ou tem alguma sugestão? Deixe seu comentário!!

Deixe uma resposta